Executivo (Administrativa)

Concurso ATPS: quais as áreas de formação exigidas?

Sendo uma das carreiras de prestígio, Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS) traz excelentes benefícios em seus concursos públicos. Mas, você sabe qual é a área de formação exigida?

Com iniciais que ultrapassam os R$ 9 mil, ATPS tem sido um dos cargos mais bem atrativos de âmbito federal. Inclusive, reestruturado há pouco tempo, está contemplado no Concurso Nacional Unificado.

Então, que tal descobrir quais são os requisitos necessários para ingressar nessa grande carreira? Descubra e não perca os próximos concursos ATPS!

Concurso ATPS: quais as áreas de formação exigidas? | Reprodução: internet

Sob organização da Fundação Cesgranrio, o CPNU é referência em relação aos requisitos do cargo, uma vez que é o atual certame ofertante de oportunidades para ATPS, além das informações divulgadas pelo Governo Federal.

Para que qualquer candidato tente ingressar em um concurso público para Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), é preciso ter somente nível superior em qualquer área de formação, não sendo necessário áreas específicas.

O que significa que se você possui apenas nível superior, já pode tentar alcançar o seu lugar em qualquer órgão que oferte a carreira.

Mas, o que faz um ATPS?

O cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais possui algumas importantes atribuições, sendo as principais delas:

  • I – executar atividades de assistência técnica em projetos e programas nas áreas de saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, segurança alimentar, assistência social, educação, cultura, cidadania, direitos humanos e proteção à infância, à juventude, ao portador de necessidades especiais, ao idoso e ao indígena, que não sejam privativas de outras Carreiras ou cargos isolados, no âmbito do Poder Executivo;
  • II – verificar, acompanhar e supervisionar os processos inerentes ao Sistema Único de Saúde, ao Sistema Único de Assistência Social e aos demais programas sociais do governo federal objeto de execução descentralizada;
  • III – identificar situações em desacordo com os padrões estabelecidos em normas e legislação específica de atenção à saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, segurança alimentar, assistência social, educação, cultura, cidadania, direitos humanos e proteção à infância, à juventude, ao portador de necessidades especiais, ao idoso e ao indígena, quando não sejam privativas de outras carreiras ou cargos isolados, no âmbito do Poder Executivo, proporcionando ações orientadoras e corretivas, promovendo a melhoria dos processos e redução dos custos;
  • IV – aferir os resultados da assistência à saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, segurança alimentar, assistência social, educação, cultura, cidadania, direitos humanos e proteção à infância, à juventude, ao portador de necessidades especiais, ao idoso e ao indígena, considerando os planos e objetivos definidos no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Assistência Social e demais políticas sociais;
  • V – proceder à análise e avaliação dos dados obtidos, gerando informações que contribuam para o planejamento e o aperfeiçoamento das ações e políticas sociais;
  • VI – apoiar e subsidiar as atividades de controle e de auditoria; e
  • VII – colaborar na definição de estratégias de execução das atividades de controle e avaliação, sob o aspecto da melhoria contínua e aperfeiçoamento das políticas sociais.

Quer saber mais acerca do concurso da carreira de ATPS, além das áreas exigidas? Então, confira o nosso artigo com todas as informações acerca da carreira!

Mais informações sobre o concurso ATPS


Quer estudar para o concurso ATPS?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Ronaldo Scanavini Neto

Graduando em Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trabalha na equipe de jornalismo do Estratégia Concursos desde 2023.

Posts recentes

Compania ou companhia: saiba qual é a grafia correta!

Olá, queridas e queridos! Tudo bem? O artigo de hoje será mais curto do que…

28 minutos atrás

Concurso Nazarezinho PB: 58 vagas; provas em fevereiro!

Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Nazarezinho, na Paraíba. O certame…

41 minutos atrás

Quais as etapas de provas do concurso BANESE? Confira!

O concurso público BANESE (Banco do Estado de Sergipe) teve seu edital publicado e os interessados…

58 minutos atrás

Concurso Goiabeira MG: inscrições abertas para 41 vagas!

Estão abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura de Goiabeira, cidade Mineira, com 41…

58 minutos atrás

Concurso CFESS: provas em fevereiro; até R$ 6,2 mil!

Estão encerradas as inscrições do concurso público do Conselho Federal de Serviço Social (Concurso CFESS).…

1 hora atrás

Concurso MPU: confira o histórico de nomeações no órgão

O edital do Ministério Público da União (MPU) está na praça com a oferta de 152…

2 horas atrás