Olá, pessoal.
Mais uma vez é uma satisfação estar aqui com vocês. Hoje iremos conversar sobre dois excelentes concursos que estão na praça: Agente da PF e Escrevente do TJSP. Tenho recebido muitos e-mails e perguntas no fórum questionando qual seria o melhor método para se estudar Atualidades para tais concursos. Como as bancas são diferentes, irei abordar separadamente cada um deles. Vamos lá:
* Agente da PF
O Cespe, em geral, costumar cobrar questões que envolvem concomitantemente o conhecimento do fato e seu entendimento histórico. Portanto, nesse concurso, não basta saber o que aconteceu, devemos também compreender. Muitas questões do Cespe envolvem análise crítica e certo conhecimento conceitual, pois é comum que haja questões sobre globalização, neoliberalismo, regionalização, conflitos étnicos, migrações, demografia, urbanismo, desenvolvimento sustentável, matriz de energia, matriz de transporte, blocos econômicos etc. Dessa forma, é fundamental que o candidato conjugue conhecimento factual e crítico.
Para que vocês possam gabaritar uma prova de Atualidades dessa banca, é interessante que adquiram tanto meu curso teórico quanto o meu curso de questões. No primeiro, abordaremos os principais aspectos de nossa disciplina tanto na teoria quanto em questões de concursos anteriores. Nesse curso, todos os conceitos serão apresentados, bem como os mais importantes fatos da atualidade e suas vinculações históricas. Já no curso de questões, apresentarei apenas questões inéditas que explorarão mais especificamente os temas que estão “bombando” no momento. Àqueles que quiserem se aprofundar recomendo a leitura do Guia de Atualidades para Vestibular da editora Abril, da revista Le Monde Diplomatique e de sites ou jornais impressos de veículos como O Globo, Folha de SP, Estadão, Carta Capital ou BBC Brasil. Não há, na nossa disciplina, para esse concurso, necessidade da leitura de livros específicos.
* Escrevente do TJSP
A banca Vunesp tem estilo bastante diferente do estilo do Cespe. Para a Vunesp, o que importa é o conhecimento do fato. Quando há necessidade de contextualização, ela é bem mais superficial do que quando isso ocorre no Cespe. A Vunesp tem um estilo de cobrança que se assemelha ao da FCC. Questões diretas, objetivas e muito factuais dão o tom da prova. É fundamental que vocês adquiram meu curso teórico, uma vez que nele abordaremos os assuntos mais importantes de 2014 (conforme pede o edital). Neste curso não perderemos tempo falando de todos aqueles tópicos conceituais (como, por exemplo, globalização e neoliberalismo), pois a banca não se preocupa com esse conhecimento. Para esse concurso, apresentaremos os fatos mais relevantes e tudo o que vocês precisam saber sobre eles. Claro que haverá contextualizações históricas e análises críticas, mas isso é apenas para que vocês possam compreender melhor a matéria. Ao fim do curso, apresentarei um simulado cheio de questões inéditas, de modo que abordaremos uma gama riquíssima de assuntos.
Por fim, apresento ainda uma lista de assuntos fundamentais para os que enfrentarão provas de Atualidades:
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, crítica ou sugestão mandem para profrodrigobarreto@gmail.com
Se quiserem conversar comigo, me add https://www.facebook.com/ro.sousabarreto
Conheçam meus cursos de atualidades para concursos: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/rodrigo-barreto-3260/
Abraços,
Rodrigo Barreto
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…