Executivo (Administrativa)

Como identificar um assunto no SQ para o CNU

Como identificar um assunto no SQ para o CNU

Fala, pessoal, tudo certo? Hoje veremos como identificar assunto no SQ para o CNU (Concurso Nacional Unificado)!

Portanto, o objetivo deste artigo é possibilitar que o aluno faça a correlação entre o assunto de uma disciplina do seu material de estudo e aquela que está vendo no Sistema de Questões do Estratégia Concursos.

Com isso, poderá praticar com questões especificamente voltadas ao conteúdo que estava estudando/revisando.

Para isso, vamos utilizar exemplos envolvendo as matérias de Português, Matemática e Direito Constitucional e Administrativo.

Ademais, como sabemos, o Concurso Nacional Unificado (CNU) é um certame que engloba diversos cargos e em diversos órgãos do Poder Executivo Federal, somando um total de 6.640 vagas, com salários iniciais de R$ 4.008,24 a R$ 22.921,71!

A banca escolhida foi a Fundação Cesgranrio, e vocês podem conferir os detalhes dos editais no nosso artigo sobre o CNU.

Sendo assim, vamos ver como utilizar os filtros do Sistema de Questões do Estratégia Concursos.

Primeiramente, pessoal, é importante saber identificar a existência de alguns filtros básicos no SQ do Estratégia.

Nesse sentido, é importante lembrar que, por padrão, o SQ exclui da nossa busca as questões desatualizadas, anuladas e que não possuem comentários dos professores do SQ (sem solução). Confira-se:

Portanto, o indicado, ao menos no início dos estudos, é manter esses filtros padrões, uma vez que há uma enormidade de questões atualizadas, válidas e comentadas. 

Sendo assim, o treino com essas questões a princípio “excluídas” é melhor apenas num estágio avançado dos estudos, quando já estaremos “caminhando sozinho” na resolução de questões.

Além do que já vimos acima, é importante notar que podemos filtrar questões pelos mais diversos critérios, quais sejam:

  • Pela Matéria/Assunto;
  • Pela Banca do concurso;
  • Pelo cargo ou formação específica;
  • Pela instituição ou área;
  • Pela dificuldade da questão e escolaridade do concurso;
  • Pelo ano de realização do concurso ou pela região;
  • Critérios de exclusão.

Com efeito, estes filtros, como vocês podem ver na imagem abaixo, aparecem assim que entramos no SQ (detalhe para a seta no final da linha, apontando que há outros critérios ao lado):

Já os critérios de exclusão ficam logo abaixo, bastando clicar em “Excluir da busca” que aparecerá os 09 critérios de exclusão:

Portanto, vamos, então, filtrar questões na prática?!

Pessoal, se pegarmos o edital do CNU de Português constante do Bloco 08, veremos que o conteúdo programático dessa disciplina assim consta:

LÍNGUA PORTUGUESA
1 Compreensão de textos. 2 A organização textual dos vários modos de organização discursiva. 2 Coerência e coesão. 3 Ortografia. 4 Classe, estrutura, formação e significação de vocábulos. 5 Derivação e composição. 6 A oração e seus termos. 7 A estruturação do período. 8 As classes de palavras: aspectos morfológicos, sintáticos e estilísticos. 9 Linguagem figurada. 10 Pontuação.  

Desse modo, vamos pegar, por exemplo, os tópicos “1 Compreensão de textos. 2 A organização textual dos vários modos de organização discursiva.”

Esses tópicos estão no nosso material de estudo da seguinte forma:

Veja que adequamos a descrição da Aula 12 de Português exatamente no sentido de o aluno correlacionar o que vê no edital com o seu material de estudo.

Todavia, quase nunca um edital entre bancas diversas é igual ao outro, razão pela qual a descrição das matérias no Sistema de Questões (SQ) deve ser feita de forma padronizada e, por vezes, de acordo com literatura/doutrina. 

