Educação

Concurso Colégio Pedro II: confira os possíveis recursos

Se você prestou as provas do concurso para Assistente em administração do concurso para o  Colégio Pedro II deve ficar atento aos possíveis recursos contra o gabarito preliminar.

Neste artigo você poderá conferir os possíveis recursos elaborados pelos professores e especialistas do Estratégia Concursos com base neste caderno.

Lembre-se que o recurso é individual e a cópia pode resultar na anulação da sua interposição. Confira as sugestões na transcrição logo abaixo!

Concurso Colégio Pedro II: recursos para Língua Portuguesa

Questão 1

O asterisco é frequentemente usado para indicar uma nota de rodapé, uma observação ou um comentário adicional ao fluxo principal do texto, fornecendo mais detalhes ou esclarecimentos sobre algo mencionado no texto que seria muito digressivo para incluir no corpo principal.

Paulo Freire faz uma referência ao termo silêncio e emprega o asterisco com um comentário presente na nota de rodapé que tem, segundo a banca, a função de contradizer uma possível interpretação.

“Contradizer” significa dizer o contrário em relação a algo, refutar algo. O que Paulo Freire empregou, na nota de rodapé, não foi o contrário do que se esperava para o vocábulo “silêncio”, e sim um sentido diferente daquele que eventualmente o leitor espere.

O autor deixou claro (esclareceu) para o leitor, por meio da nota de rodapé, que o silêncio a que ele se referia era o silêncio ligado a uma eventual apatia, do ponto de vista social. Ele esclarece que existe um “silêncio” que pode ser positivo: o silêncio das meditações, em que o homem não se desliga do mundo, e sim se afasta para meditar ou refletir.

Em virtude disso, observa-se que a função da nota presente no rodapé é a de simplesmente EXPLICAR o significado real da palavra “silêncio”, pretendido pelo autor no contexto em questão. E essa informação está presente na letra D.

D) Explicar os sentidos da palavra.

Ele explica que há o sentido de silêncio relacionado à apatia e o sentido de silêncio ligado à meditação. O sentido pretendido por ele no texto é o de criticar o silêncio apático. A banca considerou a letra E como gabarito; porém, até para contradizer alguma interpretação, o autor precisaria ter explicado o sentido do vocábulo. Portanto, nesse sentido, a letra D seria a única, ou juntamente com E, a alternativa correta. Solicita-se, portanto, respeitosamente, a anulação da questão 1. 

Questão 7

A banca considerou como gabarito a letra A: a leitura é importante para a socialização das pessoas.

Não se questiona, neste presente recurso, a veracidade da opção A que, apesar de ser genérica, é verdadeira em relação a todo o contexto. Contudo, a questão 7 não solicitou uma análise GLOBAL do texto, que seria coerente com a afirmação que está na letra A: “Somos todos narradores”.

A questão faz CLARA referência ao TRECHO: Somos todos narradores. Esse trecho, retirado do texto, não faz referência apenas à socialização por meio da leitura de maneira genérica, como sugere a opção A. Ele faz referência à informação expressa e presente no trecho: “precisamos das palavras certas para contar, para contar-nos, para encantar, para convencer… aqueles que nos ouvem.”. Esse trecho justifica a afirmação “SOMOS TODOS NARRADORES”.

O texto, de forma global, fala sobre a socialização, como sugere a letra A. Porém é a letra C que traduz o trecho pretendido pela questão. Solicita-se, mediante o presente argumento, a alteração do gabarito, visto que a questão não pede uma análise global do texto, e sim de um TRECHO apresentado.

Questão 13

A trajetória de formação da entrevistada como poeta é marcada por várias fases significativas que refletem tanto seu desenvolvimento pessoal quanto literário. A entrevistada teve seu primeiro contato significativo com a literatura através das aulas de literatura no colégio, onde foi profundamente influenciada pelo que era apresentado por sua professora: os livros clássicos. A escola representava sua principal fonte de educação literária.

Na linha 5 do texto, a autora faz clara referência ao fato de que aprendeu a escrever com os clássicos que leu.

