Em entrevista ao portal O Globo, a futura presidente da FUNAI (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Joenia Wapichana, revelou que pretende realizar um novo concurso público, visando solucionar a falta de servidores.
Falando sobre a tragédia dos povos Yanomami, Joenia cita que houve desatenção dos indígenas pela antiga gestão Funai, durante o governo de Jair Bolsonaro. Afirma, ainda, que alertou o então vice-presidente e representante do Conselho da Amazônia, Hamilton Mourão, sobre as vulnerabilidades sofridas pela população daquele território. Porém, não obteve resposta sobre o pleito.
Sobre a situação dos servidores, a futura gestora afirmou que é preciso recuperar e valorizar esses profissionais, que foram perseguidos durante o último governo, como no caso do indigenista Bruno Pereira, demitido por conta de operação para remoção de garimpeiros ilegais de terras indígenas.
Em 2023, a Funai deve enviar um novo pedido de concurso para cerca de 1.071 vagas, sendo 379 de nível superior e 692 de nível médio. A solicitação deve ser enviada até o dia 31 de maio e, posteriormente, sua viabilidade será analisada.
E para mais informações do concurso FUNAI, cuja futura presidente falou sobre a necessidade de realizar um novo edital, acesse o link abaixo:
Saiba mais: concurso FUNAI
Olá, pessoal, tudo bem? Neste artigo apresentaremos os principais atos de improbidade administrativa positivados na…
As inscrições do concurso público da Prefeitura de Itaituba, município do Pará, foram prorrogadas! Agora,…
As inscrições do concurso Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ RO) estão abertas! Interessados terão…
O edital do concurso Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ RO) oferta 25 vagas mais…
O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ RO) divulgou o edital do novo concurso público,…
Foi publicado o mais novo edital de concurso público do Serviço Autônomo Municipal de Água…