Tribunais

Como ser aprovado no concurso do TJ-RO – técnico judiciário

Olá, pessoal! Tudo bem? No artigo de hoje, apresentaremos dicas sobre como ser aprovado no concurso do TJ-RO, especificamente no cargo de técnico judiciário.

O concurso do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia teve seu edital publicado recentemente, oferecendo 30 vagas para técnico judiciário, cuja exigência é apenas o nível médio completo. O cargo oferece a remuneração de R$ 5.397,24!

Não é sempre que temos um concurso com exigência de apenas nível médio e com uma remuneração tão interessante para o nível de escolaridade exigido, o que faz com que o concurso do TJ-RO seja uma das melhores oportunidades do ano para quem possui apenas o nível médio completo!

Para as principais informações do certame, não deixe de acessar a página do concurso no blog do Estratégia Concursos.

Para todos os detalhes sobre o concurso, como cronograma, conteúdo programático, detalhamento da remuneração e outros detalhes, acesse o edital do certame.

Neste artigo sobre como ser aprovado no concurso do TJ-RO, buscaremos, dentro da estrutura de prova e do conteúdo programático apresentado, traçar um caminho para otimizar as suas chances de ser aprovado no certame, considerando a banca do concurso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Nos próximos tópicos, trataremos dos seguintes pontos:

  • Estrutura da prova;
  • Conhecimentos básicos;
  • Conhecimentos específicos;
  • Redação; e
  • Plano de estudos.

Continue conosco neste artigo para conhecer o caminho das pedras sobre como ser aprovado no concurso do TJ-RO.

TJ-RO

Estrutura da prova para do TJ-RO

Neste tópico de como ser aprovado no concurso do TJ-RO, apresentaremos a estrutura da prova, conforme o edital do concurso do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

A prova do concurso do TJ-RO será dividida da seguinte forma:

  • Prova objetiva – dividida em conhecimentos básicos e em conhecimentos específicos – 70 questões, cada uma valendo um ponto;
  • Redação – 30 pontos.

Assim, o candidato poderá obter a pontuação máxima de 100 (cem) pontos, considerando a prova objetiva e a redação.

Perceba o percentual que cada subdivisão da prova representará da nota total:

  • Módulo de conhecimentos básicos – 30 pontos (30%);
  • Módulo de conhecimentos específicos – 40 pontos (40%);
  • Redação – 30 pontos (30%).

O candidato deverá fazer, pelo menos, 35 pontos na prova objetiva. Nos próximos tópicos, falaremos um pouco mais sobre cada divisão da prova.

Conhecimentos básicos

Avançando em nosso artigo sobre como ser aprovado no concurso do TJ-RO, falaremos sobre a parte de conhecimentos básicos do edital de técnico judiciário.

Neste módulo, serão cobradas 30 questões de duas disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • História e Geografia de Rondônia.

Das 30 questões, o candidato, para não ser eliminado, precisa acertar pelo menos dez questões de conhecimentos básicos. Obviamente, os candidatos que objetivam chegar com chances reais de convocação não podem se prender em acertar o mínimo exigido.

O edital não especifica quantas questões serão de Língua Portuguesa e quantas serão de História e Geografia de Rondônia. Apostamos na divisão 25/5, ou 20/10. O que não temos dúvidas é de que Língua Portuguesa terá uma proeminência maior de cobrança.

No próximo tópico, falaremos especificamente da Língua Portuguesa.

  • Conhecimentos básicos – Língua Portuguesa

Neste tópico de como ser aprovado no concurso do TJ-RO, falaremos sobre a temida disciplina de Língua Portuguesa para a FGV. Sabemos que ela tira o sono de muita gente.

Algumas questões causam divergência até mesmo entre os professores da disciplina. Então, recomendamos que o candidato adote um estudo estratégico para a disciplina, buscando conseguir a maior quantidade de pontos possível na prova.

Nesse sentido, o tópico campeão de cobranças na banca é a interpretação de texto. E aqui, não tem jeito. Como a banca possui uma forma única de abordar os textos, o candidato só conseguirá obter um resultado satisfatório realizando muitas questões. Milhares, se possível. Só assim será possível compreender um pouco da forma de pensar da banca e de sua forma de estruturar a cobrança.

Na execução de questões, sugerimos o seguinte: faça provas inteiras de português da FGV. Em vez de filtrar por assunto, pegue uma prova e faça todas as questões da disciplina. Isso dará a visão sistêmica necessária para as provas de português da banca.

Veja esta observação que a banca sempre coloca na parte do conteúdo de Língua Portuguesa, o que corrobora o que recomendamos no parágrafo anterior: “os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o foco de sua participação na estruturação significativa dos textos.”.

Estude com afinco, também, os seguintes temas, sempre presentes em provas de Língua Portuguesa da FGV:

  • Paralelismo;
  • Tipologia Textual;
  • Diferença entre adjunto adnominal e complemento nominal;
  • Reescritura de frases.

Conhecimentos específicos

Avançando com o nosso artigo sobre como ser aprovado no concurso do TJ-RO, falaremos, agora, dos conhecimentos específicos.

O edital reserva 40 questões para este bloco, divididas nas seguintes disciplinas:

  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Civil;
  • Noções de Direito Processual Civil;
  • Noções de Direito Penal;
  • Noções de Direito Processual Penal;
  • Noções de Administração de Recursos Humanos e Gestão Pública;
  • Matemática;
  • Legislação Específica.

