O próximo concurso CDC Guarda vem aí! Foi divulgado o extrato de contrato que define o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) como banca organizadora do certame.
Segundo o documento publicado, o provimento será para o cargo de Guarda Portuária. Contudo, o quantitativo a ser ofertado aos candidatos não foi relevado.
O Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) foi definido como banca organizadora do concurso CDC Guarda Portuária.
O extrato de contrato foi divulgado no Diário Oficial da União e torna iminente a publicação do edital de abertura.
A Companhia Docas do Ceará (CDC), fundada em abril de 1965, é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Infraestrutura e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, com objetivo de realizar a administração e a exploração comercial do Porto de Fortaleza, atuando como Autoridade Portuária.
Sua área de influência abrange os estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, estendendo-se também às regiões Norte, Centro-Oeste e ao Vale do São Francisco. Cimento, arroz, aço, sal, frutas, castanha de caju, farinha, trigo, pás eólicas, escória, gasolina, óleo diesel, petróleo bruto, gás liquefeito de petróleo e óleos vegetais estão entre os principais produtos movimentados pelo Porto.
Por estar encravado na área urbana de Fortaleza, com acessos via BR-116, BR-222, BR-020 e Ferrovia Bitola Métrica, possui uma infraestrutura versátil que permite a movimentação de diferentes tipos de mercadorias, divididos em granéis sólidos, granéis líquidos, carga geral solta e conteinerizada.
Considerado como uma da mais moderna estação de passageiros do país, o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza inseriu a capital cearense na rota dos cruzeiros internacionais, estimulando o crescimento e potencializando o setor turístico no Estado do Ceará.
Em 2006, foi realizado o último concurso para a Guarda Portuária da Companhia Docas do Ceará (CDC). A organização ficou por conta do Instituto Cidades.
Na época, foram ofertadas 9 vagas imediatas e 70 em cadastro reserva. A seleção também ofertou 29 vagas para as carreiras de Advogado, Contador e Assistente Técnico Administrativo I e II.
Em 2006, os interessados no cargo de Guarda Portuária precisaram possuir formação de nível fundamental. O salário, na ocasião, era de R$ 1.264,58 (já somados os benefícios).
A avaliação dos candidatos contou com aplicação de Provas Objetivas, Prova de Aptidão Física e Exame Psicotécnico.
A prova objetiva foi composta por 40 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais e Língua Portuguesa, sendo necessário 9 acertos ou mais em cada área para aprovação.
A prova de aptidão física consistiu de Corrida de 12 minutos, Abdominais e Natação, conforme detalhamento no quadro abaixo:
Estão quase no fim as inscrições para o concurso público da Fundação de Previdência Complementar…
Portaria fixa atribuições e requisitos das carreiras ATENÇÃO! O concurso do Ministério Público da União (MPU)…
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) homologou o resultado final do seu edital destinado…
Hoje, vamos conhecer um pouco a respeito das principais teses selecionadas pelo STJ acerca dos…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre a ação popular O concurso do MPU…
Já pensou em garantir um emprego com estabilidade, bons salários e benefícios e sem precisar…