Como era de se esperar, a FCC priorizou o conhecimento do texto de lei. Tivemos questões envolvendo o Código Eleitoral, a Lei das Eleições, a Lei dos Partidos Políticos e a Lei nº 6.091/1974, que trata do fornecimento gratuito de transporte em dias de eleição a eleitores residentes nas zonas rurais.
Não identificamos possibilidade de recurso nas questões de Direito Eleitoral. Foi uma prova singela, que pode ser bem resolvida com o conteúdo que tratamos em nosso curso.
Baixem pelo link abaixo os comentários à questão.
COMENTÁRIOS À PROVA DE TJAA – TRE/RR – 2015
O material serve também àqueles que estiverem estudando para os diversos concursos para o TRE previstos para os próximos meses.
Aproveito para informar que estamos iniciando um Curso Regular com vídeo-aulas que iniciará ainda neste mês. Caso haja interesse confira o link abaixo.
CURSO REGULAR DE DIREITO ELEITORAL – COM VÍDEO AULAS
https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/curso-regular-de-direito-eleitoral-com-videoaulas-6216/
Bons estudos a todos!
Ricardo Torques
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Cromínia, no estado de Goiás.…
O Ministério da Gestão e da Inovação - MGI divulgou na última quinta-feira (21) o…
Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o resumo sobre os Aspectos na…
A Procuradoria-Geral do estado do Ceará definiu a Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE) como…
A Procuradoria-Geral do estado do Ceará, PGE CE, definiu nesta sexta-feira, 22 de novembro, a…
Com banca organizadora já contratada, o novo edital do concurso da Secretaria Municipal de Controle…
Ver comentários
professor o prazo para a escolha de substituto nas eleições proporcionais é de até 20 dias ou 60 dias antes do pleito?
§ 3º Nas eleições proporcionais, a substituição só se efetivará se o novo pedido for apresentado até sessenta dias antes do pleito.
art. 3º da Lei nº 12.891/2013, que altera a redação deste parágrafo para: "§ 3º Tanto nas eleições majoritárias como nas proporcionais, a substituição só se efetivará se o novo pedido for apresentado até 20 (vinte) dias antes do pleito, exceto em caso de falecimento de candidato, quando a substituição poderá ser efetivada após esse prazo."
Na sua correção tem dizendo que até 60 dias antes do pleito nas
eleições proporcionais!!
Caro Professor Ricardo, o edital dispõe que não serão contempladas nas questões as mudanças na legislação posterior à publicação do edital, que se deu em 9/9/2015.
Assim, as mudanças da Lei 13.165/15, de 29 de setembro de 2015, já conhecida como reforma eleitoral, não poderão ser objeto das questões objetivas, correto?
Parece-me óbvio, mas grupos nas redes sociais comentam que "estudem, pois tudo pode acontecer", trazendo um pouco de ansiedade.
E há diversas mudanças que devem ser memorizadas, não sendo questão apenas de raciocínio, demandando um tempo precioso nesta fase final de revisão.
Agradeço a atenção.