O IAUPE assinou contrato para organizar o próximo concurso público da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH PE).
O extrato de contrato que oficializa a empresa como responsável pelo certame foi publicado através do Diário Oficial do Estado. Veja abaixo:
Com a assinatura do contrato, o próximo passo será a publicação do edital de abertura para provimento de 78 vagas nos cargos de Analista e Assistente em Gestão Ambiental.
Vale lembrar o quantitativo de vagas e seus respectivos cargos foram definidos através de estudos feitos pelo grupo de trabalho do órgão, instituído em 2020.
Reunimos aqui as principais informações para que você, ao mesmo tempo, fique por dentro do andamento do próximo concurso CPRH PE e se prepare da melhor maneira possível para o novo edital.
A CPRH PE oficializou a contratação da empresa responsável pelas etapas de provas do seu concurso público. De acordo com o extrato publicado no dia 19 de julho, a banca é o IAUPE.
Antes disso, a autarquia já havia instituído uma comissão que teve como finalidade elaborar os estudos técnicos acerca do quantitativo de vagas e cargos que serão ofertados.
Lembrando que o grupo é responsável pelo envio de toda a documentação e dados para a tomada de decisão quanto à realização do certame.
Fazem parte desta comissão os seguintes membros: Paulo Roberto Pereira Barros, Artur Cezar de Souza, Augusto de Albuquerque, Fausto Paixão e Kelly Aurelia da Silva. Veja abaixo:
A Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) é o órgão executivo responsável pela política estadual de meio ambiente, e tem como missão exercer a função de órgão ambiental, com atuação na proteção, conservação e pesquisa aplicada às atividades do controle ambiental, para o aproveitamento dos recursos naturais do Estado de Pernambuco.
Possui poder de polícia administrativa, atuando através da gestão dos recursos ambientais e sobre as atividades e os empreendimentos utilizadores dos recursos naturais considerados efetiva ou potencialmente poluidores, ou que possam causar, sob qualquer forma, degradação ambiental.
A CPRH atua na proteção e conservação dos recursos naturais, no controle de fontes poluidoras, na educação ambiental como ferramenta para a gestão ambiental, bem como no desenvolvimento de pesquisas voltadas para a melhoria da qualidade ambiental.
O último concurso da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – CPRH ocorreu em 2008 e preencheu 300 cargos de nível superior, técnico e médio integrantes do Quadro Permanente de Pessoal do órgão.
Na ocasião, a banca organizadora do certame foi a Universidade de Pernambuco (UPENET). Os candidatos inscritos tiveram que pagar uma taxa que variava entre R$ 40 a R$ 70.
Para os cargos de nível superior do concurso público realizado em 2008, foram registrados 4.936 inscritos.
A maior concorrência foi para o cargo de Analista em Desenvolvimento Organizacional da área de Psicologia (105 candidatos por vaga).
Já a menor concorrência foi para a área de Engenharia Química ou Química Industrial (4,43 candidatos por vaga). Enquanto que para os cargos de nível médio/técnico foram 7.530 inscrições.
No caso da função de Técnico em Desenvolvimento Organizacional – ensino médio geral foi uma concorrência de 218,37 candidatos.
Por fim, um total de 97 candidatos se inscreveram para as vagas reservadas às pessoas com deficiência.
O concurso CPRH PE foi composto por uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões objetivas de múltipla escolha, cada uma delas com cinco alternativas, distribuídas entre conhecimentos gerais e específicos.
Para os candidatos aos cargos de nível superior – Analista Ambiental (A.A.), Analista em Desenvolvimento Organizacional (A.D.O) e Assessor Jurídico (A.J.) foram exigidas as seguintes disciplinas:
Já os cargos de Nível Médio – Técnico Ambiental (T.A.) e Técnico em Desenvolvimento Organizacional (T.D.O):
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
Ver comentários
Terá curso específico para este concurso?