Previstas para o dia 05 de maio, as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente chamado de “ENEM dos Concursos“, estão cada vez mais próximas.
Por isso, diante de mais de 2,1 milhões de concorrentes, apenas os melhores terão a sua vaga garantida no CPNU. Quer ser um deles?
Então, confira quais são as etapas de prova do certame, bem como seus detalhes, para garantir 100% de tudo sobre. Veja mais!
Sob organização da Fundação Cesgranrio, o Concurso Nacional Unificado terá provas com conteúdos diferentes para cada bloco temático.
Nesse sentido, a composição, como o número de questões e os critérios, são os mesmos, mas todos os conteúdos modificam para cada cargo inserido em determinado edital.
Confira abaixo quais são as etapas de prova da primeira edição do CNU!
A avaliação dos candidatos acontecerá através de três etapas, conforme descrito abaixo:
Quadro de provas com etapa de titulação valendo 10% do total de pontos
Quadro de provas com etapa de titulação valendo 5% do total de pontos
Quadro de provas com etapa de titulação sem etapa de títulos
Esta etapa será realizada em dois turnos, manhã e tarde, no dia 05 de maio. No primeiro turno, os candidatos terão 2 horas e 30 minutos para concluir 20 questões de múltipla escolha, além da prova discursiva.
Já o segundo turno terá a duração de 3 horas e 30 minutos e possui o número de questões diferentes a depender do bloco temático.
Para os cargos de nível superior, serão 50 questões, enquanto para nível médio, 40 questões, todas de múltipla escolha.
Vale ressaltar que as questões da avaliação objetiva para nível superior terão como conteúdo conhecimentos gerais e específicos de cada cargo.
De caráter classificatório e eliminatório, as provas discursivas serão aplicadas em conjunto às provas objetivas, possuindo um total de 3 horas e 30 minutos para sua realização.
Para o nível superior, a avaliação será composta por conteúdos de conhecimentos específicos de cada bloco temático, enquanto para o nível médio, consistirá em uma redação.
Somente para os blocos temáticos com provimento de vagas de nível superior, a prova de títulos, de caráter classificatório, consiste na análise das titulações do candidato.
A depender do cargo, a atribuição de pontos para a avaliação de títulos varia de 5% a 10%, com nota máxima de 100 e peso 0,1 na nota final.
O curso de formação, destinado à ensinar aos aprovados nas últimas etapas todos os conhecimentos técnicos e práticos necessários para o exercício de suas respectivas atividades, bem como avaliar suas habilidades.
As regras serão definidas em editais próprios pelo próprio Ministério de Gestão e da Inovação e é de caráter classificatório e eliminatório.
Quer saber todos os detalhes acerca do Concurso Nacional Unificado, além das provas? Então, confira o nosso artigo destinado exclusivamente ao CPNU!
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…