Você que deseja participar do concurso Brigada Militar RS 2025 (Polícia Militar do Rio Grande do Sul) para Oficial, com oferta de 120 vagas, já descobriu as atribuições do cargo?
O edital já está na praça. Os candidatos devem possuir curso superior em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) e idade máxima de 29 anos no período de inscrições. O salário inicial é de R$ 21.513,44.
Concurso Brigada Militar RS: veja as atribuições para Oficial?
De acordo com as informações que constam na lei que rege as carreiras da instituição, um oficial tem as seguintes atribuições:
- Exercer a Polícia Ostensiva e a preservação da Ordem Pública, nos termos da Constituição Federal, exercendo o Comando, Chefia e Direção dos órgãos administrativos de média e alta complexidade da estrutura organizacional da Brigada Militar e das médias e grandes frações de tropa de atividade operacional, incumbindo-lhe o planejamento, a coordenação e o controle das atividades a seu nível, na forma regulamentar, bem como o planejamento, a direção e a execução das atividades de ensino, pesquisa, instrução e treinamento, voltadas ao desenvolvimento da segurança pública.
- Compor comissões de estudos institucionais, quando nomeado.
- Representar a instituição perante terceiros, quando autorizado ou determinado, promovendo a Política Institucional no âmbito externo bem como interagindo com a comunidade e outros órgãos.
- Coordenar e exercer atividades típicas de Estado-Maior, em especial a gestão de recursos humanos, inteligência policial, recursos logísticos materiais e financeiros, instrução e treinamento.
- Exercer governança e a gestão de recursos humanos, materiais e operacionais, inclusive atuando como fiscal de contratos, convênios e ajustes públicos, quando nomeado, no âmbito de suas atribuições.
- Planejar, ordenar e fiscalizar despesa pública.
- Trabalhar conforme a gestão de resultado no alcance das metas institucionais.
- Analisar, aperfeiçoar e administrar procedimentos relacionados à atividade administrativa de preservação da Ordem Pública e de Polícia Ostensiva, assessorando o comando em todos os níveis institucionais.
- Zelar pela saúde física e bem-estar dos comandados.
- Zelar pela correta utilização dos recursos financeiros e materiais, inclusive na gestão dos bens e recursos públicos.
- Desenvolver atividades e projetos administrativos em nível tático e operacional de Polícia Ostensiva, bem como planejar e coordenar ações policiais.
- Exercer funções relativas à Inteligência Policial, no âmbito de suas atribuições de Oficial Intermediário, podendo vir a responder por funções superiores.
- Atuar na mediação de conflitos e gerenciamento de crises.
- Fiscalizar, orientar e realizar a lavratura de documentação produzida no atendimento de ocorrências policiais.
- Atuar na produção de conhecimento científico e aplicados as funções da Corporação.
- Desenvolver análise criminal tanto em nível qualitativo como quantitativo adaptando às necessidades do comando de frações e unidades.
- Contribuir na elaboração de portarias e demais normas e regulamentos internos, dentro de sua esfera de atribuições, regulando atividades operacionais e administrativas.
- Exercer a gestão, planejamento, coordenação, pesquisa e execução das atividades docentes de ensino, instrução e treinamento nos cursos de formação, habilitação, especialização e de qualificação bem como em atividades ligadas ao desenvolvimento da Segurança Pública e o exercício da Polícia Judiciária Militar.
- Exercer a Polícia Judiciária Militar por meio das atribuições atinentes a realização de inquéritos policiais militares, autos de prisão em flagrante delito e demais procedimentos preliminares à Ação Penal.
- Exercer as funções de Oficial de Serviço, Comandante de tropa e/ou Chefe de Seções, eventualmente respondendo por funções superiores, assim como exercer atividades operacionais de maior complexidade na forma das normas internas da instituição.
- Atuar exercendo a liderança, quando do comando de tropa e chefia de seção, ou quando responder por função superior, zelando pela qualificação e bem-estar do efetivo sob seu comando ou chefia.
- Apurar infrações administrativas disciplinares mediante sindicâncias e demais procedimentos administrativos.
- Exercer funções nos Conselhos de Justificação e de Disciplina.
- Realizar a expedição, fiscalização e homologação de documentos públicos de sua atribuição, bem como exercer a função de polícia administrativa.
- Emitir e coordenar grupos de trabalho de pesquisa, produzir manifestações e conhecimento jurídico aplicado à função policial militar, em especial, no tocante à administração militar.
- Exercer outras atribuições que o ordenamento jurídico exigir e permitir ao exercício do cargo e suas funções.
E ai, interessado em encarar este desafio? Então inscreva-se até o dia 05 de maio, no site da banca organizadora, IBADE, ao custo de R$ 118,79.
Para mais informações do concurso Brigada Militar RS para o cargo de Oficial, acesse o link abaixo. Nós, do Estratégia Concursos, preparamos um artigo completo e exclusivo para você!
Concurso Brigada Militar RS
Quer saber tudo sobre os concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Quer estudar para o concurso Brigada Militar RS?
Concurso Brigada Militar RS
Realize o sonho de ser aprovado!
Assinatura de Concursos
Assinatura de 1 ou 2 anos