Jurídico

Como Estudar Por Resolução De Questões

A técnica da resolução de questões foi eleita uma das mais efetivas, junto com a prática distributiva (que é aquela onde você estuda várias disciplinas em um mesmo dia) e é a que eu utilizo com os meus alunos do Programa de Coaching do Estratégia.

Mas muitos concurseiros ACHAM que OS EXERCÍCIOS SERVEM APENAS PARA TESTAR os conhecimentos aprendidos em aula ou após a leitura de um material em pdf do Estratégia Concursos.

É COMUM os candidatos realizarem estas questões de modo automatizado, como se tentassem se livrar do assunto de uma vez por todas. Mas na realidade, OS EXERCÍCIOS POSSUEM FUNÇÕES DIFERENCIADAS E MUITO IMPORTANTES. Vejamos algumas formas de utilizar de forma assertiva os exercícios!

Materiais de qualidade

Os exercícios sempre apresentam situações práticas e similares ao que será exigido nas provas e de que forma será exigido. Desta forma, acredito que o primeiro passo quanto aos exercícios é adquirir materiais de qualidademateriais de qualidade SÃO SEMPRE UM INVESTIMENTO e NUNCA UM CUSTO – e conhecer bem as bancas organizadoras, que NÃO COSTUMAM ficar inventando novas questões, muitas vezes elas pegam questões de provas anteriores e cobram o mesmo tema em novas provas mudando pouca coisa no enunciado.

Com isso, você vai ver o padrão de escrita entre a pergunta feita pela banca e a resposta. ISSO É FUNDAMENTAL para você se familiarizar com estilo da sua banca.

Logo, os materiais adquiridos DEVEM SER DESENVOLVIDOS com pauta específica no concurso a ser realizado – CADA BANCA TEM UM ESTILO PRÓPRIO para compor as questões e critérios de disciplinas.

Utilize os exercícios na hora de realizar a revisão do conteúdo

A REVISÃO é uma etapa de estudo MUITO IMPORTANTE na sua preparação para concurso público e há muitas formas de efetuar esta fase – resumos, mapas mentais, flashcards e, por que não, exercícios. Inclusive eu falo mais detalhadamente sobre a importância da Revisão no vídeo que eu gravei para o meu canal do Youtube:

Como a revisão deve ocorrer de modo cíclico, para garantir que haja mais condições de memorização – já falamos sobre este assunto desta matéria – clique aqui e saiba mais sobre os processos de revisão, UTILIZE OS EXERCÍCIOS (JÁ REALIZADOS OU NÃO) COMO INSTRUMENTO DE REVISÃO.

Exercícios como termômetro de aprendizagem

OS EXERCÍCIOS TAMBÉM SÃO IMPORTANTES para verificar os conteúdos aprendidos. Ao invés de ter uma postura de realizar estas questões de modo automático, sem comprometimento e muitas vezes negligenciando esta etapa de estudo, utilize-as para verificar o que foi ou não aprendido. NÃO DEIXE DE REALIZAR nenhum exercício por dúvida ou incompreensão – aproveite e retorne deste ponto para compreender o que não foi entendido.

Utilize os enunciados (sem as alternativas) como base para a memorização

Outra forma de praticar a memorização (seja durante a revisão ou em outro momento) é utilizar os enunciados sem ver as alternativas. Pode ser em questões realizadas ou ainda não completadas. Esta técnica funciona como flashcards, em que há perguntas ou afirmações e o candidato deve saber a resposta. O INVERSO TAMBÉM PODE OCORRER: a partir da resposta correta, o candidato deve saber o enunciado. Veja como os exercícios podem ser utilizados de várias maneiras.

Utilize os exercícios como meio de leitura

NEM SEMPRE É POSSÍVEL estudar através de textos longos e complexos. Em outros casos, a leitura já foi realizada, mas na hora de revisar, o candidato prefere outros meios, como os exercícios. NÃO PODEMOS DEIXAR DE LEMBRAR que o conteúdo dos exercícios pode render uma leitura produtiva.

Quando eu falo sobre estudar por meio da resolução de questões, NÃO FALO APENAS em pesquisar provas na internet e resolvê-las em casa. É claro, ISSO TAMBÉM VAI TE AJUDAR BASTANTE.

O ideal, para você extrair ao máximo dessa técnica, é simular também o ambiente da prova, estipulando um tempo máximo e se proibindo de conferir o gabarito em caso de dúvida. Inclusive com reserva de tempo para a marcação do cartão resposta.

Inverta a ordem: questões primeiros e leitura do conteúdo depois

OUTRA MANEIRA DE UTILIZAR DE MODO ASSERTIVO OS EXERCÍCIOS é tentando resolvê-los antes mesmos de estudar o conteúdo, ou seja, o texto base. Isso faz com que você teste seus conhecimentos prévios.

