Após a aplicação das provas do concurso Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) no último domingo, 17 de novembro de 2024, a FGV, responsável pela condução do certame, divulgou os gabaritos provisórios da etapa.
Com isso, os interessados poderão interpor recursos contra os gabaritos divulgados, entre os dias 19 e 21 de novembro, através do site da banca organizadora.
Nosso time de professores elaborou sugestões de recursos contra o gabarito provisório da seleção. Veja a seguir!
O gabarito preliminar da banca foi “E”, ou seja, considerou-se que o reflexo da Logística 4.0 que utiliza Inteligência Artificial, em conjunto com algoritmos, para identificar padrões de comportamento do cliente com base em seus hábitos de consumo denomina-se “Logística Antecipada”.
A “Logística Antecipada”, porém, não é um termo comumente empregado na literatura referente ao tema e, quando utilizado, costuma se referir a entregas rápidas ou mesmo “antes do momento contratado”, limitando-se a este escopo e aproximando- se do significado de outra alternativa disponível (A – Same Day Delivery) o que, por si só, já seria suficiente para invalidar a questão por dupla possibilidade de resposta.
Adicionalmente, a Inteligência Artificial (IA) e os algoritmos (ambos citados pelo comando da questão) são, de fato, ferramentas fundamentais e que devem ser trabalhadas em conjunto para analisar grandes volumes de dados e gerar insights e oportunidades de negócio, ou seja, para trabalhar o que convencionou-se chamar de “Big Data”, disponível na alternativa “B”.
A IA e os algoritmos para Big Data, utilizados em conjunto podem comumente ser usados em diversas aplicações, como recomendações para atendimento a clientes, orientações sobre lançamento e reposicionamento de produtos, melhorias de portfólio, entre centenas de outras aplicações no mundo do comportamento de consumo e análise mercadológica. Indo adiante, vejamos rápidas definições de cada um dos conceitos:
Importante notar que o uso conjunto da IA por meio do emprego de algoritmos leva a análises rápidas de grandes massas de dados e à geração de recomendações de ação com base em seus resultados, como, por exemplo, para a identificação de padrões e hábitos de consumo.
Nesse cenário, ao se buscar identificar os padrões de comportamento do cliente com base em seus hábitos de consumo, o caminho natural é a análise e o cruzamento dos dados passados desses mesmos comportamentos e hábitos, auxiliado justamente pelas ferramentas de IA e os algoritmos escolhidos, conforme propõe o enunciado da questão.
Nesse caso estamos falando justamente da busca de insights por meio do uso do Big Data e, nessa direção, presume-se que o reflexo da Logística 4.0 que utiliza inteligência artificial, em conjunto com algoritmos, para identificar padrões de comportamento do cliente com base em seus hábitos de consumo denomina-se “Big Data” – e não “Logística Antecipada” que tem pouca ou nenhuma relação com o tema!
Considerando o contexto da questão conjugado à literatura vigente, solicita-se a alteração do gabarito preliminar da alternativa E para a alternativa B, conforme argumentação acima.
O gabarito preliminar da banca foi “A”, ou seja, considerou-se que a opção que apresenta uma razão para a adoção da logística reversa, ressaltando os benefícios de uma imagem positiva da marca, que, ao implementar processos para gerenciar o retorno de mercadorias, se associa diretamente à sustentabilidade é a “Competitividade”.
Acontece, porém, que a Competitividade por si só, embora seja, de fato, uma razão para a adoção da logística reversa, traz benefícios exclusivamente aplicáveis à própria organização, tornando-a mais eficiente e, muitas vezes, mais lucrativa.
Não é razoável acreditar que a Competitividade – embora seja mesmo uma razão para a adoção da logística reversa – possa “ressaltar os benefícios de uma imagem positiva da marca”, visto que a Competitividade é reconhecida por ser algo intrínseco da organização.
Vejamos algumas definições de dicionários sobre o termo Competitividade:
Note que nenhuma das opções consegue criar qualquer tipo de perspectiva que possa “ressaltar os benefícios de uma imagem positiva da marca”, ao contrário do que prevê o gabarito preliminar recém divulgado.
Indo além, caso a decisão sobre a alternativa atenha-se apenas à busca de “uma razão para a adoção da logística reversa”, temos várias possibilidades. A própria Competitividade, como já dito, é, sem dúvida uma razão para a adoção da logística reversa, porém, o respeito obrigatório à legislação vigente e a revalorização econômica, com certeza, também o são em duas das outras alternativas disponíveis, o que invalidaria a questão por possuir mais de uma possibilidade de resposta.
Dessa forma só nos resta atribuir as ouras “condições” estabelecidas pelo enunciado para buscar o único termo adequado a resposta.
Nessa direção, a revalorização econômica é apontada como benefício clássico da adoção da logística reversa, reverte-se em benefícios diretos à organização (trazendo a ela, inclusive, maior competitividade) e, por fim, é a única das alternativas que ressalta “os benefícios de uma imagem positiva da marca” por estar direta e claramente associada à sustentabilidade.
Vejamos alguns dos benefícios trazidos pela revalorização econômica, todos eles obtidos pela prática da logística reversa:
Redução de custos: O reaproveitamento de resíduos sólidos pode reduzir custos, o que pode permitir vender produtos a preços mais acessíveis e impulsionar as vendas.
Em linhas gerais a revalorização econômica acontece quando o bem retornado no processo de logística reversa pode ser destinado a canais reversos alternativos, dessa forma, gerando valores chamados de “residuais” que podem ser importantes para a companhia e, de modo geral, para a sociedade como um todo.
Toda essa prática, não só gera mais competitividade à organização, como ressalta “os benefícios de uma imagem positiva da marca” e, sem dúvida, configura “uma razão para a adoção da logística reversa”, sendo a revalorização econômica a única das alternativas que atinge de uma só vez todas as “condições” trazidas pelo enunciado da questão para limitar a sua resposta a uma única alternativa.
Considerando o contexto da questão conjugado à literatura vigente, solicita-se a alteração do gabarito preliminar da alternativa A para a alternativa D, conforme argumentação acima.
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