Porém, sabemos que isso, às vezes, gera alguma dúvida na hora de filtrar questões, uma vez que aluno pode se deparar com autoindagações como:

  • Mas aonde eu acho isso?
  • Quero fazer questões sobre um assunto mas não sei em qual tópico/subtópico ele se encontra.

É o que vamos ver agora!

Pessoal, além daquilo que está descrito no edital e na descrição da Aula 12, devemos abrir o PDF completo da disciplina para que, então, possamos ter acesso ao sumário/índice:

Notem que o índice/sumário vai além da mera “compreensão de textos”, trazendo outras questões que nos ajudarão a filtrar o assunto no QC.

Feita essa consideração, vamos filtrar.

A primeira forma que temos para filtrar questões é DETALHANDO a matéria/disciplina.

Com efeito, para filtrarmos no SQ, primeiramente selecionamos a Matéria/Assunto “Língua Portuguesa (Português)”, clicando na setinha para baixo à frente da matéria (pintada de azul):

Além disso, notem que o SQ, por padrão, já abre o primeiro tópico, que, no nosso caso, é o de “Introdução à Linguística e Linguagem”. Para fechá-lo basta clicar na setinha à sua frente pintada de amarelo.

Entretanto, surge exatamente o problema que queremos enfrentar aqui, qual seja: há vários tópicos e subtópicos! Vejamos:

Nesse momento, devemos identificar o tópico que melhor se aproxima daquilo que buscamos.

Desse modo, se queremos realizar questões sobre “Compreensão de texto”, etc, o tópico que mais se aproxima disso é o de “Interpretação de Texto”

Sendo assim, vamos clicar na setinha à sua frente, que abrirá diversos subtópicos. Desse modo, voltando ao nosso índice/sumário, vemos que podemos selecionar vários desses subtópicos:

Portanto, como nosso assunto é “1 Compreensão de textos. 2 A organização textual dos vários modos de organização discursiva.”, vamos selecionar os subtópicos acima, cuja caixinha seletora ficará verde com um check✅.

Notem que, com apenas esses filtros, encontramos quase 27 mil questões:

Pronto, já selecionamos a Matéria e o Assunto que desejávamos. 

Com efeito, vamos, agora, selecionar a banca do CNU!

Igualmente, teremos que selecionar o Filtro de Banca, na mesma barra em que selecionamos a Matéria/Assunto:

Vejam que há 809 Bancas de Concurso no nosso Sistema de Questões do Estratégia Concursos.

Portanto, usaremos a barra de pesquisa logo abaixo do número de bancas que encontramos.

Como nosso concurso é o CNU, digitaremos “Cesgranrio” e, em seguida, marcaremos a caixa seletora dessa Banca:

Na sequência, notem que de 27 mil questões reduzimos para 546 questões, o que é um ótimo número sobre o assunto para treinar especificamente para o CNU:

A segunda forma que temos para filtrar questões é PESQUISANDO por ele.

Sendo assim, imaginemos que já realizamos a quantidade de questões que desejávamos sobre os assuntos “1 Compreensão de textos. 2 A organização textual dos vários modos de organização discursiva.” e agora queremos praticar questões sobre o assunto “2 Coerência e coesão”.

Para isso, excluiremos o assunto anterior do Tópico “Interpretação de Texto”, o que fará com que, automaticamente, o sistema exclua o subtópico sobre “Noções Gerais …”..

Para excluir um assunto que filtramos, basta apertar no “x” após ele.

Feito isso, ficará apenas a Banca Cesgranrio nos filtros e teremos que selecionar, novamente, a disciplina Língua Portuguesa (Português). 

No entanto, dessa vez iremos utilizar a barra de pesquisa e digitaremos o assunto do edital “Coesão e Coerência”, que automaticamente nos entregará o seguinte resultado:

Com isso, encontraremos 66 questões da Cesgranrio!

