Foi ao ar na manhã desta segunda-feira, 06, no canal do YouTube do Estratégia Concursos, a entrevista exclusiva com o Presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. Concedida na última sexta-feira (dia do lançamento do edital concurso BRB) na sede administrativa do banco, Paulo Henrique falou sobre a carreira de Escriturário, jornada de trabalho, progressão, ambiente de trabalho, lotação e outros assuntos relevantes ligados à carreira.
Lançado no dia 03 de maio, o edital do concurso BRB traz 100 oportunidades imediatas mais formação de cadastro de reserva para a carreira de Escriturário.
Segundo o documento, cabe ao Escriturário:
executar as atividades administrativas e bancárias; atuar em salas de autoatendimento orientando, vendendo e divulgando produtos e serviços do banco, além de efetuar operações diversas, sob orientação superior, visando contribuir para a plena execução dos trabalhos da área e para o adequado atendimento à clientela.
De acordo com Paulo Henrique, apesar do trabalho inicial ser em uma agência, caso seja do interesse do servidor e o mesmo tenha formação específica, ele pode vir a trabalhar em áreas administrativas na Gerência Geral do BRB.
“Uma das coisas mais interessantes do cargo, é que o servidor pode executar qualquer função no banco. Tradicionalmente, o Escriturário entra em uma agência. E, com o tempo, pode vir trabalhar na Gerência Geral em áreas como comunicação, marketing, finanças, crédito. Ou seja, as mais diversas áreas de atuação do banco podem ser exercidas por um Escriturário, podendo chegar, inclusive, a Presidente”.
Além da carreira de Escriturário, há concursos para algumas áreas específicas. “A principal porta de entrada é através da carreira de Escriturário, que resume a carreira bancária. Porém, temos ainda algumas carreiras técnicas, como de Engenheiro, Advogado, Médico, além da carreira de Tecnologia da Informação”, completa.
A remuneração inicial para o cargo de Escriturário é de R$ 3.204,26. Segundo Paulo Henrique, a carreira bancária é uma das que traz mais benefícios, previstos em Acordo Coletivo de Trabalho e Regulamento de Pessoal. “Os principais são participação nos lucros, plano de saúde, vale alimentação ou restaurante e plano de previdência complementar”.
Além desses, o servidor do BRB pode contar ainda com auxílio-creche, auxílio-creche especial, auxílio-natalidade, auxílio-funeral, vale-cultura, crédito educação e bolsas de estudo.
Progredir na carreira não reflete apenas no status, mas também na remuneração. Durante a entrevista, o presidente do BRB explicou sobre o plano de carreira. “As progressões podem ser anuais, ligadas a atividade ou desempenho. Há ainda promoções, de acordo com o crescimento nos cargos”.
A Progressão é a elevação do salário do empregado para o padrão salarial imediatamente superior dentro da classe salarial do seu cargo. Poderá ocorrer por antiguidade e/ou merecimento. A progressão por antiguidade será anual e contemplará todos os empregados. A progressão por merecimento ocorrerá no interstício de 24 meses e dependerá do preenchimento dos requisitos estabelecidos no plano.
Já a Promoção é a passagem do empregado enquadrado no último padrão salarial da classe salarial em que está posicionado para a classe salarial imediatamente superior, mediante critérios definidos no texto que trata sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração.
A lotação pode acontecer no Distrito Federal, na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) e também em alguns outros estados do país. Segundo o edital, a recusa do candidato em ser lotado na unidade que lhe for definida pelo BRB caracterizará desistência do concurso público.
Paulo Henrique enfatiza que os futuros servidores podem ficar tranquilos, pois a maioria das lotações dos aprovados no próximo concurso BRB, devem acontecer no Distrito Federal. “O BRB tem presença em oito estados, nesse momento. Mas a lotação dos aprovados neste concurso deve acontecer em Brasília, no Plano Piloto e nas regiões administrativas próximas”, ratifica.
Para concorrer a uma das vagas do concurso BRB, para o cargo de Escriturário, é necessário certificado devidamente registrado de conclusão de curso de ensino médio, expedido por instituição educacional reconhecida pelo órgão próprio do sistema de ensino; e ter completado 16 anos até a data da contratação.
Logo, não há um “filtro” de entrada por não exigir formação ou cursos específicos. Então qualquer pessoa, aprovada no concurso, vai gostar do que faz, independente de perfil ou formação?
De acordo com Paulo Henrique, o conjunto de características e atitudes são importantes para o sucesso na carreira bancária. “O primeiro é gostar de pessoas. Além disso é necessário gostar de aprender coisas novas e ter iniciativa. Diria que esses são os principais elementos”.
Por ser uma carreira de ensino médio, o aprovado no concurso será treinado e incentivado a continuar os estudos.
“O Banco tem benefícios como bolsa de estudos, pagamento de pós graduação e cursos específicos na área de atuação. Por isso, o requisito fundamental é ter atitude e vontade de crescer, pois os conhecimentos da carreira em si, o servidor irá adquirir no momento que entrar e durante toda sua carreira no BRB”, completa Paulo Henrique.
Quer saber mais sobre a carreira de Escriturário? Confira a entrevista completa:
Deseja se preparar para esta oportunidade? O Estratégia Concurso já possui cursos relacionados ao certame. Confira:
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Ver comentários
Estratégia,
Com saída desse edital, foi um banho de água fria para quem estava estudando para uma área diferente da escriturário. Vocês podem investigar se o BRB tem planos para realizar outro concurso para áreas como Segurança do Trabalho, Advogado, TI e entre outros?
Agradeço desde já
Olá, Felipe.
Confira! https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-brb-presidente-confirma/