Estrategianos, tudo bem com vocês?
O que vocês acharam do tema que caiu na prova do concurso do MP-PE, organizado pela FCC? Eu, particularmente, fiquei muito feliz, porque é um tema que eu trabalhei no curso de Ciências Humanas para Redação e é delicioso de dissertar e argumentar :)
Vocês já sabem que é uma particularidade da FCC cobrar temas filosóficos e sociológicos, por meio de textos motivadores curtos e profundos. Então, vamos analisar os trechos de comando:
I: “O mundo simbólico se amplia diariamente. A maior parte dos fenômenos, sejam de natureza política, econômica, social ou cultural, faz em parte de um registro contínuo do homem. Também é reinvenção da realidade por meio dos textos literários amplia o nosso próprio mundo simbólico, desenvolve nossa capacidade de comunicar e criticar, enfim, é um ato contínuo de recriação e invenção”(Fonte: Carla Caruso, Educação Uol).
Análise: é um texto que traz uma análise positiva da leitura de literatura, ressaltando as características de comunicar e criticar.
II: “Podemos constatar que a literatura não tem hoje o papel que tinha no século XIX. Apesar do número enorme de romances publicados, poucos são os que remodelam a imagem do indivíduo e da comunidade. […] A literatura oferecia uma capacidade de alargar as formas de percepção do mundo e da comunidade, ela agia sobre a visão e o sentimento de praticamente qualquer um. Hoje não mais”. (Fonte: Ranciére, Revista Cult).
Análise: diferente do primeiro texto, já tem um tom mais crítico e de desconfiança de que a literatura cumpra as funções de percepção do mundo e da comunidade – uma análise filosófica mais cética. Detalhe: quem é meu aluno sacou na hora a fonte, né? Lembra que eu recomendo a Revista Cult para vocês em nossos cursos de discursivas para a FCC? rsrs
A partir dos textos de suporte acima, temos as seguintes possibilidades argumentativas:
Para o primeiro parágrafo argumentativo (diálogo com o texto II):
a) Há uma concorrência com outras produções, especificamente aquelas audiovisuais do século XX (Rádio, Cinema e Televisão). Diminui o interesse pela literatura.
b) A literatura segue a lógica instrumental capitalista (aplicar o conceito de Indústria Cultural dos filósofos Adorno e Horkheimer).
Para o segundo parágrafo argumentativo (diálogo com o texto I)
a) A literatura vem conquistando novos espaços, principalmente por tratar de dilemas humanos (biblioterapia, leitura nos suportes virtuais, literatura juvenil crescente).
Amanhã, às 15h, irei realizar uma live no meu canal do YouTube (Professor Raphael Reis) comentando esse tema e também vou aproveitar para analisar os temas do concurso do SEAD-AP, os quais até o momento ainda não consegui ter acesso aos textos motivadores. Porém, segundo o contato de alunos os assuntos versaram sobre depressão (técnico) e sobre o Museu Nacional (analista). Este último tema foi sugerido em artigo que publiquei sobre os potenciais temas para a FCC. Confira o artigo:
Redes Sociais:
YouTube: Professor Raphael Reis
Instagram: @profraphaelreis
Telegram: t.me/profraphaelreis
Quer mandar bem na redação da FCC? Confira o curso de Ciências Humanas para Redação
Estão abertas as inscrições para o concurso GCM Chorozinho, prefeitura localizada no estado do Ceará,…
Quer interpor recursos contra os gabaritos do concurso ISS Cuiabá para o cargo de Auditor…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso ICMBio: resolva questões sobre o conteúdo…
Neste artigo você encontrará um resumo de Transtorno de Ansiedade Social para o cargo de…
Olá corujas! O corrente artigo aborda um tema fundamental e muito cobrado em provas de…
A Prefeitura Municipal de Chorozinho, no Ceará, publicou quatro editais do seu mais novo concurso…
Ver comentários
Olá, Professor. Poderia comentar o tema da redação para nível superior (analista)? Achei bem mais filosófico e desafiador. Grata :)