Pessoal, uma terceira e última forma de filtrarmos questões de uma aula de forma específica é clicando diretamente na Área do Aluno em “Caderno de Questões”:

Com isso, abriremos uma página no SQ de resolução de questões contendo 20 questões

Nesse sentido, embora esse recurso da área do aluno seja útil no início dos estudos, em que fazemos questões mais para reforçar o conteúdo do que para nos testar propriamente, é importante que consigamos filtrar por conta própria, pelos 02 métodos acima, haja vista que, dessa forma, conseguiremos ter contato com muito mais questões.

Agora já aprendemos os métodos para se filtrar questões, vamos filtrar questões de direito constitucional-administrativo na prática.

Com efeito, já destacamos ser possível, na mesma área em que filtramos a Matéria/Assunto, pesquisarmos os temas pela legislação!

Para visualizarmos melhor, vamos ver o edital do CNU, na parte de conhecimentos gerais de quase todos os Blocos:

5 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL
5.1 Princípios constitucionais e normas que regem a administração pública (artigos de 37 a 41 da Constituição Federal de 1988). 5.2 Estrutura organizacional da Administração Pública Federal (Decreto Lei nº 200/1967). 5.3 Agentes públicos: Regime Jurídico Único (Lei nº 8.112/1990 e suas alterações).

Vamos pegar, por exemplo, o subitem 5.1 (artigos 37 a 41 da Constituição Federal), que está assim no nosso material de estudo:

Desse modo, para encontrarmos questões sobre o assunto e vinculadas à legislação, vamos pesquisar a Constituição Federal no SQ e, na sequência, clicar nela:

Feito isso, vamos abrir o Título III e seu Capítulo VII, sem selecionar nenhum dos dois ainda, uma vez que não são todas as seções que nos interessam:

Aberto o “Capítulo VII – Da Administração Pública”, vamos selecionar as seções que correspondem àquelas da Constituição Federal que contêm os artigos 37 a 41 (Seções I e II):

Pronto, encontramos 47 questões vinculadas diretamente à CF/88!

No entanto, caso não quiséssemos filtrar as questões pela legislação e artigos específicos, poderíamos encontrar as questões pelo assunto, assim como fizemos acima com a matéria de Português:

Notem que deixamos “Das Regiões” e “Dos Militares…” de fora porque correspondem aos artigos 42 e 43 da Constituição, que não constam do edital do CNU.

Agora vamos realizar o filtro com questões de matemática, aproveitando para utilizar o filtro de pesquisa do assunto diretamente pela barra de pesquisa, sem necessidade de ir até a matéria, tópico, subtópico, etc.

Vamos pegar a primeira parte do assunto “3 Razão e proporção: regra de três simples e regra de três composta; porcentagem, juros simples e juros compostos.”, que está assim no nosso material de estudo:

Portanto, indo para o SQ, encontraremos o seguinte na barra de pesquisa:

Com efeito, notem que bastou digitar o termo que queríamos para que já fosse suficiente para acharmos tanto o tópico quanto ambos os subtópicos.

O mesmo acontece quando pesquisamos por juros simples e compostos:

Entretanto, é importante lembrar de colocarmos a banca do CNU, bem assim excluir as questões indesejadas, pelos critérios já mencionados acima.

Portanto, uma vez entendido como realizar os filtros, chegou a hora de sabermos sobre a possibilidade de se criar um caderno de solução de questões, de se criar um simulado e de apenas resolver as questões.

Vejamos a imagem abaixo:

Desse modo, percebam que na parte inferior da tela há as possibilidades que comentamos.

Vamos ver como funciona cada uma delas!

A criação de caderno tem por objetivo salvarmos aquele filtro que já realizamos para, caso queiramos, realizar novamente aquelas questões – o que ajuda bastante em revisões.

