Saúde

Concurso EBSERH: possibilidades de recursos para Engenharia

Quer interpor recursos contra os gabaritos do concurso EBSERH para o cargo de Engenharia? Confira as possibilidades neste artigo!

O concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares teve suas provas aplicadas neste último domingo, 16 de março. Com isso, já foram divulgados os gabaritos preliminares da etapa. 

Pretende interpor recurso contra o gabarito do concurso EBSERH? Então, atenção: todo o processo deve ser realizado até às 12h do dia 20 de março, na área do candidato no site da FGV.

E para te ajudar, nossos professores analisaram o resultado e identificaram algumas possibilidades de recursos. Confira abaixo e não perca o prazo:

Concurso EBSERH – Engenharia: recursos de Políticas Públicas de Saúde e Educação

Recursos EBSERH – Prova: Tipo 2 – Verde

Prof. Breno Caldas

Questão 29

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de “apoiar a consolidação da Atenção Primária no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.”

Sobre os NASF, avalie as afirmativas a seguir.

  • I. Os Núcleos são compostos por grupos multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família e de Atenção Básica, compartilhando as práticas e os saberes em saúde sob a responsabilidade dessas equipes.
  • II. Os Núcleos visam contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção em problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais.
  • III. Os Núcleos conduzem atividades de apoio como a discussão de casos, o atendimento conjunto ou não, a interconsulta, a construção conjunta de projetos terapêuticos e a educação permanente, além de ações de prevenção e promoção da saúde.

Está correto o que se afirma em

  • (A) I, apenas.
  • (B) I e II, apenas.
  • (C) I e III, apenas.
  • (D) II e III, apenas.
  • (E) I, II e III.

Gabarito preliminar: Letra E

Gabarito sugerido: Letra C

Considerando que, a questão aborda especificamente as competências da Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB). No item II, a afirmativa infere: “Os Núcleos visam contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção em problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais.”

Apesar do entendimento da banca, solicito a análise da seguinte ponderação:

De acordo com a PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, no item 3, referente à infraestrutura, ambiência e funcionamento da Atenção Básica, o subitem 4 define as competências do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), estabelecendo que cabe a essa equipe:

a
b. Contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários.

Portanto, a afirmativa II, ao incluir o termo “AMBIENTAIS“, desvia-se do texto da Portaria, que não menciona essa competência como atribuição específica do NASF, tornando a afirmativa II incorreta, enquanto as afirmativas I e III estão em conformidade com a Portaria citada.

Diante disso, solicito a revisão do gabarito divulgado, com a alteração para a alternativa C, uma vez que apenas as afirmativas I e III estão corretas.

Referência: PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html

Concurso EBSERH – Engenharia: recursos de Legislação

QUESTÃO – Sugestão de RECURSO

Recursos de Legislação da prova de Engenharia EBSERH

RECURSO

Conforme o Edital nº 4, houve modificação no conteúdo programático das disciplinas, excluindo o referido Decreto nº 7.661/2011 do rol de legislação aplicável.

Dessa forma, a expectativa legítima do candidato é não precisar estudar esse decreto (revogado e não exigido), pois não consta dentre os conteúdos estabelecidos no edital em vigor.

Concurso EBSERH: recursos de Engenharia

QUESTÃO N° 52 – PROVA TIPO 2

Um projeto de engenharia envolve, em geral, diversas especialidades, como elementos estruturais, sistemas elétricos, instalações hidráulicas, sistemas de climatização, entre outros. Nesse sentido, a modelagem BIM visa integrar todos os elementos para facilitar o gerenciamento da obra, tendo como um dos principais diferenciais

  • (A) o acompanhamento periódico da evolução do projeto, em checkpoints semanais ou mensais.
  • (B) a facilidade de integração com sistemas legados, como o CAD, agilizando o processo de implantação na empresa
  • (C) a demanda baixa de recursos de computaçãoе armazenamento, reduzindo o custo de implantação.
  • (Das plataformas dedicadas a cada item de projeto, minimizando interferências entre eles durante a execução do projeto.
  • (E) a modelagem tridimensional, permitindo compartilhamento de informações a todos os componentes envolvidos no projeto.

Prof. Guilherme Venturim

  • Gabarito preliminar: Letra E
  • Gabarito sugerido: ANULAÇÃO

Classificação dos Eventos

Recursos de Engenharia do Concurso EBSERH

Após análise dos eventos apresentados, pode-se concluir que, de acordo com a tabela de pontuação apresentada pela questão, temos a seguinte identificação dos níveis:

  • Nível MODERADO – 03 ocorrências
  • Nível CRÍTICO – 03 ocorrências
  • Nível ALTA – 01 ocorrência

Sendo assim, em ordem decrescente de frequência, os três níveis de risco mais verificados para os eventos analisados podem ser:

(A) crítico, moderado e alto.

(E) moderado, crítico e alto.

Saiba mais: Concurso Empresa de Serviços Hospitalares


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Bruna de Andrade França

Publicitária e pós-graduada em Marketing e Growth, atuando na área de concursos públicos há cinco anos. Especialista em redação e criação de conteúdo, com práticas de SEO e Copywriting.

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