Olá pessoal, tudo bem? Vamos aos comentários das questões da prova do TRT-RS de 2015 para Técnico e Analista Judiciário. Todas as provas são do caderno tipo I.
TECNICO JUDICIARIO
55. O administrador de um computador com sistema operacional Linux SuSE deseja eliminar um processo (job) que permaneceu na memória, pois não foi finalizado adequadamente. Para eliminar forçadamente e imediatamente o processo, ele deve utilizar o comando kill com a opção
(A) −9.
(B) −0.
(C) −.
(D) −f.
(E) −i.
Comentários:
Pessoal, questão bastante tranquila. Quem leu o material ou tem familiaridade com o Linux sabe que o comando kill permite enviar um sinal a um comando/programa. Se o utilizarmos sem parâmetros, ele enviará um sinal de término ao processo que está sendo executado. A sintaxe básica é kill [opções] [sinal] [número]. Atentem que apesar da sintaxe completa ser esta, a questão indagou apenas a opção (primeiro conjunto de chaves). Uma das opções do kill mais utilizadas é -9 que envia um sinal de término ao processo e é terminado imediatamente, mas é necessário ser dono do processo ou o usuário root para termina-lo, como foi citado na questão. Questão de nível fácil, e não vislumbro possibilidades de recurso.
Gabarito: A
56. Pedro, administrador de um computador com sistema operacional Linux, deve inicializar o sistema em modo usuário único para realizar o teste de um novo aplicativo instalado. Para isso, ele deve inicializar o sistema selecionando o run level de número
(A) 0.
(B) 6.
(C) 1.
(D) 3.
(E) 7.
Comentários:
Pessoal, os nível de execução atual do Linux podem ser visualizados através do comando runlevel
e modificados através dos programas init. Por exemplo, em um Linux Debian, nós temos os seguintes níveis de execução
0 – Interrompe a execução do sistema. Pode ser acionado pelo comando shutdown -h
1 – Modo monousuário, útil para manutenção dos sistema.
2 – Modo multiusuário (padrão da Debian)
3 – Modo multiusuário
4 – Modo multiusuário
5 – Modo multiusuário com login gráfico
6 – Reinicialização do sistema.
Como podem ver o único nível de execução monousuário é o runlevel 1. O gabarito preliminar aponta a letra C. Questão relativamente fácil, exigindo apenas esforço de memorização dos números. Entendo que está correto, apesar da redação bastante truncada da última frase no enunciado da questão.
Gabarito: C
57. O administrador de um computador com sistema operacional Linux deseja desativar as interfaces de rede para verificar o funcionamento da nova configuração do sistema operacional. O comando que permite desativar a interface eth0 é:
(A) ifconfig –s eth0
(B) ifdown eth0
(C) ifconfig –a eth0
(D) shutdown eth0
(E) ifconfig –x eth0
Comentários:
Pessoal, questão fácil. Entre as opções, o comando que permite desativar a interface eth0 é ifdown eth0, para ativar a interface ifup eth0. Observem que o ifconfig também permite (a depender da distribuição Linux) desativar a interface com o comando ifconfig eth0 down, mas esta alternativa não consta entre as opções. A alternativa correta que nos restou é a letra B. Gabarito preliminar correto, não vejo possibilidades de recurso.
Gabarito: B
ANALISTA JUDICIÁRIO
53. No sistema operacional Windows Server 2008, com os serviços do Active Directory em funcionamento, o comando dsmod, do prompt de comandos, é utilizado, dentre outras funções, para
(A) listar os módulos de kernel em utilização.
(B) listar os usuários cadastrados no Active Directory.
(C) modificar os atributos de um computador existente no diretório.
(D) exibir os atributos dos arquivos de um diretório.
(E) exibir as propriedades de um objeto no diretório.
