Olá caros(as) amigos(as),
Hoje, comentarei as questões de Economia da prova do TCU, aplicada em 13/10. Em primeiro lugar, julgo não haver a possibilidade de recursos.
A prova não foi tão difícil. Apenas houve uma importância muito grande dada ao modelo IS-LM. Das 11 questões totais de Economia, umas 06 eram sobre o modelo IS-LM; portanto, mais de 50% das questões versaram somente sobre 01 item do edital. Com isso, a banca deixou de cobrar muitos conteúdos importantes de Macroeconomia (Contas Nacionais, Moeda, Balanço de Pagamentos, etc). Em outras palavras, somente 01 assunto da Macroeconomia teve mais questões do que todo o conteúdo restante do edital.
Isso comprova o fato de que, hoje em dia, o candidato deve estar preparado para tudo. Qualquer ponto do edital pode ser cobrado, e deixar de estudá-lo pode ser fatal, ainda mais se a banca resolver cobrar várias questões do mesmo item do edital (o que foi o caso nesta prova do TCU).
A prova não foi difícil. Houve, ali, umas 07 questões que eram facilmente respondidas (por quem estudou a matéria, obviamente). Outras 03 que demandariam algum raciocínio além da teoria exposta em nossas aulas (mas que poderiam ser respondidas), e 01 questão mais difícil (não encontrada no nosso material, nem em bibliografias mais tradicionais).
Bem… vamos aos comentários:
…………..
Com relação aos modelos keynesiano e IS/LM, julgue os itens a seguir.
112 Quanto maior a sensibilidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros, mais inclinada será a curva LM e mais eficaz será a política monetária.
Comentários:
Questão simples. Quanto maior a sensibilidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros, menos inclinada é a curva LM (a curva será mais deitada, horizontal). Assim sendo, a questão é errada.
Ademais, a política monetária será mais eficaz quanto menor a sensibilidade da demanda por moeda em relação aos juros (ou seja, quanto mais vertical a LM, mais eficaz é a política monetária).
Gabarito: Errado
…………….
113 O aumento dos salários nominais (efeito Keynes) desloca paralelamente a curva LM para a esquerda, o que reduz o produto e o lucro das firmas e aumenta a taxa de juros de equilíbrio.
Comentários:
Essa era uma das 02 questões mais difíceis da prova. Tradicionalmente, estudamos os deslocamentos da LM como sendo decorrentes de alterações exógenas na oferta de moeda e na demanda por moeda (mudança na preferência pela liquidez).
No entanto, em tópicos mais avançados, vemos também que a curva LM pode ser deslocada por alterações nos preços, nos salários nominais, e nos preços esperados (inflação esperada). São tópicos mais avançados, dificilmente cobrados em provas (mesmo em concursos para economistas).
Em suma, o efeito Keynes diz respeito à influência que os preços e os salários nominais possuem sobre a oferta real de moeda (M/P). Quando os salários nominais aumentam, temos um aumento de custo que é repassado para os preços em geral da economia (aumento de P). Com isso, a oferta real de moeda (M/P) diminui.
Na análise IS-LM, esta redução da oferta real de moeda desloca a LM para a esquerda, fazendo a taxa de juros aumentar, e o produto da economia diminuir.
Gabarito: Certo
………………….
114 A elevação da sensibilidade do investimento em relação à taxa de juros faz com que a curva IS fique mais vertical do que antes do referido aumento.
Comentários:
A elevação da elasticidade do investimento em relação à taxa de juros com que a curva IS fique menos inclinada; ou seja, fique mais horizontal, ou menos vertical. Sendo assim, a questão é errada.
Gabarito: Errado
………………
Em relação à teoria macroeconômica para pequenas economias abertas, julgue os itens que se seguem.
115 No regime de câmbio fixo, o aumento da tributação proporciona redução das reservas internacionais.
Comentários:
Em uma pequena economia aberta, com câmbio fixo, o aumento da tributação (política fiscal restritiva) deslocará a IS para baixo e para a esquerda. Neste momento, a taxa interna de juros ficará menor que a taxa externa, provocando, assim, uma fuga de dólares do país. Como o câmbio é fixo, o BACEN não poderá deixar essa redução da oferta de dólares pressionar para cima o valor da moeda estrangeira. Nesta situação, o BACEN terá que vender dólares no mercado para se contrapor à fuga de dólares provocada pela redução da taxa interna de juros. Ao vender dólares, o BACEN perde reservas internacionais. Por isso, a questão é certa.
De qualquer modo, se tivéssemos na cabeça os efeitos de uma política fiscal expansiva no regime cambial fixo, isto já seria suficiente para acertar a questão:
–> Política fiscal expansiva no câmbio fixo: aumento de renda e das reservas internacionais.
Como a questão fala em política fiscal restritiva, basta inverter o raciocínio:
–> Política fiscal restritiva no câmbio fixo: redução de renda e das reservas internacionais.
Gabarito: Certo
………………….
116 No regime de câmbio flutuante, a expansão dos gastos do governo não é capaz de estimular o produto da economia.
Comentários:
No regime de câmbio flutuante, a política fiscal é ineficaz para aumentar (ou reduzir) o produto.
Gabarito: Certo
………………….
