Em contato com fontes internas do Estratégia, fomos informados de maneira exclusiva que a Comissão do concurso Agência Espacial Brasileira (AEB) prevê escolher a banca organizadora ainda neste ano.
Atualmente, o grupo trabalha fortemente para escolher a empresa que será responsável por todas as etapas do certame. A ideia é acelerar esse processo para que o edital possa ser publicado até fevereiro de 2025.
O edital será para provimento de 30 vagas de nível superior, conforme já constava na Portaria Nº 5.533 do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), para os seguintes cargos:
Confira neste artigo as principais informações a respeito do concurso AEB. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
Após a autorização ser divulgada, a comissão do novo concurso AEB já está formada. A designação dos membros foi publicada via Diário Oficial da União (DOU). Veja:
Com isso, a definição da banca organizadora se aproxima. Somente após este procedimento e a assinatura do respectivo contrato poderá ser confirmada a data precisa de publicação do edital.
Conforme mencionado no início do artigo, o novo certame para a Agência Espacial Brasileira já está autorizado e deve ter seu edital publicado até fevereiro de 2025.
A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia federal de natureza civil, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é a instituição responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, pela Lei nº 8.854, de 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial, com a finalidade de promover o desenvolvimento das atividades espaciais de interesse nacional.
As atividades da AEB são orientadas pelas diretrizes estabelecidas na Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE), que estabelece objetivos e diretrizes para os programas e projetos nacionais relativos à área espacial e têm o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) como principal instrumento de planejamento do setor espacial.
Foi sancionado em 2023 o reajuste de 9% do salário dos servidores do executivo federal. Com isso, as remunerações dos cargos da AEB passaram a ser as seguintes:
Tecnologista e Analista em C&T: a partir de R$ 6.662,68 (vencimento básico + gratificações). Esse valor ainda pode aumentar, dependendo das titulações (Especialização, Mestrado ou Doutorado).
O último edital AEB foi publicado em 2014 e teve a oferta de 66 vagas para níveis médio e superior. As oportunidades foram para os cargos de Assistente, Analista e Tecnologistas em diversas especialidades.
Os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas:
Se você está ligad@ aqui no Estratégia Carreiras Jurídicas, sabe a aprovação está no horizonte proximo!…
O concurso do Ministério Público do Paraná (MP PR) ocorreu no último domingo de setembro…
Os resultados preliminares das provas objetivas do concurso TRF 5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região) já…
Resultados preliminares das provas objetivas disponíveis O concurso do Tribunal Regional Federal da 5ª Região…
Oportunidades em todos os níveis de escolaridade! Foi divulgado o resultado preliminar da prova discursiva…
* Thiago de Paula Leite é procurador do Estado de São Paulo e professor de…