Aprovado em 1° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Analista Ambiental – Licenciamento Ambiental – Tema 1/DF
“Depois que tudo passa, a gente fica pensando no que poderia ter feito para ter ido melhor. Acho que acreditar no cargo e no trabalho que irá realizar é fundamental para que você acerte mais no planejamento”
Confira nossa entrevista com Filipe Vasconcelos, aprovado em 1° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Analista Ambiental – Licenciamento Ambiental (DF):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Filipe Vasconcelos: Tenho 38 anos, sou carioca, adotado por Brasília, e trabalhei no serviço público por 14. Meu último cargo foi de Indigenista Especializado na Fundação Nacional do Índio em Cruzeiro do Sul/AC. Sou bacharel em Direito e atualmente graduando em Agroecologia. Nasci no Rio de Janeiro, e aos 22 anos fui morar em Brasília para cursar a Academia de Polícia Militar de Brasília.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Filipe: Eu já era familiarizado no mundo dos concursos. Almejava o cargo de Analista Ambiental há muito tempo. Então não foi difícil voltar a estudar e correr atrás da vaga.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Filipe: Apenas estudava. Pedi exoneração da Funai para tratar de alguns problemas particulares e, apesar do baixo salário, consegui juntar um dinheiro para poder tirar um ano sabático. Aí veio a pandemia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Filipe: Comecei bem jovem, com concursos para as carreiras militares. Fui aprovado na EsPCEx (2002), Escola Naval (2005) e Academia de Polícia Militar de Brasília (2006). Muitos anos depois fui aprovado na Funai (2016).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Filipe: Como não trabalhava, eu consegui planejar bem meus estudos e tive muito tempo para lazer. Moro em um sítio, perto de cachoeira e praia.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Filipe: Não sou casado, mas vivo com minha companheira há 7 anos. Ainda sem filhos. Minha família está sempre me apoiando nas minhas decisões.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Filipe: Comecei a estudar um pouco antes da autorização. Estava sentindo que esse concurso iria sair, foquei nas matérias específicas, pois sabia que o conteúdo viria imenso. Então acho que estudei por volta de 6 meses. Almejar sinceramente o cargo para o qual se está estudando é primordial para não perder o foco.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Filipe: Eu estudei pelos PDFs do Estratégia, por alguns cursos avulsos e por alguns livros com assuntos específicos, como Biologia da Conservação e Avaliação de Impacto Ambiental. Li muita lei seca também. Estudar com muito material nem sempre ajuda na compreensão do conteúdo, mas me ajudou na compreensão geral sobre o tema Licenciamento Ambiental.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Filipe: Na época em que buscava um curso para estudar para a Funai.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Filipe: Sim. Como o conteúdo era extenso e bem específico, eu sabia que teria que correr atrás de algum material extra. Foi importante, mas eles não eram especializados em concursos públicos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Filipe: O Estratégia conhece o mundo dos concursos. Conta com professores experientes que conhecem a aflição do concurseiro. Os vídeos de Reta Final, A Hora da Verdade, Maratonas etc. foram fundamentais para ganhar confiança e estudar aquele conteúdo deixado de lado até o último momento.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Filipe: Eu dividi meu tempo estudando em três blocos. Conhecimentos Básicos, Específicos 1 (Licenciamento Ambiental) e Específicos 2 (Gestão Ambiental e Infraestrutura). Todos os dias, exceto domingo. Estudava sem contar horas líquidas, apenas tinha uma meta e a cumpria, às vezes levava 8 horas, outras apenas 5 ou 6.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Filipe: Na parte de legislação eu elaborei mapas mentais e os revisava sempre. Gestão Ambiental e Infraestrutura eu fazia anotações em um caderno e revisava por questões de várias bancas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Filipe: Não lembro, mas foram muitas. Principalmente de Português, porque sabia que viriam muitas questões. Resolver exercícios ajuda a fixar o conteúdo e gerar confiança.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Filipe: Informática e ainda bem que caíram só cinco. Acho complexo demais para ser um conteúdo básico. Eu decidi escolher alguns pontos do edital e dominar o assunto, pois sabia que não daria tempo para olhar tudo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Filipe: Na última semana estava bem confiante. Só revisei e fiz questões. Fiz bastante atividade física.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Filipe: Eu sabia que eu precisava estudar pensando como um Analista de Licenciamento Ambiental do Ibama. A prova discursiva seria uma questão prática sobre o tema. Devorei a legislação sobre licenciamento ambiental (Leis, Resoluções, Decretos…).
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Filipe: Depois que tudo passa, a gente fica pensando no que poderia ter feito para ter ido melhor. Acho que acreditar no cargo e no trabalho que irá realizar é fundamental para que você acerte mais no planejamento.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Filipe: Acho que a desistência sempre passa pela nossa cabeça quando estamos exaustos mentalmente. Eu tive o privilégio em estar em plena Mata Atlântica e somente estudar para um concurso para o qual gostaria muito de passar. A natureza nos ensina a ser resiliente apesar de toda pressão externa.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Filipe: Escolha um cargo e se imagine nele. Eu já estudei para Tribunais e afins e não conseguia seguir nos estudos, porque não me dava tesão em trabalhar nesses locais. Foque em um concurso e vá com tudo!
Mais informações: Concurso IBAMA
Mais uma semana do mês de novembro vai chegando ao fim e com um feriado…
Olá, pessoal! Tudo bem? Que tal colocar em prática tudo o que você aprendeu nessa…
O fim de semana está com uma programação cheia de eventos para você reforçar seus…
Olá senhoras e senhores! Neste corrente artigo abordaremos um conteúdo essencial e com grandes chances…
A Secretaria Municipal de Educação de Itajaí (SC) publicou o novo edital de concurso público com…
O novo concurso da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) está com edital publicado! O…