Estrategianos, tudo em paz?
Aqui é o Professor Raphael Reis, do Núcleo de Redação do Estratégia Concursos. Trabalho também com as disciplinas de Filosofia, História e Sociologia.
Os nossos guerreiros fizeram a dura prova do TRT-6, cujo tema da prova discursiva (redação) perpassou pela ideia de “Comunicação e conflitos que surgem com a diversidade”. Esses temas foram trabalhados nas rodadas temáticas do nosso curso, especificamente na 1ª rodada (cultura e ideologia) e na 3ª rodada (meios de comunicação).
Tema bem legal e pertinente, não é mesmo? Aliás, temas que exploram a temática sobre diversidades estão presentes em várias provas organizadas pela Fundação Carlos Chagas.
Sem mais delongas, vamos comentar o tema, lembrando que é somente uma possibilidade, isto é, existem várias outros caminhos argumentativos. Segundo o texto motivador
“Existe uma aldeia global do ponto de vista técnico, mas do ponto de vista da recepção a diversidade é extraordinária, e isso significa que pode acontecer o inverso do que a comunicação pretende. O Objetivo dela é aproximar as pessoas. E daí o que acontece? Quando elas se aproximam, percebem que existem mais diferenças entre elas do que semelhanças. A dificuldade da comunicação não é gerir a semelhança, mas a diferença”.
Palavras-Chave: globalização, diversidades, comunicação, proximidade das pessoas (diferenças culturais), gerir os conflitos que advém da diferença.
Introdução: o candidato poderia fazer uma ambientação do tema apontando que os conflitos advindos das mais distintas diversidades são intensificadas na Modernidade Líquida, marcada pelas fragilidades nas relações humanas e institucionais, conforme as reflexões de Zygmunt Bauman.
1º parágrafo argumentativo: o candidato poderia defender que há uma dificuldade em nossa atualidade de se conviver com aquilo é diferente, o que resulta em situações de intolerância. Para fundamentar o argumento, o candidato poderia utilizar o recurso argumentativo da exemplificação, citando e explorando casos de xenofobismo, de intolerância religiosa, de intolerância política, etc.
No 2º parágrafo argumentativo: defender que o gerenciamento de conflitos só pode existir numa sociedade plural, na qual o contato com o outro perpasse por uma concepção de cidadania terrestre-global. A fundamentação poderia ser alicerçada por meio do conceito de cidadania terrestre/global do sociólogo Ulrich Beck, que defende a necessidade de considerar as pessoas como cidadãos globais, e não como pertencente a uma única nação, o que diminuiria vários conflitos como, por exemplo, o nacionalismo e a aversão ao outro.
Conclusão: retomar a tese e reforçar que a comunicação deve privilegiar a alteridade, isto é, o reconhecimento da existência e da importância do outro como um caminho para gerir positivamente as diferenças.
Espero que vocês tenham tido um excelente resultado! Mande-me notícias!
Lista de possíveis temas que a banca FCC pode cobrar:
Siga-me nas redes sociais: Facebook, Instagram (profraphaelreis) e YouTube.
Telegram: t.me/profraphaelreis
Conheça nossos cursos:
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…
Ver comentários
Professor, onde tenho acesso a essas mencionadas "rodadas temáticas"?
Olá, Ângela! Boa noite.
Faz parte do material dos cursos do Estratégia Concursos no quais eu participo. Abs
Em minha redação explorei, em meu primeiro parágrafo de desenvolvimento, o surgimento de perfis fakes em redes sociais e tracei o paralelo com o Artigo 5ºda CF que permite a liberdade de expressão, sendo vedado o anonimato para que possa responder por seus excessos, e que pessoas usavam esses perfis para proferir discursos de ódio na rede e saírem impunes. No outro paragráfo de desenvolvimento, tratei acerca das grandes proporções que a intolerância leva consigo, no caso do holocausto na segunda guerra mundial e atualmente do Estado Islâmico. Esse, por cima, utilizou de mídias socias e propogandas, através de seus perfis fakes espalhados pela internet, para recrutar seguidores por todo o mundo que tinham o pensamento em comum de impor a vontade "islâmica". Esses tópicos fora bem direcionados ao tema ou não? Alguém poderia me dar uma luz?
Pelo o que você expôs, conseguiu captar a ideia do texto motivador, contudo me parece que faltou uma ligação com a questão de gerir os conflitos que surgem com a diversidade de forma mais explícita. Porém, para avaliar isso, só lendo mesmo a redação. Desejo que dê tudo certo!
Professor, adorei o tema pois explorei exatamente o que o senhor expôs no artigo. No primeiro argumento falei sobre os benefícios que a globalização e inovações tecnológicas trouxeram para comunicação, favorecendo a aproximação das pessoas e a resolução dos problemas sociais do mundo. Já na contra argumentação citei a teoria da modernidade líquida e o etnocentrismo como conflitantes da diversidade cultural. Uma proposta de solução que apresentei foi o incentivo pela mídia de massa à não-discriminação e respeito as diferenças para que se obtenha um equilíbrio.
Apesar de correr o risco de não ter a redação corrigida, sinto que fiz um bom texto.
Boa análise, poderia fazer uma análise tb para o prova discursiva de analista judiciário área administrativa do TRT PE? Aguardo resposta.
Link para download da prova: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fcc-2018-trt-6-regiao-pe-analista-judiciario-area-administrativa
Olá, Tade! Boa tarde.
Vou colocar aqui na lista. Abs
show, explorei exatamente o que o senhor citou, falei de Bauman e o conceito de sociedade líquida, sociedade global e falei das diferenças, como cultural, étnica e religiosa. espero ter uma boa nota rsrs.
Hugo, ótimo! Vamos torcer! Depois, me dê notícias :)
deu ruim para mim, professor! kkk fiquei com 72 só!