Concursos Públicos

Comentários à prova de História – Soldado – PM/SP

Olá meus queridos alunos,

Segue o meu comentário sobre a prova de Conhecimentos Gerais – História Geral e História do Brasil, para o Concurso de Soldado da Polícia Militar de São Paulo.

Foram 04 questões. Dentre elas, 02 questões eram de História Geral e 02 de História do Brasil.

As questões versaram sobre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, sobre o governo Vargas e a Ditadura Militar.

Duas dessas questões não eram difíceis para quem estudou adequadamente pelo nosso curso. Em uma das questões (questão 32) a Banca fugiu do padrão esperado para um concurso da PM para o nível médio, e outra questão (questão 34) exigia um conhecimento mais aprofundado de História, de concurso de nível superior.Para comentar as questões, estou utilizando a Versão 4:

 

31 – Ao final da Guerra Franco-Prussiana (1870-71), em que o exército francês havia sido derrotado e o imperador Napoleão III, feito prisioneiro, o chanceler da Prússia, Otto von Bismarck, proclamou, em pleno Palácio de Versalhes, a existência do II Reich, o Império Alemão. Quase meio século depois, a França escolheria esse mesmo cenário para a ratificação do Tratado de Versalhes, que extinguiu o Império Alemão, pôs fim à Grande Guerra e, segundo muitos, deu origem à Segunda Guerra Mundial.

(ARARIPE, Luiz de Alencar. “Primeira Guerra Mundial”. Em: MAGNOLI, Demétrio (org.). História das Guerras. São Paulo: Contexto, 2006. Adaptado)

Entre as tensões relacionadas ao Império Alemão que contribuíram para a eclosão da Primeira Guerra Mundial, é correto identificar

(A) as tensões nacionalistas na região dos países bálticos, o conflito com a Bélgica pelo acesso ao mar do Norte e os impasses diplomáticos com a Holanda.

(B) a disputa com a Áustria-Hungria pelo acesso ao Mediterrâneo, o embate imperialista com a Itália por territórios na África e o problema de fronteira com a Polônia.

(C) a concorrência militar e industrial com a Inglaterra, as disputas territoriais com a França e as rivalidades com o Império Russo na região dos Bálcãs.

(D) o embate com a Sérvia na fronteira oriental, a disputa territorial com a Suíça ao sul e a concorrência econômica e comercial com os EUA.

(E) o choque fronteiriço com a União Soviética recém-formada, a disputa de rotas comerciais com o Império Turco-Otomano e o conflito étnico com a Tchecoslováquia

 

COMENTÁRIOS:

Entre as causas que levaram à eclosão da Primeira Guerra Mundial, destaca-se o Imperialismo, que provocou intensa competição econômica e militar entre os países, sobretudo entre Alemanha e Inglaterra, o que indica que a alternativa correta é a “c”. A competição da Alemanha se dava com os seguintes países: com a Inglaterra, pois eram dois países industrializados, disputando mercados consumidores e fornecedores de matéria-prima fora da Europa; com a França, por disputa de território, da Alsácia-Lorena (região conquistada pela Alemanha, em 1870, na Guerra Franco-Prussiana); e com a Rússia, pela disputa da região dos Balcãs, que gerou um conflito vencido pelos russos em 1877.

Gabarito: C

 

32 – Na Segunda Guerra Mundial, a participação dos Estados Unidos não foi preventiva, mas central, embora existisse uma forte corrente “isolacionista” dentro da classe dominante americana até dezembro de 1941 (ataque japonês a Pearl Harbor), que marcou seu ingresso na guerra.

(COGGIOLA, Osvaldo. “Natureza da Segunda Guerra Mundial”. Em: COGGIOLA, Osvaldo (org.). Segunda Guerra Mundial: um balanço histórico. São Paulo: Xamã, 1995. Adaptado)

Entre os antecedentes que levaram ao confronto entre o Japão e os EUA em 1941, é correto identificar

(A) o ingresso da União Soviética na aliança antifascista formada por França, EUA e Inglaterra, o que gerou desconfiança no Japão anticomunista.

(B) o tratado secreto de não agressão entre o Japão e a União Soviética, que provocou forte tensão quando descoberto pelos EUA.

(C) a ação conjunta de China e Japão contra o avanço imperialista dos EUA sobre o Pacífico, o que levou à formação de uma aliança antiocidental.

(D) o expansionismo japonês na China e na Indochina, que contribuiu para que os EUA decidissem embargar as importações japonesas de petróleo.

(E) a conquista norte-americana do Havaí, arquipélago no Pacífico que até então pertencia ao Japão, o que gerou descontentamento entre os nacionalistas japoneses.

 

COMENTÁRIOS:

O antecedente que levou ao confronto entre EUA e Japão em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, não envolveu a participação de outros países, como a União Soviética, a França, a Inglaterra e a China. Logo as alternativas “a”, “b”, “c” não estão corretas. A alternativa “e” também não responde à questão, pois este fato não envolveu a região do Havaí. A assertiva correta corresponde à alternativa “d”, pois o fato envolveu EUA e Japão. Em 1941, o Japão, aliado da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, lançou um ataque com aviões à base norte-americana de Pearl Harbor, no Pacífico, o que fez com que com que os EUA entrassem no conflito. Entre os fatos que contribuíram para o ataque japonês, os norte-americanos, com a expansão japonesa na China e na Indochina, ficaram temerosos dessa expansão, cancelando acordos comerciais com o Japão, o que provocou o embargo de fornecimento de petróleo para os japoneses que importavam quase todo esse recurso dos EUA.

