Faça simulados para uma preparação de reta final e eleve o seu desempenho.
Um simulado é uma compilação de questões que irá testar o seu nível de conhecimento em moldes semelhantes à sua prova de concurso.
Eles podem ser do tipo de questões inéditas ou de questões extraídas de provas anteriores.
Em qualquer caso, o ideal é fazer questões que reflitam, ao máximo, o estilo de cobrança que poderá estar no dia da sua prova.
Um erro comum na preparação para concursos é não identificar com clareza e objetividade em quais disciplinas há maior dificuldade.
Serão aprovados aqueles que obtiverem a maior nota na prova, e não necessariamente quem estudou mais horas.
Você será avaliado em um concurso por meio de questões objetivas. Assim, é natural que o desempenho em questões de provas anteriores seja uma métrica, talvez a mais relevante, para avaliar o seu nível de estudo.
Dessa forma, simulados para uma preparação de reta final são excelentes ferramentas para que você utilize na fase pós-edital.
Há diversas informações importantes que podem ser utilizadas pela realização de simulados para a tomada de decisão em relação ao estudo.
Nesse artigo irei comentar sobre quatro informações relevantes para a preparação de reta final: a) atualização das prioridades de estudo; b) direcionamento da revisão; c) gatilho para intensificar a preparação para a discursiva e d) competição “saudável” com outros candidatos
Irei ilustrar a prioridade de estudo por meio de um exemplo fictício, o caso do Felipe.
Ele fez uma série de simulados para uma preparação de reta final para a Polícia Civil do Paraná, cargo de Investigador. No primeiro simulado, ele obteve a nota abaixo para cada uma das disciplinas.
Note que o aluno obteve 62,9% na nota total nesse simulado, mas a nota por disciplina e peso são distintas. Vejamos uma análise de custo versus benefício das disciplinas desse certame:
Disciplina | Pontos | Peso | Aulas | Pontos/Aula |
---|---|---|---|---|
POR | 30 | 42,9% | 13 | 2,3 |
INFO | 10 | 14,3% | 10 | 1,0 |
DPPEN | 5 | 7,1% | 6 | 0,8 |
DAD | 5 | 7,1% | 9 | 0,6 |
DCO | 5 | 7,1% | 10 | 0,5 |
DPEN | 5 | 7,1% | 10 | 0,5 |
LEGIS ESP | 5 | 7,1% | 13 | 0,4 |
RLM | 5 | 7,1% | 17 | 0,3 |
Temos que Português e Informática representam mais de 57% do peso total na objetiva.
Apesar da nota do aluno em Português ter sido uma das suas maiores notas no simulado, é preciso que ele dedique mais tempo para essa disciplina, pois ela possui o maior peso para esse edital.
Por outro lado, note que o aluno teve um desempenho no simulado pior em Raciocínio Lógico-Matemático comparado com Direito Administrativo.
Entretanto, o curso de RLM é mais extenso do que o de DAD. Logo, faz mais sentido ele dedicar mais tempo para DAD, pois o tempo é escasso e ele precisa otimizar a sua preparação.
Para RLM, o aluno pode dedicar o seu tempo para aquelas aulas que possuem uma cobrança histórica com maior incidência.
Conclusão: simulados para uma preparação de reta final são uma boa adequados para avaliar o nível de domínio em questões das disciplinas e para que o aluno faça ajustes na alocação do seu planejamento de estudo.
A resolução de questões é uma ótima ferramenta orientar uma revisão eficiente. O primeiro passo de revisão após o simulado é estudar todos os erros.
Após isso, o aluno deve fazer um mapeamento das aulas em que ele possui mais dificuldade. Por meio da plataforma do Sistemas de Questões do Estratégia será possível selecionar apenas as questões que o aluno errou, por disciplina.
Com base nesse levantamento, o aluno pode revisar os tópicos que ele teve maior dificuldade no seu material teórico e fazer uma revisão mais direcionada.
Veja o desempenho do Felipe no seu segundo simulado para a PC-PR:
Felipe conseguiu aumentar o desempenho em todas as disciplinas na comparação do primeiro simulado com o quarto, mas note que isso não ocorre sempre.
O desempenho em questões depende do nível de dificuldade das questões, do momento e circunstâncias em que a pessoa faz a prova.
Veja que o seu melhor desempenho no foi terceiro simulado. Entretanto, a realização sistemática de questões é a maneira mais objetiva e pragmática para avaliar a evolução no nível de conhecimento para concursos.