Ademais, há a possibilidade de limitar o número de questões em determinada quantidade, bem como de nomear o caderno de acordo com o assunto e concurso do momento:

Com efeito, vejam que limitamos o número de questões do caderno em 35, embora tenham aparecido 37 na busca. 

Além disso, demos o nome de “Coesão e Coerência para o CNU” para o caderno. 

Outrossim, salvamos o caderno na pasta “Início”, mas poderíamos trocar para outra pasta, conforme botão “Trocar”.

Depois, basta clicar, no menu lateral, em Cadernos/Simulados:

A criação de simulado é semelhante à de caderno, com a diferença de que se pode estipular um limite temporal para resolução das questões:

Além disso, depois que o criamos ele ficará disponível no mesmo menu dos cadernos, e terá tanto a versão com tempo quanto a versão sem tempo:

A versão sem tempo é semelhante à do caderno. Por outro lado, a versão com tempo deixa disponível uma contagem regressiva no topo da página.

Por fim, a resolução de questões, por si só, fica disponível em “Ver Questões”, função esta que mostrará todas as 37 questões do nosso exemplo.

Além disso, na página de resolução podemos alterar o tamanho da letra, conferir os atalhos disponíveis no teclado, definir quantas questões aparecerão por página e organizá-las da mais recente para a mais antiga, ou vice-versa:

Portanto, pessoal, esse foi nosso breve resumo sobre como identificar assunto no SQ para o CNU (Concurso Nacional Unificado)!

Por fim, como dissemos acima, não deixe de conferir nosso artigo sobre o Concurso Nacional Unificado, no qual destrinchamos todos os Blocos do concurso, bem assim os cargos e respectivas vagas disponibilizadas.

No mais, desejamos uma excelente prova a todos!!

Quer saber quais serão os próximos concursos?

Confira nossos artigos!

Confira os concursos públicos abertos

Concursos 2024

Assinatura de Concursos

Ademais, além deste artigo sobre Como identificar um assunto no SQ para o CNU, confira:

Assinatura de 1 ano ou 2 anos ASSINE AGORA

Agora, confira as vagas e oportunidades dos concursos 2024 navegando através do índice abaixo:

Concursos e vagas previstas para 2024:

Ademais, além deste artigo sobre Como identificar um assunto no SQ para o CNU, confira:

Veja também: Concursos Abertos

Quer saber tudo sobre os concursos previstos? Confira nossos artigos completos:

Ademais, além deste artigo sobre Como identificar um assunto no SQ para o CNU, confira:

Frederico Tadeu Borlot Peixoto

Analista Judiciário - Área Judiciária do TRF da 4ª região; ex-Técnico Judiciário - Área Administrativa do TRF da 3ª região (8º lugar); Aprovado em 3º lugar como Analista em Gestão Previdenciária (SPPREV); e em 2º lugar como Assistente de Aluno (IFES). Ex-militar estadual na PMES. Bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Administrativo.

Posts recentes

Concurso ANPD autorizado para temporários! 213 vagas

Novo edital de concurso para temporários da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) autorizado!…

16 minutos atrás

Confira o resultado final do concurso TRF 2!

O resultado final e a classificação prévia do concurso TRF 2 (Tribunal Regional Federal da 2ª…

27 minutos atrás

Concurso MPU: FGV é a banca! Edital a qualquer momento

ATENÇÃO! O Ministério Público da União (MPU) pode divulgar seu edital de concurso público a qualquer…

52 minutos atrás

Concurso MPU: mudança na comissão! Confira

Nova movimentação referente ao concurso MPU (Ministério Público da União): comissão atualizada! A novidade consta…

1 hora atrás

Concurso Jardim Botânico: edital retificado! Inscrições prorrogadas

Atenção, Coruja! Consta em publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 18 de novembro,…

1 hora atrás

Concurso ADEMA SE: divulgada a classificação preliminar

Foi divulgado resultado e a classificação preliminar do concurso da Administração Estadual do Meio Ambiente…

1 hora atrás