Assim, são nove disciplinas neste módulo. Na parte de Gestão Pública, foram incorporados temas de Administração Financeira e Orçamentária, o que nos levaria a dez disciplinas.

Dificilmente haverá uma cobrança equânime entre as dez disciplinas (o que nos levaria a quatro questões para cada). Em nosso entendimento, em um simples exercício de “achismo”, Direito Constitucional e Direito Administrativo devem receber uma maior atenção por parte da banca.

Além disso, sugerimos especial atenção ao Direito Processual Civil e ao Direito Processual Penal, por serem matérias com as quais o futuro servidor do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia lidará em seu cotidiano.

Redação para o TJ-RO

Neste tópico do nosso artigo de como ser aprovado no concurso do TJ-RO, falaremos sobre a redação a ser cobrada no concurso.

A redação valerá trinta pontos e, certamente, definirá aqueles que ficarão nas primeiras posições. Portanto, o candidato só possui uma opção para obter uma boa nota na redação: praticar!

Em seu período de estudo, é obrigatório reservar um tempo para fazer, no mínimo, uma redação até a data da prova.

Porém, não basta fazer as redações, pura e simplesmente. É imprescindível que as redações sejam corrigidas por um profissional especializado, considerando os critérios elencados no edital, para que o candidato tenha uma dimensão de como está a sua escrita, e se os pontos exigidos pela banca estão sendo atendidos.

Aqui, entra o pacote do Estratégia Concursos de correção individualizada de redações. Este pacote oferece a correção de redações dentro dos critérios da banca, o que é fundamental para o sucesso do candidato no certame.

Plano de estudos para o TJ-RO

Neste tópico de como ser aprovado no concurso do TJ-RO, apresentaremos uma sugestão de plano de estudo, tecendo algumas considerações, após.

Veja o plano sugerido:

SegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
1LPDireito CivilLPRedaçãoHistória e Geografia de RondôniaLP
2LPDireito CivilLPRedaçãoHistória e Geografia de RondôniaLP
3Direito Adm.MatemáticaDireito Const.Proc. PenalDireito Adm.Proc. Penal
4Direito Adm.MatemáticaDireito Const.Proc. PenalDireito Adm.Proc. Penal
5Gestão de pessoas e públicaDireito PenalProc. CivilLegislação específicaProc. CivilDireito Const.
6Gestão de pessoas e públicaDireito PenalProc. CivilLegislação específicaProc. CivilDireito Const.
Sugestão de plano de estudos para o TJ-RO

Perceba que as disciplinas que mais aparecem em nossa sugestão são Língua Portuguesa (LP), Direito Administrativo, Direito Constitucional, Processo Civil e Processo Penal. Isso se justifica diante dos nossos palpites de quais disciplinas representarão a maior parte da cobrança na prova.

Cada bloco representa uma hora de estudos. Assim, teríamos 36 horas de estudos semanais, uma carga horária excelente. Não colocamos o domingo, para que o candidato reserve este dia para uma breve revisão e repouso.

Cabe relembrar que este plano de estudos é uma sugestão, devendo ser adaptado à realidade de cada candidato, tanto no que diz respeito à carga horária, quanto no sentido de haver alguma matéria em que o candidato já possui conhecimento prévio, podendo ser remanejado tempo de estudo para outra disciplina que necessite.

Dicas gerais de estudo para o TJ-RO

Neste tópico do nosso artigo de como ser aprovado no concurso do TJ-RO daremos dicas gerais de preparação, muitas das quais já foram abordadas ao longo do artigo.

Conheça-as a seguir:

  1. Realizar muitas questões, de todas as disciplinas. Isso porque, como sabido, realizar questões da banca ajuda o candidato a conhecer o perfil da banca e a reforçar o conteúdo estudado. A FGV tem por hábito apresentar situações fáticas e ali encaixar o conteúdo estudado, explorando a capacidade do candidato de aplicar o conteúdo à prática.
  2. Treinar redação. Como já falamos no tópico específico sobre a redação, o candidato que planeja ser aprovado no concurso do TJ-RO deve dar a atenção necessária à redação. Já vimos muita gente boa, com boas notas nas provas objetivas, deixarem escapar a aprovação na redação.
  3. Fazer revisões. O conteúdo estudado precisa sempre ser relembrado, para evitar esquecimento. Nesse sentido, as revisões são imprescindíveis. E aqui entra o Passo Estratégico do Estratégia Concursos, material pensado para otimizar suas revisões.

Conclusão

Finalizamos o presente artigo sobre como ser aprovado no concurso do TJ-RO. Siga as dicas apresentadas aqui para direcionar os seus estudos para o concurso do TJ-RO.

Não deixe de utilizar o material teórico em PDF do Estratégia Concursos, que deve ser a base de sua preparação.

Desejamos que este resumo seja peça importante no planejamento dos seus estudos e das suas revisões, e que o ajude a conseguir a sonhada tão aprovação no concurso!

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

.

Paulo Alvarenga Pires Cavalcanti

Posts recentes

O que são as Emendas de Redação? São constitucionais?

Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…

11 horas atrás

Transtorno de Personalidade Esquizotípica para Psicólogo PC-DF

Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…

14 horas atrás

Funções Essenciais à Justiça para o STM

Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…

14 horas atrás

Concurso EBSERH: quais são os hospitais de lotação?

Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…

15 horas atrás

Transtorno de Personalidade Evitativa para Psicólogo da PC-DF

Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…

17 horas atrás

Controle de Constitucionalidade para o MPU

Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…

17 horas atrás