Notícia

Concurso Bombeiro GO: confira os recursos para Soldado

Quer interpor recursos contra o gabarito de Soldado Combatente do concurso Bombeiro GO? Confira as possibilidades neste artigo!

O concurso Bombeiros GO teve suas provas aplicadas neste último domingo, 23 de outubro. Recentemente, foram divulgados os gabaritos preliminares

Pretende interpor recurso para o Bombeiro GO? Todo o processo deve ser realizado no prazo de 25 a 27 de outubro, através do site do Instituto AOCP.

E para te ajudar, nossos professores analisaram os gabaritos provisórios e identificaram algumas possibilidades de recursos. Confira abaixo e não perca o prazo!

Concurso Bombeiro GO: recursos de Realidade de Goiás

Cabe recurso na seguinte questão de Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Estado de Goiás:

Sobre os aspectos da história política de Goiás, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Em Goiás, somente no contexto do coronelismo é que as elites regionais, organizadas na forma de oligarquias, assumiram a direção estadual.
( ) A aliança entre Getúlio Vargas e Pedro Ludovico era garantida pelo principal projeto de Ludovico durante sua permanência no poder em Goiás, ou seja, a construção da nova capital.
( ) O ato revolucionário intervencionista surpreendeu antigas oligarquias no Estado. O grupo de dominação política mais afetado foi o dos Caiados, grupo em pleno apogeu.
( ) Com a reforma constitucional de 1898, o Legislativo goiano bicameral foi fechado, com isso a Assembleia Legislativa de Goiás voltou a reunir-se com poderes de constituinte.

  • (A) F − F – V − V.
  • (B) F − V – V − F.
  • (C) F – V – F − V.
  • (D) V – V – V −F.
  • (E) V – F – V − F.

Gabarito preliminar: (D) V – V – V −F.

Argumentos para o recurso:

A primeira afirmativa diz que “em Goiás, foi somente no contexto do coronelismo que as elites regionais, organizadas na forma de oligarquias, assumiram a direção estadual”. No entanto, o uso da palavra “somente” restringe a afirmativa e a torna incorreta.

Essas elites regionais oligárquicas se formaram no Período Imperial, se fortalecendo na República Velha. Pelo menos, no final do Período Imperial já exerciam a dominação política na Província de Goiás, tanto que Antônio José Caiado, avô de Totó Caiado, foi presidente da província em 1883-1884 e um influente político no comando da política goiana.

Vejamos trechos do livro “Terra do Anhanguera: história de Goiás. Juscelino Polonial. 5º edição – Goiânia: Kelps, 2013” em que o autor demonstra que as oligarquias familiares já comandavam a política goiana na época do Império:

Esses grupos políticos e familiares, basicamente sediados em Vila Boa (Cidade de Goiás), formarão as oligarquias que comandarão o Estado de Goiás durante todo o império, dando origem ao coronelismo no século XIX e XX. Só com a Revolução de Trinta é que eles perderão, parcialmente, o controle sobre a máquina administrativa e política em Goiás.

In: “O Período Imperial em Goiás (1822-1889) “Aspectos Políticos Administrativos” – página 52.
Prossegue o autor (página 70):

Só na década de 1870 do século XIX, ainda no Império, os primeiros Partidos Políticos foram organizados em Goiás. Os Bulhões organizaram o Partido Liberal Goiano, com apoio dos Caiado e da maçonaria, contra a política de nomeação dos Presidentes da Província promovida pelo Imperador. Faziam oposição ao partido Conservador, liderado por Antero Cícero. Todos os grupos eram monarquistas.

Desde essa época predominaram os interesses familiares e políticos pessoais ante o público, por isso a divisão entre as famílias que comandaram a política goiana, desde o fim do Império e durante toda a República Velha, foi a regra.

Diante do exposto, solicita-se a alteração do gabarito de “D” para “B” F − V – V − F.