117 Em um regime com câmbio fixo, a expansão dos gastos do governo leva ao aumento da renda e das exportações líquidas.
Comentários:
Nos ajustamentos do modelo IS-LM, quando temos câmbio fixo, não ocorrem quaisquer alterações nas exportações líquidas. E o motivo é claro: o câmbio não muda.
O que faz as exportações líquidas variarem são as alterações no câmbio. Como, no câmbio fixo, a taxa cambial não muda, então, por consequência, não haverá alteração das exportações líquidas. Em regime cambial fixo, o que muda é o nível de reservas internacionais.
Assim, a questão é errada, pois, em um regime com câmbio fixo, a expansão dos gastos do governo leva ao aumento da renda e das reservas internacionais.
Gabarito: Errado
………………
Acerca da teoria microeconômica clássica, julgue os itens subsequentes.
118 Em concorrência perfeita, o preço é independente da quantidade produzida e a receita total é linear.
Comentários:
Em concorrência perfeita, a firma enfrenta uma demanda totalmente elástica aos preços. Ou seja, a firma enfrenta uma curva de demanda horizontal. Assim, o preço não depende das quantidades produzidas, pois, qualquer que seja a quantidade produzida pela firma, o preço será sempre aquele decidido pelo mercado (a firma é tomadora de preço).
Realmente, em concorrência perfeita, realmente, o preço é independente da quantidade produzida.
Agora, passemos à análise da receita total. Ela é igual a preços multiplicados pelas quantidades. RT = PxQ
Observe que o preço não muda com as quantidades (a firma toma o preço do mercado). Logo, a receita total será uma função linear (uma reta crescente). Por exemplo, se o preço do produto no mercado for P=3,00; então, a receita total será RT = 3Q (o que é uma equação de 1o. grau, cujo gráfico é uma reta ou uma linha; por isso, dizemos que é uma função linear).
Gabarito: Certo
………………..
119 Em concorrência perfeita, o custo marginal é igual à receita média no ponto ótimo.
Comentários:
Sabemos que, em concorrência perfeita, o equilíbrio acontece quando o preço se iguala ao custo marginal. Assim, à primeira vista, pode nos parecer que o item é errado.
Mas devemos analisar com mais calma o que vem a ser a receita média; ela é igual à receita total dividida pelas quantidades. Rme = RT/Q.
Acontece que RT = PxQ; então, Rme = PxQ/Q.
Note, finalmente, que Rme = P.
Ou seja, o equilíbrio também pode acontecer quando o custo marginal se iguala à receita média (pois Rme = P).
Gabarito: Certo
………………
No que concerne à teoria da regulação, julgue os itens a seguir.
120 Um mercado relevante do ponto de vista da necessidade de imposição tarifária por parte do órgão regulador é aquele com alta e positiva elasticidade-preço cruzada da demanda.
Comentários:
Um mercado com elasticidade preço cruzada positiva indica a existência de bens substitutos (ou concorrentes). Se esta elasticidade preço cruzada é elevada temos, ainda, uma alta razão de substituição entre os bens em análise. Em outras palavras, uma elasticidade preço cruzada positiva e com valor elevado indica que a concorrência no mercado é bastante alta.
Mercados com esta característica geralmente não são relevantes para a regulação, uma vez que esta faz mais sentido quando ocorre justamente o contrário (falta de concorrência).
Gabarito: Errado
……………..
121 A regulação por taxa interna de retorno é a que garante o maior incentivo em termos de busca de produtividade e eficiência por parte do concessionário.
Comentários:
Questão (bastante) fácil. O método da regulação por taxa de retorno não fornece estímulos ao aumento da eficiência por parte da indústria regulada. Isto acontece justamente porque o método garante uma taxa de retorno à empresa privada, desincentivando-a a buscar novas tecnologias que propiciem a redução de custos e, consequentemente, a redução das tarifas.
Gabarito: Errado
………………
122 A condição para o problema de moral hazard (risco moral) existe quando a ação do agente não é verificável ou controlável.
Comentários:
Realmente, quando temos o moral hazard (risco moral) não é possível haver o monitoramento (pelo menos, o monitoramento total não é possível). Aliás, é até pela impossibilidade de monitoramento, que o problema persiste e é tão recorrente. É por isto, por exemplo, que temos problemas de risco moral nos mercados de seguros, nos mercados financeiros, no mercado de trabalho, etc.
Assim, no risco moral, o principal, de fato, não consegue monitorar de forma plena o agente; e esse, pela ausência deste monitoramento, pode não ser diretamente recompensado pelo seu esforço.
Gabarito: Certo
Abraços a todos!
Heber Carvalho
As provas objetivas do concurso do Ministério Público do Ceará (MP CE) foram aplicadas neste domingo…
Olá Concurseiro! Tudo bem? A Reforma tributária (Emenda Constitucional nº 132 de 2023) promoveu alterações no Sistema…
As provas objetivas do concurso do Ministério Público do Ceará (MP CE) foram aplicadas neste domingo…
As provas objetivas do concurso do Ministério Público do Ceará (MP CE) foram aplicadas neste domingo…
Olá, você está bem?!! Neste material iremos analisar um assunto muito importante para a prova…
Olá, estudantes do Direito! Preparados para mais uma sessão de aprendizado? Neste artigo estudaremos a…