Edital Guarda de Porto Alegre tem inscrições encerradas!
Estão encerradas as inscrições para o edital do concurso Guarda de Porto Alegre, município localizado no Rio Grande do Sul, com oferta de 32 vagas.
Os interessados puderam se inscrever até o dia 19 de novembro, através no site da banca Fundatec, ao custo de R$ 110,00. Já as provas são previstas em 19 de janeiro.
Os candidatos devem possuir nível médio, carteira nacional de habilitação (CNH) categoria “B” e, no máximo, 25 anos de idade na data de início da inscrição. O salário inicial da carreira é de R$ 3.545,37.
Os candidatos do edital do concurso GCM Porto Alegre serão avaliados mediante as seguintes etapas abaixo:
Prova Teórico-Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
Teste de Aptidão Física – TAF, de caráter eliminatório; e
Avaliação Psicológica: Habilitação para Porte de Arma, de caráter eliminatório.
Prova Objetiva
Com duração de 3h30, a Prova Teórico-Objetiva será composta de 60 (sessenta) questões objetivas, de múltipla escolha, com cinco alternativas (A, B, C, D e E), sendo apenas uma correta.
Será aprovado o candidato que alcançar a pontuação mínima em cada uma das disciplinas, bem como a pontuação mínima geral, conforme especificado na tabela abaixo.
Teste de Aptidão Física – TAF
Para fins de realização do Teste de Aptidão Física, deverão ser observadas as definições do quadro a seguir:
Carreira de Guarda Municipal
Requisitos do cargo
Ensino Médio Completo;
Possuir Carteira Nacional de Habilitação, categoria “B”;
Idade máxima 25 anos até a data de abertura das inscrições, conforme Lei Municipal nº 12.933/21 e art. 16, § 1º, da Lei Complementar Municipal nº 133/85.
Atribuições
Descrição Sintética: exercer vigilância em logradouros públicos e próprios municipais ;
Descrição Analítica: exercer vigilância em locais previamente determinados; conduzir veículos oficiais quando em serviços de vigilância; realizar ronda de inspeção em intervalos fixados, adotando providencias tendentes a evitar roubos, incêndios, danificações em edifícios, praças, jardins, materiais sob sua guarda, etc.; controlar a entrada e a saída de pessoas e veículos pelos portões de acesso sob sua vigilância, verificando, quando necessário, as autorizações de ingresso; verificar se as portas, as janelas e as demais vias de acesso estão devidamente fechadas; investigar quaisquer condições anormais que tenha observado; responder às chamadas telefônicas e anotar recados; levar ao imediato conhecimento das autoridades competentes qualquer irregularidade verificada; acompanhar funcionários, quando necessário, no exercício de suas funções; exercer a fiscalização e a lavratura de auto de infração; e executar tarefas afins.
Quer saber tudo sobre concursos previstos? Confira nossos artigos!
Sou advogada e produtora de conteúdo, atuando no convênio entre a OAB e a Defensoria Pública de SP. Além disso, escrevo textos jurídicos e tenho experiência em órgãos públicos, incluindo um estágio no TRE. No mais, há 5 anos estou envolvida com concursos públicos, produzindo artigos em SEO diariamente.