Confira como estudar para Investigador e Papiloscopista da PC-PR nessa reta final com base no perfil da banca examinadora.
Olá, futuro Policial Civil!
Dando continuidade às dicas sobre o concurso da Polícia Civil do Estado do Paraná que se avizinha, chegou a hora de falarmos sobre como estudar para Investigador e Papiloscopista da PC-PR nessa reta final.
Não deixe de conferir nossa nossas dicas tangentes ao cargo de Delegado de Polícia desse mesmo certame.
Pois bem, primeiramente, vale lembrar que o certame oferece um total de 400 vagas de provimento imediato, distribuídas entre os seguintes cargos:
A banca examinadora é o Núcleo de Concursos da UFPR (NC – UFPR) e todos os detalhes do concurso podem ser conferidos no edital.
A prova preambular objetiva e a prova de conhecimentos específicos do concurso estão previstas para ocorrerem na mesma data, qual seja, 26/07/2020. Sendo assim, o momento é de se intensificar a preparação.
Vamos trazer algumas informações para orientá-lo sobre como estudar para Investigador e Papiloscopista da PC-PR nessa reta final.
Nunca é demais lembrar que o estudo para concursos deve ser enfrentado como uma maratona completa, e não uma corrida de 50 metros. Significa dizer que o concursando (atleta) deve manter-se em bom ritmo durante a preparação, que leva algum tempo, mas sem queimar todas as energias no início.
E nesse passo, como toda maratona chega a seus últimos metros, momento de dar o sprint final, a preparação para concursos também alcança o ponto em que se faz necessário intensificar os estudos para conquistar a pontuação que vai garantir a aprovação.
Temos na publicação do edital o marco que anuncia a esse momento de “dar o último gás” para alcançar o objetivo.
Pois bem, o candidato que vinha estudando para concursos da área policial deve agora ter como alvo seu próximo desafio, o concurso da Polícia Civil do Paraná, adaptando sua preparação às peculiaridades desse certame.
Dito isso, é necessário entender uma verdade: o estudo rotineiro para concursos não deve ser pautado na mesma estratégia que a preparação de reta final, ou seja, após a publicação do edital, com a iminência da realização das primeiras fases do certame, é necessário adotar planejamento diverso e mais intenso.
São diversas as técnicas que podem ser empregadas na preparação de reta final. Vamos focar naquelas que melhor se aplicam ao concurso para Investigador e Papiloscopista PC-PR.
O planejamento deve ser pautado em dois pilares:
Da mesma forma como alertamos quando da análise do concurso para o cargo de Delegado, não podemos nos basear no último certame de Investigador e Papiloscopista PC-PR devido ter se realizado há bastante tempo, não servindo mais de parâmetro para o atual concurso.
Ambas as etapas se realizarão em mesma data, somando-se o total de 100 questões, distribuídas da seguinte forma:
Vamos apresentar dados que irão lhe ajudar na elaboração do seu planejamento final, indicando como estudar para Investigador e Papiloscopista da PC-PR.
Mas vale sempre o alerta! Não é indicado estudar apenas os assuntos mais cobrados, bem como somente as disciplinas que contemplam maior número de questões.
Um erro fatal cometido por muitos alunos é entender essa espécie de análise como uma orientação para estudar apenas os temas mais cobrados, ignorando os demais.
A experiência na observação de concursos nos faz perceber que, em verdade, as disciplinas consideradas periféricas pela maioria têm se mostrado decisivas quanto à aprovação ou reprovação, sobretudo em fases de questões objetivas.
Portanto, entenda: ter conhecimento dos assuntos mais cobrados, indicativos de uma tendência, é extremamente importante para o candidato traçar seu planejamento estratégico na reta final.
Conhecer seu “oponente” – banca examinadora – antes da batalha é estratégia indispensável.
Entretanto, não se iluda pensando que estudar apenas as disciplinas com maior número de questões e assuntos mais cobrados será suficiente para sua aprovação!