Na proposta da questão, solicita-se a referência sobre a FORMAÇÃO como poeta.  De fato, no texto, há uma referência sobre a busca por novas referências, as contemporâneas. Com a identificação enquanto negra, a entrevistada percebeu que suas referências literárias eram predominantemente brancas, o que se refletia em sua escrita. Isso a motivou a buscar novas referências literárias com as quais se sentisse representada, especialmente aquelas ligadas à cultura e espiritualidade africana, reeducando-se e estabelecendo relações próximas com essas novas influências.

No entanto, a autora menciona ter lido muitos “clássicos” e aprendido a escrever com eles, indicando que a literatura clássica teve um papel significativo em moldar suas primeiras experiências com a escrita e sua compreensão de poesia, daí a fase “formação como poeta”. 

A autora descreve como, por meio da leitura de literatura clássica, desenvolveu um interesse maior pela poesia, o que sugere que a estrutura, os temas e a linguagem dessas obras clássicas influenciaram sua maneira inicial de pensar e criar poesia.

Por tudo o que fora exposto, solicita-se anulação da presente questão, pelo fato de a opção B também se encaixar naquilo que se espera como gabarito. 

Concurso Colégio Pedro II: recursos para RLM

Questão 33 

 A prezada banca considerou a opção (D) como gabarito oficial.  

Sem qualquer desprestígio a esta douta banca examinadora e com a devida vênia, percebe-se que a questão mostra-se equivocada pelos seguintes argumentos: 

Para a resolução da questão é necessária a transformação da medida de metros para centímetros, ou seja, o conhecimento de que 1 metro = 100 centímetros, porém, no conteúdo programático não consta Sistema Métrico.  Segue o conteúdo retirado do edital:

RACIOCÍNIO LÓGICO 1. Raciocínio Lógico: Lógica de argumentação; Lógica das proposições, uso dos conectivos, tabelas verdade; Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; Diagramas lógicos;Resolução desituações problemas envolvendo raciocínio lógico. 2.Conjuntos: operações,diagramas de Venn. 3.Razão, Proporção e Porcentagem. 4.Compreensão de textos matemáticos.

Diante do exposto, solicita-se a anulação da referida questão.

Concurso Colégio Pedro II: recursos para Administração

Questão 58 – Base para recurso
Solicitação de anulação da questão, por não haver gabarito possível.

Em análise às alternativas temos que:
A) ERRADA. Segundo Senge (2005), o líder projetista tem como atividades: 1) fazer o desenho do futuro empreendimento e construir um alicerce forte, com base no seu propósito, visão e valores essenciais; 2) providenciar políticas, estratégias e estruturas que viabilizem a transformação das ideias-guias em decisões empresariais; e 3) providenciar processos efetivos de aprendizagem.
B) ERRADA. As afirmações feitas referem-se ao estilo de liderança transformacional, segundo Robbins (2010).
C) ERRADO. O estilo descrito pelo examinador pode ser compreendido, segundo a teoria do caminho-meta de Robert House (1974), como um líder diretivo.
D) ERRADO. O grid gerencial, de Blake e Mouton (1975), é uma teoria situacional de liderança, em que não há a escolha genérica de um estilo mais eficaz, sem a análise de determinada situação.
E) ERRADO. Segundo Maximiano (2011), tirania é uma disfunção da autocracia, enquanto a demagogia é uma disfunção da democracia, não do liberalismo, conforme afirmado pelo item.

Com isso, não haveria gabarito possível para a questão.

Questão 59 – Base para recurso
Solicitação de alteração de gabarito da Letra E, para a Letra B.

Analisando as afirmações, na visão de Maximiano (2011) e Chiavenato (2014):
I. ERRADA. Os objetivos pessoais não devem se sobrepor aos interesses organizacionais.
II. CERTA. A organização está inserida em um ambiente e não deve, como principal objetivo, buscar a sua sobrevivência.
III. ERRADA. As organizações não são necessariamente criações legais, pois podem ser constituídas sem essa exigência, apesar de serem terem o seu desempenho dado pela eficácia da soma dos esforços de seus membros, conforme afirmado na segunda parte do item.

Com isso, a alternativa correta seria a Letra B.