Felipe consegui elevar, de forma sistemática, o seu desempenho nos simulados por meio de revisões direcionadas.
Essa é uma das principais vantagens de se realizar simulados para uma preparação de reta final.
Podemos considerar que, até a posse em um cargo público, as etapas do concurso são como que degraus.
Do ponto de vista de conteúdo programático (nesse argumento não considero as etapas de prova física, investigação de vida pregressa), as etapas avaliativas são a prova objetiva e a prova discursiva.
Vale a ressalva para os concursos jurídicos, como Delegado de Polícia, Magistratura, entre outros, que possuem outras fases, como a prova oral.
Eu considero que a prova objetiva é o primeiro e mais desafiador degrau em concursos.
Já é uma grande conquista ter a redação corrigida.
Mas, na prática, o que está definindo se um candidato estará no número inicial de vagas ou se irá para um curso de formação é o desempenho na prova discursiva.
Nesse certame, tínhamos 600 vagas diretas, sendo que 1800 candidatos tiveram a discursiva corrigida.
O gráfico abaixo mostra a classificação dos candidatos no eixo x associado com as notas, em percentual, da objetiva e da discursiva, no eixo y.
Como era de se esperar, quanto maior a nota na objetiva e na discursiva, melhor a classificação.
Um ponto interessante são os candidatos que estavam abaixo da classificação 600 na objetiva (pontos em vermelho).
Com a discursiva (triângulos em amarelo), esses candidatos entraram no número de vagas. Consequentemente, havia candidatos que estavam nas vagas pela prova objetiva, mas saíram devido a uma nota ruim na discursiva (triângulos em preto).
Veja a análise completa da relação da classificação com a prova discursiva para esse certame.
Dessa forma, na medida que o candidato fizer simulados e observar que se aproxima cada vez mais de desempenhos competitivos na prova objetiva, é recomendável que esse aluno dedique mais tempo para a preparação para a discursiva, pois as suas chances de ter a redação corrigida aumentam e a discursiva passará a ser cada vez mais uma prioridade nos estudos.
Caso um aluno participe de alguma iniciativa de simulados com outros alunos, é possível obter um clima de competição “saudável”.
É fato que o concorrente mais importante em concursos é a si próprio. A grande meta é superar-se.
Entretanto, ao observar o desempenho de outros candidatos é possível que o aluno tenha uma percepção do nível de preparação de outros alunos e busque uma “dose extra” de motivação para tentar melhorar o seu desempenho relativo e avançar na sua preparação.
Veja o caso de um grupo de candidatos que fizeram uma preparação de reta final para a PC-PR utilizando um conjunto de quatro simulados.
Veja que o “pelotão da frente” (Ana, Bruno e Carla), alternaram entre a primeira e terceira colocação nos quatro simulados.
Ambientes de competições saudáveis podem favorecer todos os participantes, pois o desempenho de um pode ir puxando o a determinação e esforço de outros participantes.
Tenha atenção que o mais importante é o diagnóstico de desempenho por disciplinas e o direcionamento da revisão.
A classificação, por si, em um ranking não é a informação mais relevante na preparação.
Ao longo do artigo, destacamos os benefícios na realização de simulados, em especial na preparação de reta final de um concurso.
Entretanto, é preciso pontuar quando não pode ser interessante fazer um simulado ou os cuidados ao realizar simulados:
Caso você tenha concluído o estudo de todos os assuntos de uma disciplina, o simulado não irá refletir o seu nível de conhecimento do que você estudou. Assim, a nota dessa disciplina não será, por si, um indicador relevante para a sua preparação.
Fazer simulados quando o número de questões for baixo, como duas questões, pode não refletir o seu nível de conhecimento naquele assunto.
Mas você pode questionar: e se, na prova de fato, houver uma quantidade baixa de questões?
Uma forma de endereçar esse problema é realizar dois simulados (ou colocar um número com uma amostragem maior) para que se tenha uma amostragem “razoável” para que o desempenho nas questões seja o mais próximo possível do seu grau de domínio da disciplina.
O mais importante é que você utilize a ferramenta de simulados como um direcionamento da sua preparação. O momento mais determinante para a sua aprovação é o dia da prova.
Não importa se você não “destruiu” nos simulados.
O que realmente vale será o seu desempenho quando o time estiver em campo na hora da decisão!
Veja como dados de dez alunos em um conjunto de quatro simulados podem lhe ajudar na análise dos seus desempenhos.
https://datastudio.google.com/reporting/a2945151-26dd-4290-b870-e14ec99ad391
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Forte abraço
Solino
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