75. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos. Nesse contexto, o princípio da Responsabilidade Corporativa preconiza que os agentes de governança devem cumprir o seguinte preceito:
A) tratar com justiça todos os funcionários nos seus ambientes de trabalho, evitando a adoção de políticas ou atitudes discriminatórias de qualquer natureza.
B) incentivar o uso das redes sociais para melhorar a comunicação entre os funcionários das organizações, visando à maximização de lucro.
C) zelar pela sustentabilidade das organizações, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações.
D) implementar novas tecnologias de mercado, com o objetivo de aumentar a produtividade e competitividade das organizações.
E) prestar contas de seus atos e atuação, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões.
Comentários:questão mais difícil, sem dúvidas, pois exige do candidato o conhecimento dos diversos princípios de Governança Corporativa, e suas descrições. Vejamos esses princípios, então:
Transparência: disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seus interesses, além daquelas que obrigatoriamente devem ser mostradas.
Equidade: tratar com justiça todos os funcionários nos seus ambientes de trabalho, evitando a adoção de políticas ou atitudes discriminatórias de qualquer natureza. (alternativa a)
Responsabilidade Corporativa: zelar pela sustentabilidade das organizações, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações. (alternativa c)
Prestação de Contas (accountability): prestar contas de seus atos e atuação, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões.(alternativa e)
Alternativas b) e d) não são princípios de Governança Corporativa.
76. No que diz respeito à terminologia utilizada na Gestão da Qualidade, dois termos são definidos a seguir:
I- parte da gestão da qualidade focada no estabelecimento dos objetivos da qualidade e que especifica os recursos e processos operacionais necessários para atender a esses objetivos;
II- extensão na qual as atividades planejadas são realizadas e alcançados os resultados planejados.
Esses termos denominam-se, respectivamente:
A) Controle da Qualidade e Eficiência
B) Planejamento da Qualidade e Eficiência
C) Garantia da Qualidade e Eficácia
D) Planejamento da Qualidade e Eficácia
E) Controle da Qualidade e Eficácia
Comentários:
Esta a banca retirou diretamente da NORMA ISO 9000, de 2005. Vejamos:
Planejamento da qualidade é a parte da gestão da qualidade focada no estabelecimento dos objetivos da qualidade e que especifica os recursos e processos operacionais necessários para atender a esses objetivos; e
Eficácia, por sua vez, extensão na qual as atividades planejadas são realizadas e alcançados os resultados planejados. Difere da eficiência, que é a relação entre os resultados alcançados e os recursos usados.
Avaliação final: a prova não foi fácil, em especial se o candidato não estiver familiarizado com os assuntos abordados. Quem possui um leque abrangente de estudo, mesmo sem ter lido as bibliografias da banca, alcançou um bom resultado.
Quanto a recursos, acho muito difícil recorrer em algo, uma vez que a banca copiou descrições literais de fontes conhecidas.
Espero que o esforço de vocês tenha sido recompensado. Abraço!