Prezado aluno,
Ontem (22/dezembro) foi publicado o edital do concurso FUNPRESP, a Fundação que cuida do plano de previdência complementar dos servidores públicos do poder executivo federal. Muito provavelmente este concurso sequer estava no seu “radar”. Ainda assim, gostaria de chamar a sua atenção para este certame, pois acredito que se trata de uma grande oportunidade de se obter uma remuneração bem interessante, concorrendo a um número de vagas razoável, e com um conteúdo bastante enxuto no edital para você estudar. Vejamos rapidamente cada um desses pontos:
REMUNERAÇÃO NO CONCURSO FUNPRESP
De acordo com o edital, os cargos de Analista da FUNPRESP fazem jus a um total de R$6.358,25 por mês. Já os cargos de Especialista da FUNPRESP recebem R$7.110,25 mensalmente.
Em ambos os casos o valor que citei é formado pela soma da remuneração mensal, auxílio-alimentação e auxílio-cesta.
NÚMERO DE VAGAS DO CONCURSO FUNPRESP
Ao todo o edital prevê 62 vagas para provimento imediato, sendo que o cargo com maior número de oportunidades é o de Analista da área Administrativa (29 ao todo, sendo 21 de ampla concorrência), para o qual basta ter curso superior em qualquer formação.
Vale dizer ainda que, além das vagas com provimento imediato, será formado cadastro de reserva para nomeações posteriores. Para o cargo de Analista da Área Administrativa, por exemplo, serão corrigidas as provas discursivas de 652 candidatos da ampla concorrência que, se não forem eliminados, poderão compor a reserva e eventualmente serem chamados futuramente pela Fundação.
O EDITAL ENXUTO DO CONCURSO FUNPRESP
Um ponto que você precisa observar (e que é a principal motivação deste artigo) é o fato de o edital da FUNPRESP ter um conteúdo programático bastante curto, possibilitando que você inicie os seus estudos agora e chegue na prova com um bom nível, isto é, realmente “brigando” por uma vaga.
Para exemplificar, vejamos o cargo de Analista da área Administrativa. As matérias exigidas são apenas 5:
– Português;
– Ética;
– Raciocínio Analítico;
– Noções da legislação de Previdência Complementar;
– Noções de Administração Geral.
Se você já vem se preparando para algum concurso público, é provável que já esteja em dia com o estudo de Português, e precise apenas fazer uma “manutenção”. Além disso, os conteúdos de Ética e Raciocínio Analítico são relativamente curtos e simples, e podem ser estudados com rapidez. As matérias onde você precisará gastar mais tempo serão as duas últimas (previdência complementar e administração). Ainda assim, note que estamos a mais de 2 meses da prova, portanto entendo que é possível que você consiga cobri-las satisfatoriamente.
Além do edital enxuto, o concurso FUNPRESP não é tão visado pelos “concurseiros profissionais”, isto é, aqueles que estão estudando com foco no longo prazo para concursos mais tradicionais, como INSS, IBGE, Receita Federal, Fiscos, Bancos, Polícias, Tribunais etc.
Quem sabe esta não é a oportunidade para você começar o ano de 2016 garantindo um belo salário no serviço público federal? Para isso, é essencial que você:
– estude por materiais 100% focados no concurso da FUNPRESP, para não perder tempo estudando nada além do que foi exigido no edital, mas também não deixar de lado nenhum tópico presente no conteúdo programático;
– estude por materiais autossuficientes, para não perder tempo alternando entre vários livros sobre a mesma disciplina;
– prepare um cronograma de estudos realista, levando em conta a sua efetiva disponibilidade de tempo de hoje até a data da prova, e garantindo que você conseguirá cobrir satisfatoriamente todas as disciplinas;
– programe revisões periódicas do conteúdo estudado e, além disso, separe os últimos dias (ou a última semana) exclusivamente para revisar os conteúdos estudados anteriormente, e não para ver matérias novas;
– discipline-se para conseguir cumprir o seu planejamento, evitando perdas de tempo, distrações, mudanças de foco etc.
Quanto à minha matéria, o Raciocínio Analítico, gostaria de dizer que se trata de uma matéria relativamente nova, que foi cobrada até hoje apenas em dois concursos: ICMS/SP 2013 e Auditor do TCU 2015. Este último foi aplicado pelo CESPE, a mesma banca da FUNPRESP. Para você ter uma visão bem clara do que é esta matéria, deixei na aula demonstrativa do meu curso (acesso gratuito) a prova do TCU/2015 resolvida. Você pode acessá-la clicando no link abaixo:
Veja ainda os demais cursos que o Estratégia lançou para este certame no link a seguir:
Ver comentários
Qual o regime deste concurso? Estatutário ou celetista?
Oi Michel,
É celetista, ok?
Abraço
Fiquei com uma duvida. Li todo o edital e não encontrei informação referente ao LOCAL de exercício dos cargos. São todas as vagas para Brasília? Vi que as provas serão realizadas em Brasília mas não localizei a informação referente ao local de trabalho dos aprovados.
Obrigada