Esse artigo tem por objetivo explicar, de forma bem resumida, o que são os mapas mentais, como fazê-los e usá-los para o concurso da PCDF.
Lembramos que os cursos do Estratégia possuem vários mapas mentais em cada disciplina, já inclusos em cada aula. Caso não conheçam, verifiquem na área do aluno!
Vamos dividir o artigo nos seguintes tópicos:
Os mapas mentais são pequenos resumos que combinam símbolos, cores, setas e palavras-chaves com o objetivo de organizar o conteúdo e facilitar o estudo com as respectivas associações.
Essa combinação é um excelente método para aprendizagem e, principalmente, para futuras revisões. Sabemos que, com o tempo, é natural que o cérebro esqueça o que já foi estudado.
Com a inclusão de palavras-chave, associações feitas em cores destacadas, torna-se bem mais agradável para o próprio cérebro lembrar do que já foi estudado.
O objetivo do mapa mental é que seja uma leitura rápida e dinâmica em que você “bata o olho” e já se lembre de determinado assunto. Por isso, é importante sempre estudar a matéria antes de construí-lo.
Anthony Peter “Tony” Buzan foi um escritor inglês responsável pela sistematização dos mapas mentais. Tony Buzan pode ser considerado o inventor dos mapas mentais, uma revolucionária ferramenta usada por mais de 250 milhões de pessoas para ajudar a conseguir libertar o potencial do cérebro.
Atualmente os estudantes conseguem fazer tanto em uma folha de papel como usar uma série de aplicativos e softwares (Principais e mais usados: XMIND e MindMeister) para fazê-los. Fiquem à vontade para escolher qual maneira você mais se identifica.
A seguir temos pequenas e estratégicas dicas de como fazer um excelente mapa mental:
Uma excelente vantagem diz respeito à nossa memória visual. A prática reiterada de olhar para a folha do mapa mental acaba criando uma imagem no cérebro. Por isso que as revisões através dos mapas mentais apresentam um ganho de tempo surpreendente. Com mapas mentais, é possível revisar diariamente diversos conteúdos estudados, de forma rápida e eficiente.
Para um concurso muito concorrido como o PCDF, é válido usar os mapas mentais de forma periódica para não esquecermos do que já foi estudado. É surpreendente a diferença quando fazemos eventuais revisões de forma periódica.
Fizemos uma breve descrição do objetivo, como fazer e usar um mapa mental.
O ideal é fazer o seu próprio mapa mental, antes de um período de pós edital. Faça-os com calma, tranquilidade, pois serão bem úteis para futuras revisões. Normalmente, não há tempo hábil para fazer em um pós-edital. Caso não tenha feito, não se preocupe. Utilize os que estão disponíveis nas aulas do cursos do Estratégia Concursos.
Espero que tenham gostado. Até mais e bons estudos!
Saiba mais: Concurso PCDF
Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para o concurso PCDF:
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada
Atenção, corujas: o governo do Rio Grande do Sul autorizou a realização de um novo…
Comissão do novo edital já está formada! O governador Eduardo Leite autorizou a realização de…
Foi oficialmente autorizada a realização do próximo concurso PC RS (Polícia Civil do Rio Grande…
Atenção, corujas: o governo do Rio Grande do Sul autorizou mais de 2.700 mil vagas…
Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…
Está na praça o mais novo edital de concurso público da Prefeitura de Itaguaru, município…
Ver comentários
gostei muito sobre como usar material, pretendo adquiri-lo.