Uma implementação importante pode ocorrer nos órgãos participantes da primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU)! Isso porque, foi recomendado o uso do Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT).
A sugestão foi realizada em ofício enviado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGEP) do Governo Federal nesta última sexta-feira, dia 26 de janeiro.
Segundo a SEGEP, o DFT é “uma ferramenta de planejamento da força de trabalho em que se busca estabelecer a quantidade ideal de pessoas a ser aplicada em determinada tarefa, unidade ou organização”.
Seu objetivo envolve implementar uma metodologia específica e eficiente à Instituição na força de trabalho dos servidores, para melhorar a utilização dos recursos do órgão.
Assim, tal método, conforme a Secretaria, poderia ajudar na distribuição dos aprovados no “ENEM dos concursos”, desenvolvendo um processo de modernização da estrutura de carreira pública.
O MGI, conforme o documento, quer iniciar a implementação do DFT com o membros do comitê. Dessa forma, a Pasta acredita que, até setembro de 2024, o primeiro ciclo já estará em execução.
Deste modo, a medida seria elaborada a partir de quatro etapas, com cada uma tendo seu próprio cronograma. Veja:
Inclusive, para garantir a participação de todos os órgãos do CPNU, a SEGEP acredita que uma reunião preliminar, em maio, para apresentar o projeto, seria o ideal. Veja o ofício aqui
Para se inscrever no CNU, o candidato deve acessar sua conta na plataforma Gov.br. A conta garante a correta identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais do governo.
Em seguida, é necessário preencher os formulários e anexar os documentos exigidos no edital. No momento da inscrição o candidato fará a escolha pelas carreiras, que estão divididas por blocos.
Além disso, será necessário efetuar o pagamento, por meio de GRU, da taxa fixada em R$ 60,00 para vagas de nível médio e de R$ 90,00 para vagas de nível superior.
O CNU é uma iniciativa inédita proposta pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos aos órgãos do governo federal.
O objetivo é centralizar os certames para o recrutamento e a seleção de servidores públicos federais nas vagas autorizadas em diferentes órgãos e entidades públicas do Governo Federal.
Esse modelo unificado agiliza a contratação de servidores reconstruindo a capacidade dos órgãos após a perda de 73 mil servidores ao longo dos últimos seis anos.
“Este projeto é inovador e ousado. Com isso, criamos um critério de justiça de acesso às vagas públicas como nunca ocorreu antes na história do Brasil”, afirmou o secretário de Gestão de Pessoal, José Celso Cardoso Jr.
Quer saber mais sobre o Concurso Nacional Unificado (CNU), além DFT recomendado?! Então, confira o nosso artigo destinado completamente ao CPNU, popularmente chamado de “ENEM dos concursos”
Mais informações sobre o Concurso Nacional Unificado
O concurso público EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) oferece o total de 545 vagas…
Provas previstas para 22 de fevereiro de 2025! O edital do concurso Bombeiro RJ (Corpo…
Cadernos de questões pré-edital para o concurso Sefaz RJ: resolva questões sobre o conteúdo previsto…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso TCE RR: resolva questões sobre o…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso CGM SP: resolva questões sobre o…
Está na praça o mais novo edital ISS da Prefeitura de Cromínia, no estado de…