Olá Galera,
Seguem os meus comentários sobre as questões de Atualidades. Concordo com o gabarito da banca e não vislumbro possibilidades de recursos.
A prova foi realizada no dia 03 de dezembro. Para elaborar as questões, a banca se utilizou de notícias veiculadas em agosto e setembro. Ou seja, fatos ocorridos em torno de noventa e oitenta dias antes da prova.
39. Em 19 de setembro, na Assembleia da ONU, Donald Trump discursou e atacou diretamente três países:
A respeito do país 1, disse que se ele quer se armar com bombas nucleares e mísseis, a única alternativa dos Estados Unidos é destruir totalmente esse país.
Depois, Trump falou do país 2, que chamou de ditadura corrupta que patrocina o terrorismo, e que o acordo nuclear, fechado pelo presidente Barack Obama e pelas maiores potências mundiais, é uma vergonha para os Estados Unidos.
A respeito do país 3, Trump disse que o governante é um ditador socialista que causou dor e sofrimento ao povo. O presidente americano lembrou que já impôs sanções ao governo do país e falou que os Estados Unidos estão preparados para tomar outras atitudes se o ditador continuar a se impor autoritariamente.
(G1 goo.gl/HUp924. Adaptado. Acesso em 21 set.2017)
Os países 1, 2 e 3 citados por Trump são, respectivamente,
(A) Afeganistão, Turquia e Colômbia.
(B) Coreia do Norte, Irã e Venezuela.
(C) Iraque, Venezuela e Rússia.
(D) Israel, Coreia do Norte e Síria.
(E) Turquia, Arábia Saudita e Cuba.
COMENTÁRIOS:
Bastava o candidato saber qual era o país 1, para acertar a questão. O país que Donald Trump disse querer se armar com bombas nucleares e mísseis é a Coreia do Norte, que está desenvolvendo um programa de armas nucleares e de mísseis balísticos, inclusive intercontinentais. Em função desse programa, o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e Donald Trump travam uma guerra retórica belicista, com ameaças de lado a lado.
Das cinco alternativas, somente a (B) traz a Coreia do Norte como primeira opção. Questão resolvida.
Vejamos os demais países:
O país 2 é o Irã, cujo programa nuclear foi objeto de um acordo entre o país e o grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha), em 2015. O acordo limitou e condicionou o programa, de forma que não seja possível ao Irã desenvolver armas nucleares, em troca da retirada das sanções internacionais que asfixiavam a economia iraniana. O acordo autorizou o país a prosseguir com um programa nuclear civil e abriu o caminho para uma normalização da presença iraniana no cenário internacional.
Donald Trump é um crítico dos termos do acordo e acusa o Irã de ser um regime patrocinador do terrorismo e uma ditadura dos aiatolás.
O país 3 é a Venezuela, governado por Nicolás Maduro, chavista, de orientação socialista. O país está politicamente dividido, com grandes divergências entre o governo e a oposição. O Chavismo tem tomado decisões autoritárias que desequilibram a independência dos poderes constituídos e o regime democrático no país.
Gabarito: B
40. Leia a notícia de 01 de agosto.
Balança comercial brasileira tem melhor julho da história
(EBC – Agência Brasil – goo.gl/8Q7TyE. Acesso em 21set.2017)
O principal motivo para o bom desempenho da balança foi o aumento
(A) da exportação de têxteis e vestuário para a China.
(B) da venda de óleos e lubrificantes para a Alemanha.
(C) dos preços das commodities, como a soja e o milho.
(D) do volume de medicamentos destinados à Europa.
(E) da taxa de juros para investimentos estrangeiros.
COMENTÁRIOS:
Em 2017, a balança comercial brasileira vem batendo recordes de superávit comercial. Será o melhor ano da história, em termos de superávit comercial.
O principal motivo para o bom desempenho da balança neste ano é o crescimento dos preços das commodities (produtos básicos com cotação internacional). Também aumentaram os volumes exportados de alguns produtos.
A balança comercial tem superávit quando as exportações (vendas do Brasil para parceiros de negócios no exterior) superam as importações (aquisições de produtos e serviços no exterior).
O Brasil é um grande exportador de commodities, como soja, milho e minério de ferro. A China, o principal, importador do Brasil, é um grande consumidor das nossas commodities.
As alternativas “A”, “B” e “D” não condizem com a realidade das exportações brasileiras. A alternativa “E” não faz sentido em relação à balança comercial e, também, não ocorreu. É uma invenção do examinador.
Gabarito: C
Sucesso no concurso,
Leandro Signori
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Atenção, concurseiros! Neste domingo, 22 de dezembro, encerra o prazo para garantir sua inscrição no concurso…
A área fiscal é uma das mais prestigiadas no mundo dos concursos públicos, com salários…
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de os sobrinhos-netos serem herdeiros,…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalmente está com seu edital na praça e,…
Ver comentários
Excelentes ponderações, professor.
Fico feliz que, após assistir e ler todas as suas aulas de Atualidades, tô conseguindo pensar parecido com o senhor. Para todas as questões, as ponderações mentais que fiz bateram em cima com as considerações que depois acabei lendo abaixo. Obrigado!