Será estruturada da seguinte forma:
Língua Portuguesa foi objeto de cobrança dos últimos concursos aplicados pela banca NC – UFPR permitindo-nos traçar um perfil atualizado dos examinadores dessa disciplina.
Vale lembrar que os dados obtidos indicam uma forte tendência do a banca mais tem “gostado” de cobrar, não significando que essa realidade se repetirá no concurso da PC-PR.
Inobstante, esses dados foram obtidos através das provas aplicadas pela NC – UFPR nos anos de 2018 a 2020. Portanto, nos oferecem um diagnóstico bastante considerável.
A disciplina de Informática também tem sido cobrada nos últimos concursos da NC – UFPR, entregando-nos dados suficientes para traçar o “perfil” da banca de maneira mais fidedigna.
Vejamos os índices de cobranças mais recentes:
Em análise às últimas provas elaboradas pela banca NC – UFPR, percebe-se que o conteúdo de Raciocínio Lógico é bastante rico, sendo objeto frequente de cobrança pela banca.
Nesse cenário, a dica é que se dê uma atenção especial nos estudos de Raciocínio Lógico.
Vamos aos índices:
Essa etapa seguirá a seguinte estrutura:
Vamos à análise das disciplinas.
Analisando estritamente os assuntos elencados no edital, cobrados nos últimos certames elaborados pela NC – UFPR, temos os seguintes índices:
Atenção! Analisando os assuntos que serão cobrados no concurso de Investigador e Papiloscopista da PC-PR de forma estrita, observamos que nos últimos certames elaborados pela banca examinadora NC – UFPR, apenas alguns pontos caíram em provas recentes. Vejamos:
Isso não significa que você deve estudar apenas esses assuntos.
O conteúdo programático de Noções de Direito Constitucional é consideravelmente mais extenso e a probabilidade de serem cobrados assuntos que estão no edital e que não apareceram nos últimos concursos da banca é grande.
No tocante à disciplina de Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Legislação Penal Especial, não há como traçarmos um perfil atualizado dos examinadores da banca NC – UFPR, pois tais disciplinas não foram cobradas nos certames organizados pela banca em tempos recentes.
Analisar provas muito longínquas torna-se um tanto temerário nesse cenário, pois essas provas já não indicam mais as características atuais da banca e de seus examinadores (possivelmente já substituídos).
Portanto, a dica é que se estude essas disciplinas pautando-se nos assuntos que mais têm relação com as carreiras Policiais, mormente as de Investigador e Papiloscopista, conforme orientação dos professores do Estratégia.
Ademais, treine com questões de concursos mais recentes que cobraram tais disciplinas.
Ainda do conteúdo da prova de conhecimento específico, o candidato para os cargos de Investigador e Papiloscopista da PC-PR terá de elaborar texto dissertativo-argumentativo sobre tema atual.
Conforme a própria definição dada pelo edital, em se tratando de cobrança sobre “tema atual”, analisar os temas anteriormente cobrados pela banda NC – UFPR de nada adiantaria.
Todavia, perceba que a pontuação atribuída à fase discursiva é riquíssima – 30% da pontuação desta etapa do concurso está aglutinada nessa prova.
Portanto, foque nos temas indicados pelos professores do Estratégia Concursos, especialistas atualizados e acostumados a cravarem os temas de provas discursivas de concursos públicos.
PACOTE TEÓRICO + PASSO ESTRATÉGICO PC-PR
INVESTIGADOR E PAPILOSCOPISTA
Se você está se preparando para o concurso da Polícia Civil do Paraná, não deixe de conferir os cursos de reta final do Estratégia.
Lembre-se: com Estratégia e dedicação, a aprovação é questão de tempo!
Boa prova!!!
Rafael Gomes
Delegado de Polícia Civil
Instagram: @rafael.sgomes
Assinatura Anual Ilimitada
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada
Fique por dentro de todos os concursos:
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
Ver comentários
Excelente texto.