Concurso Bombeiro GO: recursos de Português

RECURSO PARA A QUESTÃO 2, PROVA TIPO 3, SOLDADO COMBATENTE

O comando da questão solicitava que a alternativa assinalada correspondesse ao gênero textual ao qual o texto de apoio pertenceria.

O gabarito dado pela banca aponta para o gênero CARTA. No entanto, o texto de apoio apresentado não corresponde a esse gênero, uma vez que faltam características especificas do gênero para que assim ele possa ser entendido.

O texto apresentado está na página https://ea.fflch.usp.br/obra/representacao-do-eu-na-vida-cotidiana , a qual corresponde a uma enciclopédia de antropologia da USP. Assim, a página compila conhecimentos acerca da área de antropologia em forma de resumos sobre os diferentes assuntos na área.

Logo, nota-se claramente que o gênero em questão é um resumo, e não uma CARTA como o gabarito indica.

Dentre as características que compõem o gênero carta, pode-se indicar a presença de um destinatário a fim de que um contato ou comunicação sejam estabelecidos. Ademais, a estrutura de uma carta deve contemplar um vocativo, um fechamento, elementos esses que não estão colocados do texto de apoio analisado. A carta também poderá conter data e assinatura, outros elementos que não estão expressos no texto.

Portanto, tendo em vista a ausência de elementos que possam de fato configurar o gênero carta, solicito a troca de gabarito para a alternativa que contempla como resposta o gênero RESUMO.

RECURSO PARA A QUESTÃO, PROVA TIPO 3, SOLDADO COMBATENTE

A questão 4 trazia os seguintes dizeres: Assinale a alternativa que analisa corretamente a função da expressão em destaque na seguinte frase: “Nos sete capítulos que compõem a obra, o autor observa pequenos detalhes das interações humanas”.

A alternativa dada como correta pela banca indica ADJUNTO ADVERBIAL DE LUGAR. No entanto, uma simples análise sintática da estrutura pode comprovar a presença de outros elementos.

No trecho destacado, nota-se a presença da palavra QUE, a qual é classificada como pronome relativo. O pronome relativo, nesse caso, introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva, devido à presença do verbo “compõem” (o que justifica a oração) e da ausência de pontuação que antecede o pronome relativo.

Assim, a estrutura “que compõem a obra” é classificada como uma oração adjetiva restritiva. Tal afirmação não exclui a presença do adjunto adverbial de lugar que a antecede, mas se soma a ele em uma estrutura oracional. Dessa forma, existem duas nomenclaturas para o trecho destacado: Adjunto adverbial de lugar seguido de oração adjetiva restritiva.

Portanto, solicita-se a anulação da questão por conter mais de uma alternativa correta, uma vez que assinalar adjunto adverbial ou oração adjetiva restritiva é correto.

Concurso Bombeiro GO: recursos de Raciocínio Lógico-Matemático

Em uma rápida pesquisa em um Batalhão do Corpo de Bombeiros, percebeu-se que 200 soldados, além da língua portuguesa, falavam alguma outra língua. Destes, constatou-se que: metade falava espanhol, 40% falavam inglês e 30% falam italiano. Se 20 soldados, além do português, falam inglês, espanhol e italiano, o número de soldados que falam dois idiomas, além do português, é:

  • 0
  • 50
  • 10
  • 30
  • 20

RECURSO:

A banca considerou a opção E como gabarito oficial. 

Entretanto, devemos observar que a expressão “o número de soldados que falam 2 idiomas” podem significar EXATAMENTE dois idiomas ou pelo menos dois idiomas. 

Pelo gabarito, infere-se que a banca interpretou como “pelo menos dois idiomas”, porém, se interpretarmos a pergunta como sendo “exatamente dois idiomas” teremos como resultado o valor ZERO, ou seja, a opção A, que, humildemente, entendemos ser a melhor resposta à pergunta.

Portanto, há uma forte ambiguidade na pergunta.

Diante do exposto, pede-se a ANULAÇÃO da questão.

Concurso CBM GO


Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ou 2 anos

.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.