Questão 68 – Base para recurso
Solicitação de alteração de gabarito da Letra C, para a Letra E.

Analisando as afirmações, na visão de Maximiano (2011) e Bobbio (1985):

I. ERRADA. A autoridade é alocada em posições, não em pessoas.
II. CERTA. Segundo Bobbio (1985), a autoridade só é reconhecida como tal, caso haja legitimidade, que significa a aceitação do poder pelo subordinado. Portanto a afirmativa de que a autoridade é aceita pelos subordinados é correta.
III. CERTA. A autoridade, em uma organização, flui do topo até a base, de maneira vertical, de cima para baixo (top-down).

Com isso, a alternativa correta seria a Letra E.

Questão 70 – Base para recurso
Solicitação de anulação da questão, por haver mais de um gabarito possível.

Em análise ao enunciado, segundo o Guia Referencial para medição de desempenho e manual para construção de indicadores (Brasil, 2010), temos os seguintes trechos:

1) “Resolveu realizar a tarefa da melhor maneira possível, preocupou-se em escolher os melhores métodos e recursos para o trabalho”, que indica excelência.
2) “incluiu no relatório todas as ocorrências do último ano” – eficácia
3) “Entregar o relatório” – eficácia
4) “só foi possível entregar o relatório um dia após a reunião” – ineficiência.

De acordo com o Guia Referencial, a eficiência é uma dimensão subdividida nos seguintes níveis:

-Custo-efetividade: relação entre os insumos para a prestação de um determinado serviço ou elaboração de um produto e a efetividade.
-Produtividade: relação entre o nível de produção (serviços e produtos) e os recursos utilizados.
-Tempo: tempo decorrido entre o inicio e o fim de um determinado programa, projeto ou processo.
-Custo unitário: conjunto de custos (fixos, variáveis, reais, atribuídos, específicos e não específicos).
-Custo-benefício (qualidade do gasto):  a relação entre os insumos e os produtos gerados.

Considerando o nível tempo na dimensão de eficiência, em não sendo atendido o prazo do relatório, houve ineficiência. A entrega do relatório indica eficácia, mesmo que fora do prazo ou acima do custo, por exemplo. Por fim, a utilização das melhores técnicas indica excelência.

Nas alternativas, temos:
A) ERRADA. Foi eficaz e foi excelente.
B) CERTA. Foi eficaz e não foi eficiente.
C) ERRADA. Não foi eficiente.
D) CERTA. Foi eficaz e foi eficiente.
E) ERRADA. Não foi eficiente.

Com isso, haveria dois gabaritos possíveis, tanto a Letra B, quanto a Letra D, o que justifica a solicitação para a anulação da questão.

Questão 74 – Base para recurso
Solicitação de anulação da questão, por não haver gabarito possível.

Segundo Maximiano (2011), temos que:

A) ERRADA. A estratégia defensiva é a estratégia de sobrevivência (problemas), que une pontos fracos e ameaças, diferente do afirmado na alternativa, que propõe a junção de pontos fortes e ameaças.
B) ERRADA. A estratégia de manutenção é a estratégia de confronto (vulnerabilidade) a qual une pontos fortes e ameaças, diferente do afirmado na alternativa, que propõe a junção de pontos fortes e oportunidades.
C) ERRADA. A estratégia de saída, apesar de possível sinônimo da estratégia defensiva é a estratégia de sobrevivência (problemas), que une pontos fracos e ameaças, não condiz com o desenvolvimento da ação apresentada, a qual propõe uma ação de manutenção.
D) ERRADA. Estratégia qualitativa não é conhecida como sinônimo de estratégia de desenvolvimento ou ofensiva.
E) ERRADA. A estratégia ofensiva é a estratégia de desenvolvimento (alavancagem), que une pontos fortes e oportunidades, diferente do afirmado na alternativa, que propõe a junção de pontos fracos e oportunidades.

Com isso, não haveria gabarito possível para a questão.

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Letícia Teixeira

Jornalista com experiência de mais de quatro anos no segmento de concursos públicos. Especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília, com atuação nas áreas de SEO, conteúdo, Webwriting e Copywriting.

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