Estrategianos, tudo bem?
Aqui é o Professor Raphael Reis, do Núcleo de Redação do Estratégia Concursos. Trabalho também com as disciplinas de Filosofia, História e Sociologia.
Fiz este vídeo para comentar o tema de redação do concurso do TRF-5, cargo de analista, organizado pela Fundação Carlos Chagas.
Quer entrar em contato comigo?
Siga-me nas redes sociais: Facebook, Instagram (profraphaelreis) e YouTube.
Se quiser receber dicas, sacadas e materiais gratuitos, cadastre seu e-mail na minha lista de e-mail.
Conheça nossos cursos: |
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…
Ver comentários
Professor, parabéns pelo artigo comentando o tema das provas de Analistas.
Sobre o tema da prova TJAA, você irá fazer um vídeo comentando também?
Gostaria que fizesse.
Vinícius
Olá, Vinícius! Boa noite.
Deixa comigo: vou gravar o vídeo :) Obrigado por acompanhar o meu trabalho.
Abs
Prof Rafael reis, nesse tema da prova discursiva de analista do TRF 5, pode-se utilizar as idéias de:
1-multiculturalismo, Stuart Hall
2-fragmentação das identidades e culturas nacionais devido ao recrudescimento da globalização na pós-modernidade, Antony Giddens
3-Mistofobia e ausência de alteridade, de Zygmunt Bauman
Por gentileza, poderia comentar o tema da prova discursiva de técnico do TRF 5?
Link para download da prova: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fcc-2017-trf-5-regiao-tecnico-judiciario-area-administrativa
Aguardo resposta
Abraços
Tadeu
Tadeu, boa noite!
O seu caminho argumentativo, a meu ver, está totalmente correto. Só faço uma observação sobre o ponto 3: esses conceitos não são do Bauman não - pelo menos não me recordo de nenhuma obra que li ele desenvolvê-los.
Já baixei a prova de técnico e vou programar a gravação de um vídeo para comentar o tema que envolve ciência e desenvolvimento.
Grande abraço!
Acho que tomei bomba na redação, professor!
Embora tivesse pensando na cultura de inicio, como o texto motivador fala sobre a cultura ter mudanças e o segundo texto fala de algo a ser ameaçado, pensei que o tema fosse algo ligado a diversidade de opinião.
Pois a diversidade de opinião é que dá a entender que aquilo que o outro pensa é algo que ameaça uma nação em ordem e essa diversidade forma diversas nações e culturas.
Mas vou treinar mais!
Olá, Estefano! Boa noite.
Puxa, você acabou confundindo diversidade cultural e alteridade (mais no sentido cultural e de identidade cultural) com a diversidade de opinião. Dependendo de como você articulou as ideias, talvez, pode ser penalizado sem ser atribuída uma nota de fuga ao tema que seria zero.
Qualquer coisa, estou à disposição.
Abraços
Professor Raphael, eu me engane, o termo correto é mixofobia
A mixofobia é o típico medo de se envolver com estrangeiros, o diferente, o desconhecido. Este medo é alimentado por discursos vazios e demagogos que passaram a ganhar notoriedade nos meios social e político contemporâneos.
o livro de Zygmunt Bauman que fala sobre isso é MEDO LÍQUIDO
Olá Tadeu!
Ótimo. Esse livro eu ainda não li - já coloquei aqui na lista =)
Professor, excelente seu comentário sobre o tema, sempre adquiro os pacotes do estratégia para as provas objetivas, mas no concurso do TRF5 cometi o pecado de não fazer esse curso de redação...na minha redação falei dos costumes, ritos, herois (...) como forma de influenciar o comportamento humano, inclusive citei Zygmunt Bauman que defendia a ideia de sociedade "líquida" que molda o comportamento humano com base nas "tendências" e o "outro" como indivíduo diferente do grupo seria discriminado. Pelo que entendei fugi totalmente da proposta de redação da banca, certo?
Olá, Vagno! Boa noite.
Primeiramente, agradeço em nome do Estratégia pela confiança em nosso trabalho. Para fazer uma análise mais profunda seria necessário ler sua redação na íntegra. Pelo o que você colocou, você não fugiu totalmente não. Falar que costumes, ritos e herois influenciam o comportamento humano procede, visto que isso está no entendimento mais amplo de cultura. Eu sou suspeito de falar sobre o Bauman, porque é um dos autores que eu mais gosto, além de trabalhar nos cursos de redação que atuo. O termo de sociedade líquida é bem plástico e pode ser aplicado em muitos objetos de estudo. Se você conseguiu apontar que essa ausência da alteridade (reconhecer o outro, respeitar o outro) ganha maior destaque na sociedade líquida, procede - discorrer também sobre as consequências disso. Ao utilizá-lo posso garantir que o examinador fica mais atento ao ler o argumento rsrs
Espero que você tenha ido bem e qualquer estou à disposição.
Abs