Talvez você esteja se perguntando: como assim, ir direto para a resolução de questões? Pode parecer estranho, mas alguns aprovados já estudaram por esse método que pode inclusive ajudá-lo a organizar de maneira eficiente os seus estudos e a PERCEBER QUAIS SÃO AS SUAS DIFICULDADES em determinados assuntos ou disciplinas.

Para ter essa percepção, faça o registro e acompanhe o seu desempenho na resolução das questões. CASO NÃO TENHA ou NÃO SAIBA como montar uma planilha de controle de desempenho, DEIXE UMA MENSAGEM aqui ou em alguma das minhas redes sociais que envio por e-mail.

Sobre esta técnica, você pode ver este vídeo sobre como estudar por resolução de questões:

No entanto, PODE ACONTECER de você praticar, praticar e praticar e NÃO CONSEGUIR acertar nenhum exercício ou ir mal nos simulados. Ou, se acertar, pode ser que mesmo assim O CONTEÚDO AINDA NÃO ESTEJA MUITO CLARO ou que você tenha acertado muitas questões no chute.

Nesses casos, uma boa ideia seria iniciar essa técnica – como estudar por resolução de questões – com exercícios que venham com gabaritos comentados por professores, e não só com o gabarito. Assim, você pode estudar a teoria e tirar as suas dúvidas enquanto faz os exercícios.

Ainda assim, NÃO DESCARTE TOTALMENTE o método tradicional de estudos. Se você perceber que está cometendo muitos erros e que não está conseguindo evoluir e se adaptar a essa metodologia, NÃO HESITE EM PEGAR A TEORIA.

Como os exercícios podem entrar na sua rotina de estudo?

Como você pode ver acima, as questões podem ser utilizadas em diferentes momentos da sua preparação para concurso público – antes dos estudos por textos e conteúdos, depois destas leituras, como fonte de leitura rápida dos assuntos, como meios de memorização e revisão, como forma de mensurar os resultados alcançados com seus estudos, etc.

O modo como você insere os exercícios em seus estudos é algo muito pessoal e DEPENDE DO PLANEJAMENTO QUE VOCÊ FIZER. Mas O IMPORTANTE É QUE NÃO SEJAM NEGLIGENCIADOS!!!

Forte abraço e bons estudos!!!

  

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

PS. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: A Importância Da REVISÃO Na Preparação Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou da matéria? Como você utiliza os exercícios em sua rotina de estudos? Deixe um comentário!

 

Thiago Cabral

Ver comentários

  • Bom dia, Thiago

    Gostei muito destas dicas será que poderia me enviar esta planilha de desempenho, muito interessante.

    Grande abraço,

    Oséias

  • Muito bom! Deixo aqui meu testemunho de que a resolução de questões sempre foi a parte principal dos meus estudos. Muitas vezes prefiro ir logo resolver questões comentadas, antes mesmo de ler algo do conteúdo, e percebi que funciona muito bem pra mim. Por ali mesmo eu já vejo a teoria. É um método bastante pragmático, excelente principalmente para quem trabalha o dia todo, tem compromissos em casa, etc., ou seja, praticamente todos nós. Indo direto ao ponto se economiza muito tempo, além de ser sempre possível, a qualquer momento, utilizar o material teórico para aprofundar algum tópico, o que acontece quando ficamos em dúvida quando ao porquê do gabarito de alguma questão.

    • Boa noite Luciana...muito obrigado pelo seu relato. Perfeito!!!
      Siga firme. Boa semana e bons estudos!!!

  • Bom dia professor, tem como você enviar uma planilha de controle de desempenho de questões pro meu e-mail?
    obrigado.

  • Professor, parabéns pelo seu trabalho!
    Acompanho seus artigos os quais são muito enriquecedores e nos ajudam a adotar as melhores técnicas nesse mundo dos concursos.

  • Excelente texto, prof. Thiago Cabral! Em sua opinião, considerando sua exitosa experiência como aprovado e coach em concursos de alto nível, qual é a porcentagem de acertos que um concursando deve manter, como mínimo, em uma bateria de exercícios de determinada matéria? Obrigado,

Posts recentes

Concurso UFPB: 116 VAGAS; provas em 9/2!

Os candidatos do concurso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) serão avaliados por etapas objetivas…

10 minutos atrás

Concurso MP RJ: FGV é a banca oficial!

O concurso do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP RJ), está com a banca…

16 minutos atrás

Concurso Sefaz DF: edital autorizado com 265 vagas!

O concurso Sefaz DF (Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal) está oficialmente autorizado.…

25 minutos atrás

Concurso Paraisópolis: 64 vagas; provas em fevereiro

Estão encerradas as inscrições do concurso público da Prefeitura de Paraisópolis, município no estado de…

30 minutos atrás

Concurso SEAS CE: UPA é a banca; 145 VAGAS!

O concurso SEAS CE (Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará), está com a banca…

32 minutos atrás

Concurso Camaquã RS: prova para Biólogo em janeiro

O concurso público da Prefeitura de Camaquã, município de Rio Grande do Sul, encerrou as…

41 minutos atrás