Comentários:
Questão complicada pessoal. Existe uma infinidade de comandos no prompt de comandos do Windows, inviável memorizar todos. O gabarito preliminar apontou a alternativa C com a correta, no entanto vejo que houve um equívoco do elaborador. Vejo dois possíveis amparos para recorrer, o primeiro é o site https://technet.microsoft.com/en-us/library/cc732406.aspx. Observa-se claramente no Technet que o comando dsmod é utilizado para modificar atributos de um objeto do AD, objeto este que deve ser informado como parâmetro ao comando, fato este não observado pelo examinador. Além disso, fica claro no site Technet que o comando deve ser executado em modo administrador para alcançar o resultado desejado. Sob estes dois argumentos, sugiro o recurso, solicitando a anulação da questão por não apresentar alternativa válida.
Gabarito: C (Recurso pela anulação da questão)
54. A possibilidade de compartilhar arquivos entre diferentes sistemas operacionais é fundamental para aumentar a produtividade computacional. A montagem automática de uma partição com sistema de arquivos CIFS, durante o boot do servidor com sistema operacional Linux, deve ser configurada no arquivo
(A) /etc/fstab.
(B) /boot/mount.
(C) /etc/mount.
(D) /boot/inittab.
(E) /etc/initd.
Comentários:
Questão fácil pessoal. O arquivo /etc/fstab permite configurar a montagem de uma partição, durante o boot de um servidor Linux. A coluna tipo do arquivo permite definir o sistema de arquivos e a coluna de opções permite indicar o tipo de montagem. Gabarito preliminar letra A, não vejo possibilidade de recurso.
Gabarito: A
55. O administrador de um computador com sistema operacional Linux SuSE alterou as permissões do arquivo arq_meu.arq utilizando o seguinte comando. $ chmod 644 arq_meu.arq. O resultado da execução será que o arquivo arq_meu.arq
(A) ficará oculto para os outros usuários.
(B) poderá ser modificado e eliminado pelos usuários do grupo.
(C) poderá ser executado pelo usuário que o criou.
(D) poderá ser modificado pelo usuário que o criou.
(E) ficará oculto para os usuários do grupo.
Comentários:
Questão tranquila pessoal, bastava recordar do que comentamos sobre permissões. A permissão 644 indica: para o dono 6 (r=4), (w=2), (x=-), ou seja o usuário que criou poderá realizar leitura e escrita (modificar); para o grupo 4 (r=4), (w= -), (x= -), ou seja o grupo do usuário que criou poderá realizar leitura; para outros usuários 4 (r=4), (w= -), (x= -), ou seja o outros usuários somente poderão realizar leitura. Assim, dentre as alternativas, nos resta a letra D. Gabarito preliminar correto, não vejo possibilidades de recursos.
Gabarito: D
56. O usuário de um computador com sistema operacional Linux utilizou um terminal shell e executou o xcalc seguido da tecla Enter. Para suspender a execução do xcalc, deve-se, no terminal shell, pressionar simultaneamente as teclas
(A) Alt+z.
(B) Ctrl+z.
(C) Alt+x.
(D) Ctrl+x.
(E) Alt+c.
Comentários:
Questão para descontrair durante a prova, não é pessoal. Bastante fácil, bastava recordar que ctrl+z é a saída padrão para interromper a execução de aplicativos no Linux. As demais alternativas são absurdas. Gabarito preliminar letra B, não vislumbro recursos.
Gabarito: B
57. O administrador de um computador com sistema operacional Linux deseja visualizar o estado das funções de rede de computadores. Executando o comando netstat, para visualizar a tabela de roteamento, deve-se utilizar a opção
(A) -r
(B) -l
(C) -t
(D) -i
(E) -x
Comentários:
No linux, podemos ver a tabela de roteamento usando um dos seguintes comandos:
netstat -r ou route -n ou cat /proc/net/route
O gabarito preliminar aponta a letra A, entendo que é a alternativa correta e não vejo possibilidades de recurso.
Gabarito: A
É isso pessoal. No geral a prova foi bastante tranquila, tirando algumas questões pontuais, e dentro da proposta do edital.
Se identificarem alguma incorreção que eu não tenha acusado, podem entrar em contato diretamente comigo pelo site ou pelo email profcelsonjr@gmail.com.
Desejo sucesso a todos nossos alunos. Grande abraço!
Celson
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…