Foi formada a comissão responsável pelo próximo concurso público da Ceturb ES (Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo).
Conforme o documento, publicado no Diário Oficial do Estado, integram o grupo cinco servidores que deverão coordenar, acompanhar e promover a realização de certame.
Vale ressaltar que o número de vagas e os cargos que serão ofertados ainda não foram divulgados.
O último concurso público da Companhia foi realizado em 2009, com organização do Cespe, na ocasião, ainda sob o nome de Ceturb-GV (Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória).
Confira neste artigo mais informações sobre o concurso Ceturb ES e os detalhes de seu edital. Acompanhe pelos tópicos abaixo:
Vinculada à Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), a Ceturb-ES, passou a gerenciar o transporte interurbano rodoviário, após ser sancionada, em dezembro de 2017, a lei que transferiu essa atribuição do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER) para a Companhia. Com isso, a Companhia passa a ter abrangência estadual.
Criada pela lei nº 3.693/84 com o fim específico de desempenhar as funções de competência do Estado, atribuídas pela Constituição Federal (Art. 175) e Estadual (Art. 227), de conceder, planejar, contratar e gerenciar o sistema de transporte público de passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória, inicialmente a empresa se chamava Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV).
A gestão do sistema foi transferida do Detran-ES para Ceturb-GV em agosto de 1986, quando a empresa foi totalmente estruturada. Além do cumprimento das funções específicas, uma das primeiras medidas foi o estabelecimento de um canal permanente de comunicação com os usuários do transporte coletivo.
São atribuições da Ceturb:
Conforme mencionado no início do artigo, o último concurso foi realizado em 2009, com organização do Cespe, atual Cebraspe, quando foram ofertadas 50 vagas para os seguintes cargos:
No total, foram registrados 5.617 inscritos, sendo que 1.316 candidatos não realizaram as provas, ou seja, uma abstenção de 23,4%.
Com duração de 3 horas e 30 minutos, a avaliação dos candidatos foi composta por 120 questões do tipo “Certo ou Errado”, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos Específicos.
Foram reprovados nas provas objetivas e eliminados do concurso os candidatos que se enquadrassem em pelo menos um dos itens a seguir:
A avaliação de títulos valeu 7,50 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados fosse
superior a esse valor.
Somente foram aceitos os títulos abaixo relacionados, expedidos até a data da entrega, observados os limites de pontos do quadro abaixo:
Sob organização da FGV, novo concurso TCE PE ofertará 44 vagas para Auditor, Analista e…
Novo concurso TCE PE terá oportunidades para Auditor, Analista de Controle Externo, Analista de Gestão…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Confira neste artigo as regiões e os municípios do concurso PM PR O concurso PM…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Congresso Nacional nesta quarta-feira, 23 de…
Cebraspe é a banca do concurso PF 2025; edital previsto para 20 de maio e…