Foi publicado a prorrogação da validade do concurso Badesul (Desenvolvimento S.A. – Agência de Fomento/RS) de 2021.
Agora, o prazo de encerramento do certame passa a ser o dia 06 de junho de 2026, não podendo ser prorrogado novamente. A relação dos candidatos aprovados está abaixo:
O concurso Badesul ofertou 18 vagas imediatas, além de cadastro reserva, distribuídas entre os níveis médio e superior.
Ao longo deste artigo, reunimos as principais informações para que você possa ficar bem informado sobre o concurso Badesul. Acompanhe pelos tópicos abaixo e não perca nada!
O Badesul, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, busca promover o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul, oferecendo consultorias e um conjunto de soluções financeiras de longo prazo para projetos do setor público, de empresas privadas e de produtores rurais.
Confira abaixo mais detalhes acerca das vagas e cargos do concurso Badesul:
Nível médio: Assistente Técnico Administrativo
Nível superior: Técnico em Desenvolvimento
Assistente Técnico Administrativo: Ensino Médio Completo
Técnico em Desenvolvimento – Economia: Ensino Superior Completo em Economia e Registro no Conselho da Classe.
Técnico em Desenvolvimento – Comunicação: Ensino Superior Completo em Relações Públicas, Publicidade, Propaganda e Marketing e Registro no Conselho de Classe, quando exigido
Técnico em Desenvolvimento – Ciências contábeis: Ensino Superior Completo em Ciências Contábeis e Registro no Conselho da Classe.
Técnico em Desenvolvimento – Engenharia Civil: Ensino Superior Completo em Engenharia Civil e Registro no Conselho da Classe.
Técnico em Desenvolvimento – Engenharia Agronômica: Ensino Superior Completo em Agronomia e Registro no Conselho da Classe.
Assistente Técnico Administrativo: Atender fornecedores e clientes; Auxiliar na elaboração de informações, pareceres, relatórios e expedientes administrativos; Classificar expedientes recebidos e expedidos e controlar a tramitação dos papéis ou processos; Controlar e examinar processos; Controlar materiais em geral; Preparar, reproduzir e verificar dados e mapas estatísticos de acordo com normas e métodos estabelecidos/recomendados…
Técnico em Desenvolvimento – Economia: Analisar o ambiente econômico; elaborar e executar projetos de pesquisa econômica, de mercado e de viabilidade econômica; Participar do planejamento estratégico e de curto prazo e avaliar políticas de impacto coletivo para o governo, ONG e outras organizações; Gerir programação econômico-financeira; atuar nos mercados internos e externos; examinar finanças empresariais; Exercer mediação, perícia e arbitragem.
Técnico em Desenvolvimento – Comunicação: Estruturar estratégias de projeto; pesquisar o quadro econômico, político, social e cultural; analisar mercado; desenvolver propaganda e promoções; implantar ações de relações públicas e assessoria de imprensa; vender produtos, serviços e conceitos. Desenvolver atividades, mobilizando um conjunto de capacidades comunicativas.
Técnico em Desenvolvimento – Ciências contábeis: Legalizar empresas, elaborando contrato social/estatuto e notificando encerramento junto aos órgãos competentes; administrar os tributos da empresa; registrar atos e fatos contábeis; controlar o ativo permanente; gerenciar custos; preparar obrigações acessórias, tais como: declarações acessórias ao fisco, órgãos competentes e contribuintes e administrar o registro dos livros nos órgãos apropriados…
Técnico em Desenvolvimento – Engenharia Civil: Desenvolver projetos de engenharia civil; executar obras; planejar, orçar e contratar empreendimentos, coordenando a operação e a manutenção dos mesmos. Controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados. Elaborar normas e documentação técnica. Prestar consultorias
Técnico em Desenvolvimento – Engenharia Agronômica: Planejar, coordenar e executar atividades agrossilvipecuárias e do uso de recursos naturais renováveis e ambientais. Fiscalizar essas atividades, promover a extensão rural, orientando produtores nos vários aspectos das atividades agrossilvipecuárias e elaborar documentação técnica e científica. Prestar assistência e consultoria técnicas.
A avaliação dos candidatos do concurso Badesul foi feita através de:
De caráter eliminatório e classificatório, a prova objetiva do concurso Badesul foi composta por 50 a 70 questões de múltipla escolha (A, B, C, D e E), com duração de 3 horas para Assistente e 4 horas para Técnico.
Assistente Técnico Administrativo
Técnico em Desenvolvimento
Técnico em Desenvolvimento – Analista de Sistemas
Foi considerado aprovado no concurso Badesul o candidato que cumulativamente:
A prova redação, de caráter eliminatório e classificatório, foi aplicada para o emprego de Assistente Técnico Administrativo, juntamente à Prova Teórico-Objetiva e teve duração de 1 hora complementar à duração da Prova Teórico-Objetiva.
A redação contou com uma proposta única para elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, de 20 a 30 linhas.
A nota foi atribuída na escala de 0 a 10 pontos, sendo eliminado o candidato que obteve nota inferior a 5 pontos.
A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi aplicada para Técnico em Desenvolvimento, juntamente à Prova Teórico-Objetiva e teve duração de 1 hora complementar à duração da Prova Teórico-Objetiva.
Esta avaliação do concurso Badesul contou com duas questões prático-discursivas, abordando quaisquer temas previstos para Conhecimentos Específicos, cuja exigência foi o mínimo de 5 linhas e o máximo de 10 linhas para cada questão.
A nota foi atribuída na escala de 0 a 5 pontos para cada questão discursiva, sendo atribuído o total de até 10 pontos na Prova Discursiva.
Foi considerado eliminado o candidato que obtivesse nota inferior a 5 pontos no total desta prova.
Houve Prova de Títulos no concurso Badesul, de caráter exclusivamente classificatório, para emprego de Técnico em Desenvolvimento, apenas aos candidatos classificados na Prova Discursiva.
A pontuação máxima de títulos foi de até 20 pontos, o que excedesse foi desconsiderado. Cada título foi considerado e avaliado uma única vez, vedada a cumulatividade de pontos.
Os títulos de pós-graduações apresentados na tabela a seguir receberam pontuação unitária, podendo ser pontuado somente o de maior valoração:
Quadro retificado
Para ter acesso ao documento que contém a retificação divulgada pela banca, acesse aqui!
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…