Na última terça-feira, 05 de novembro, os servidores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) entraram em greve exigindo melhores condições de trabalho e a realização de um novo concurso público para suprir o déficit de funcionários nas 25 unidades socioeducativas do Rio de Janeiro.
A paralisação começou na parte da manhã e entre as reivindicações estavam a implementação do Regime Adicional de Serviço (RAS), a liberação do porte de arma para os agentes, a progressão funcional garantida por lei e a realização de novos concursos públicos para preencher as vagas em aberto.
A greve perdurou o dia todo até ser expedido pelo Tribunal da Justiça do estado (TJ-RJ) o encerramento da greve e multa de R$400 mil ao Degase, caso não houvesse a finalização. A determinação do fim da paralisação foi solicitada pela Procuradoria Geral do estado (PGE – RJ).
Segundo a Assessoria de Comunicação do Degase, três das reivindicações expostas anteriormente estão em tratativas: o RAS, a liberação do porte de armas e a realização de um novo concurso público. Sobre este último, o edital do certame já está em fase de implementação.
Lembrando que a comissão organizadora já está formada desde fevereiro deste ano. A Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro visava resolver o problema de falta de pessoal no Departamento, que em dezembro de 2018 contava com 282 cargos vagos de Agente Socieducativo.
Conforme o Sind-Degase, cerca de 1,5 mil agentes trabalham nas 25 unidades. O número representa um déficit de 25% do quadro efetivo. Abaixo você confere um trecho da portaria de nomeação da comissão do novo concurso DEGASE:
Para saber mais detalhes sobre o concurso, acesse o artigo abaixo.
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada
Fique por dentro dos concursos vigentes:
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…