Último concurso da CBTU está com o prazo de validade suspenso
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos teve seu quantitativo de pessoal próprio fixado. Segundo a Portaria publicada no Diário Oficial da União, o quadro permanente pode ter até 3.714 servidores.
Boa parte desse quantitativo pode ser preenchido através de concursos públicos. Apesar disso, atualmente não há nenhuma previsão oficial para uma nova seleção.
Vale lembrar que o concurso mais recente, realizado em 2016, segue vigente. Entretanto, teve seu prazo suspenso até o fim do estado de calamidade pública em razão da pandemia.
Ao longo deste artigo reunimos as principais informações sobre a Companhia Brasileira de Trens Urbanos para que você possa ficar bem informado. Acompanhe pelos tópicos abaixo:
Foi publicado no Diário Oficial da União – DOU, a Portaria Nº 23.353/2020, que aprova o quantitativo de pessoal próprio da CBTU.
As vagas destinadas aos empregados anistiados ou reintegrados, deverão ser extintas ao término dos contratos de seus atuais ocupantes.
O preenchimento do quadro de pessoal deve ser realizado através de concurso público. Entretanto, atualmente não há nenhuma movimentação oficial que indique a realização de um novo concurso.
Quadro Permanente | Anistiados | Reintegrados | Quadro Total |
---|---|---|---|
3.714 | 491 | 257 | 4.462 |
A CBTU tem como missão promover e prover a mobilidade urbana por meio do transporte de pessoas sobre trilhos, como agente do Governo Federal, contribuindo para a qualidade de vida e desenvolvimento sustentável das cidades.
Em 2018, após Assembleia Geral Extraordinária, a CBTU tornou-se uma empresa pública. A mudança possibilita mais agilidade na tramitação e deliberação dos processos decisórios internos, e, nesse sentido, foi convertida na entidade que, de fato, reflete sua essência dentro do Estado brasileiro.
Sob organização da Fumarc, o concurso mais recente da CBTU foi realizado em 2016, com abrangência apenas em Belo Horizonte, capital mineira. Foram ofertadas vagas para formação de cadastro reserva, distribuídas entre cargos de nível médio e técnico.
A seleção foi prorrogada por mais dois anos, até 27 de dezembro de 2020. Entretanto, por conta da pandemia da Covid-19, o prazo precisou ser suspenso em agosto de 2020.
Com isso, o prazo voltará a correr a partir do término do período de calamidade pública.
Sob organização da Consuplan, o concurso CBTU realizado em 2014 ofertou 525 vagas para diversos cargos de níveis médio e superior. Os candidatos aprovados foram distribuídos entre as seguintes lotações:
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!
Editais são republicados com reserva de 5% das vagas do concurso para PcD. Foram republicados…
Provas em 23 de fevereiro de 2025! Foram republicados os editais PM SE! Conforme os…
Com a expectativa de um novo concurso PF Administrativo, muitos candidatos se questionam qual será…
Confira quais as próximas etapas do Concurso Público Unificado da Justiça Eleitoral (TSE Unificado), que…
O concurso do TRF 4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que terá a Fundação Carlos Chagas (FCC)…
Principais Concursos Tribunais previstos, iminentes e publicados O Projeto Orçamentário para 2025 (PLOA 2025) prevê…