O Ministério da Economia solicitou à Controladoria-Geral da União (CGU) ajustes no pedido de concurso feito pelo órgão de controle. O pedido foi protocolado na pasta em maio do ano passado. A solicitação de ajustes feita pelo Ministério da Economia acende uma luz de esperança para que um novo concurso aconteça em breve.
A informação foi confirmada à equipe de jornalismo do Estratégia Concursos através de e-mail enviado pela assessoria de comunicação da secretaria executiva da Controladoria Geral da União. Segundo o órgão, a solicitação protocolada pela CGU precisa atender ao Decreto nº 9.739 que estabelece medidas para a realização de novos concursos.
Conforme o disposto no decreto, são estabelecidas medidas de eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Os ajustes devem ser realizados junto ao pedido originalmente encaminhado para que este fique em conformidade com as normas.
A nossa equipe chegou a questionar sobre a possibilidade de que um novo edital seja publicado ainda no ano de 2019. Informações sobre previsão de publicação do edital, bem como previsão de cargos e de quantitativo de vagas, o órgão informou que o edital só deve sair após a autorização do Ministério da Economia.
O último concurso realizado pela CGU foi em 2012 visando preencher os cargos de Analista de Finanças e Controle. O edital ofereceu 200 vagas, divididas em oito áreas de atuação. No total, foram aplicadas três provas, sendo uma prova objetiva de conhecimentos específicos, uma segunda prova também objetiva, porém, de conhecimentos específicos, comum a todas as áreas e uma terceira prova objetiva de conhecimentos especializados para cada área/campo de atuação.
Confira a nota na íntegra
O Ministério da Economia solicitou, por meio do Ofício nº 24206/2019/DICOP-SGP/MP, de 08/04/2019, que a CGU ajustasse o pedido de autorização para realização de concurso, anteriormente encaminhado àquela Pasta, ao disposto no Decreto nº 9.739, de 28/03/2019, que estabelece medidas de eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, estabelece normas sobre concursos públicos e dispõe sobre o Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal.
Somente quando ocorrer a autorização do Ministério da Economia para a CGU realizar o concurso, poderemos responder sobre previsão de publicação do edital, bem como previsão de cargos e de quantitativo de vagas.
Mais informações: Concurso CGU
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
A Secretaria de Educação do Município de Recife oficializou a contratação do Instituto AOCP como…
O concurso para servidores da Defensoria Pública do Amazonas (DPE AM) está oficialmente autorizado e…
A SME Recife (Secretaria de Educação do Município de Recife) definiu nesta quinta-feira, 21 de…
Após adiar a data de aplicação da prova objetiva, o edital do concurso público da…
Provas do concurso GCM Trizidela do Vale serão aplicadas em 22 de dezembro Foram reabertas…
O Ministério da Gestão e da Inovação - MGI realizou na manhã desta quinta-feira (21)…