Gabarito: D

 

33 – No Brasil, o reconhecimento da necessidade de proteger o patrimônio histórico e artístico já havia sido apontado nos anos 1920, época em que se registraram iniciativas locais e estaduais. Em 1936, Mário de Andrade foi solicitado a preparar a criação de uma instituição nacional de proteção do patrimônio. Foi esse o documento que foi usado nas discussões preliminares sobre a estrutura e os objetivos do SPHAN

(Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), criado afinal por decreto presidencial assinado em 30 de novembro de 1937. (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas – CPDOC FGV. A Era Vargas: Diretrizes do Estado Novo 1937-1945 – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em: . Adaptado)

A criação do SPHAN reflete

(A) um ambiente de centralização nas políticas de cultura e educação, o que incluía as questões de identidade e de patrimônio, mas que conviveu, contraditoriamente, com políticas economicamente liberais, o que levou à entrada de capital estrangeiro na industrialização.

(B) uma perspectiva de cultura nacional autoritária e etnocêntrica que procurava negar e proibir as manifestações das camadas populares, especialmente dos negros, tal como o samba, dando ênfase aos patrimônios monumentais católicos, tais como as igrejas mineiras do barroco.

(C) um momento histórico de preservação e valorização dos patrimônios, símbolos, bandeiras e hinos municipais, regionais e estaduais, com o objetivo de fortalecer as múltiplas identidades a partir das quais se constituiria uma única identidade nacional articulada pelo Estado.

(D) uma época de consolidação das propostas de preservação do patrimônio baseadas em concepções eurocêntricas, que tomavam a ideia de civilização como referência e consideravam o nacional como cultura inferior, que deveria ser preservada por suas marcas folclóricas.

(E) um contexto de (re)construção da identidade nacional a partir de elementos como o patrimônio, que representava a história na preservação de alguns edifícios históricos, evidenciando a parceria entre os intelectuais e o Estado na formulação de importantes políticas públicas.

 

COMENTÁRIOS:

No governo de Vargas, integrando o projeto ideológico do Estado Novo para a afirmação de uma cultura nacional e construção de um ideário nacionalista foram criados alguns órgãos, cuja participação de intelectuais brasileiros foi importante. Entre eles, foi criado o SPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1937, subordinado ao Ministério da Educação. Foi um projeto idealizado pelo intelectual Mario de Andrade a pedido do ministro Gustavo Capanema. A criação do SPHAN tinha como objetivo a proteção e preservação de bens do patrimônio brasileiro, como as edificações históricas, pois, o pertencimento a uma comunidade nacional pode ser produzido com a ideia de propriedade ("patrimônio") sobre um conjunto de bens: relíquias, monumentos, cidades históricas, entre outros. Assim, o decreto que criou o SPHAN definiu o patrimônio histórico e artístico nacional como "o conjunto de bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja do interesse público quer por sua vinculação a fatos memoráveis da História do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico". Logo a assertiva correta é a da alternativa “e”.

Gabarito: E

 

34 – O processo de descompressão do sistema político começara a ser orquestrado em 1975, pelos generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva, ambos convencidos de que a ditadura deveria fazer suas escolhas e definir o momento mais conveniente para revogar os poderes de exceção.

(SCHWARCZ, Lilia M. e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Adaptado)

Entre os momentos mais marcantes desse processo, que se iniciou nos anos 1970 e se estendeu até a década seguinte, é correto identificar

(A) o ano de 1982, quando explodiu um grande movimento de massas favorável às eleições diretas, embalado pelas vitórias da oposição nos governos estaduais.

(B) o biênio 1978-1979, quando o AI-5 foi extinto, a Lei da Anistia foi promulgada e extinguiu-se o bipartidarismo, passando a haver vários partidos.

(C) o ano de 1985, quando o primeiro presidente civil foi eleito diretamente depois de 21 anos de ditadura, em que apenas militares estiveram no poder.

(D) o ano de 1986, quando os primeiros militares acusados de tortura começaram a ser processados, levados a julgamento e presos posteriormente.

(E) o biênio 1988-1989, quando foi eleita a Assembleia que escreveu a Constituição, que só entrou em vigor depois do plebiscito sobre a forma de governo de 1993.

 

COMENTÁRIOS:

O processo ao qual se refere o enunciado da questão é o da abertura política durante o Regime Militar, que inicia no governo do presidente Geisel (1974-1979) com a desmontagem do aparelho repressivo. A assertiva que responde corretamente é a “b”, pois reúne fatos marcantes desse processo, de acordo com o que a questão solicita. Entre os fatos, foram importantes para a transição do regime militar para o democrático: a extinção do AI-5 em 1978; a aprovação pelo Congresso da Lei da Anistia, perdoando os presos políticos e exilados políticos acusados de crimes políticos; e o término do bipartidarismo, com a organização de novos partidos políticos.

Gabarito: B

 

Sucesso no concurso!

Grande abraço,

Prof. Leandro Signori

Leandro Signori

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Geografia pela Uniceub (Brasília). Como servidor público, foi funcionário da Prefeitura de São Leopoldo (RS), Prefeitura de Porto Alegre (RS), Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Ministério da Integração Nacional. É professor de Geografia para o ensino médio na rede particular de ensino. Leciona as disciplinas de Atualidades, Conhecimentos Gerais, Geografia, Realidade Brasileira e História, em cursos on line e presenciais preparatórios para concursos públicos.

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