Com inscrições abertas, o concurso público para a Caixa Econômica Federal oferece 1.000 vagas imediatas, além de outras 100 em cadastro de reserva, exclusivamente para pessoas com deficiência (PCDs). Se você deseja participar desta seleção, é necessário cumprir as regras dispostas no edital.
Mas você sabe quais são elas? Não se preocupe, pois esse artigo foi feito para tirar todas as duas dúvidas! Conheça agora as limitações que se enquadram como PCD e saiba se você pode concorrer a uma dessas oportunidades!
De acordo com o edital, “serão consideradas pessoas com deficiência aquelas que se enquadrem no art. 2º da Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015, nas categorias discriminadas no art. 4º do Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com as alterações introduzidas pelo Decreto Federal nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004, no § 1º do artigo 1º da Lei Federal nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 (Transtorno do Espectro Autista) e no art. 1º, da Lei Federal nº 14.126, de 22 de março de 2021, observados os dispositivos da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, ratificados pelo Decreto Federal nº 6.949, de 25 de agosto de 2009.”
Veja abaixo os detalhes:
Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
§ 1º A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:
§ 2º O Poder Executivo criará instrumentos para avaliação da deficiência.
Art. 4o É considerada pessoa portadora de deficiência a que se enquadra nas seguintes categorias:
Art. 1º Esta Lei institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e estabelece diretrizes para sua consecução.
§ 1º Para os efeitos desta Lei, é considerada pessoa com transtorno do espectro autista aquela portadora de síndrome clínica caracterizada na forma dos seguintes incisos I ou II:
Art. 1º Fica a visão monocular classificada como deficiência sensorial, do tipo visual, para todos os efeitos legais.
Parágrafo único. O previsto no § 2º do art. 2º da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), aplica-se à visão monocular, conforme o disposto no caput deste artigo.
E para conferir mais detalhes sobre as limitações que se enquadram como PcD no concurso Caixa, não perca nosso webinário especial e totalmente gratuito que acontece nesta segunda-feira, 20 de setembro, a partir das 19h, no canal do Estratégia Concursos.
Salário inicial é de mais de R$ 5 mil. Saiba todos os detalhes desse importante…
Conheça neste artigo os requisitos dos cargos do concurso BANESE e ganhe salário inicial de…
Concursos AP: vagas para fundamental, médio e superior! O Amapá é um estado da região…
O povo piauiense está sempre a procura de oportunidades de carreiras no serviço público. Cientes disso,…
O estado do Ceará é um dos mais visados pelos candidatos a carreira pública, e…
Mora no Estado do Amazonas, ou deseja morar no Estado, e quer ser servidor público? Então…