Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o resumo sobre os Conceitos Gerais de AFO para SEFAZ-SP.
O artigo será dividido da seguinte forma:
Vamos lá!
Iniciemos o resumo sobre Conceitos Gerais de AFO para SEFAZ-SP.
Leis Orçamentárias (CF, Art. 165) – leis de iniciativa do Executivo:
As leis orçamentárias desempenham um papel crucial na viabilização das funções alocativa, estabilizadora e distributiva do governo, através dessas leis, o governo planeja e executa suas políticas.
Funções de Governo:
Exemplo: Transposição do Rio São Francisco.
Exemplo: Políticas para conter a inflação.
Exemplo: Programa Bolsa Família
Prosseguindo no resumo sobre Conceitos Gerais de AFO para SEFAZ-SP.
Devemos ter em mente que cada tipo de orçamento possui características e enfoques distintos, logo vejamos as Classificações orçamentárias (Técnicas Orçamentárias)
O Orçamento-Programa (Orçamento Moderno), adotado no Brasil, busca integrar o planejamento com o orçamento, focando em objetivos e metas e enfatizando aspectos administrativos e de planejamento. As despesas são classificadas de maneira funcional e programática, e o acompanhamento dos resultados é feito por meio de indicadores de eficiência, eficácia e efetividade.
Já o Orçamento Tradicional (Orçamento Clássico) dissocia planejamento e orçamento, concentrando-se na aquisição de meios e na gestão contábil (custo)e pouca ênfase na aferição de resultados.
Por outro lado, o Orçamento Base-Zero (OBZ) exige que todas as despesas sejam justificadas e detalhadas a cada ciclo orçamentário, independentemente do histórico, focando na importância das ações e não em classificações fixas. Apesar de sua abordagem detalhada e estratégica, o OBZ apresenta a desvantagem do alto custo envolvido na elaboração do orçamento.
Fato é que independentemente do orçamento utilizado, esse será pautado por princípios orçamentários. Nesse sentido, vamos conhecer os principais Princípios Orçamentários.
Princípios orçamentários
Para finalizar o resumo sobre Conceitos Gerais de AFO para SEFAZ-SP, vejamos o Ciclo Orçamentário.
O ciclo orçamentário é um processo contínuo, dinâmico e flexível que vai além do exercício financeiro, que coincide com o ano civil conforme a Lei 4320/1964.
Antes do prazo final para envio das propostas orçamentárias, o Poder Executivo deve fornecer aos demais Poderes e ao Ministério Público, com pelo menos 30 dias de antecedência, as estimativas e estudos das receitas para o exercício seguinte, incluindo as memórias de cálculo.
Se as propostas não forem enviadas a tempo, o Poder Executivo utilizará os valores aprovados na lei orçamentária atual para consolidar a proposta orçamentária anual.
Assim, temos o ciclo orçamentário ampliado.
Entretanto, é mais comum vermos em questões o “Ciclo Orçamentário Resumido”, contendo: Elaboração (planejamento); Discussão, Estudo e Aprovação; e Execução Avaliação e Controle
Após a aprovação da LOA, o governo inicia a execução do orçamento, alocando e utilizando os recursos conforme previsto. Durante a execução, pode ocorrer a necessidade de ajustes para atender a despesas não previstas ou insuficientemente previstas na LOA.
É nesse momento que os créditos adicionais são utilizados para ajustar as dotações orçamentárias e assegurar que as despesas possam ser cobertas conforme necessário. Conheçamos os Créditos Adicionais:
Pessoal, chegamos ao final do resumo sobre os Conceitos Gerais de AFO para SEFAZ-SP, espero que o artigo tenha colaborado com seus estudos.
O artigo teve por objetivo apenas apresentar os conceitos gerais de Administração Financeira e Orçamentária, assim não deixe de estudar o assunto na íntegra por nossas aulas, além de treinar por meio de questões de concurso em nosso sistema de questões.
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