Acontece ao longo desta quarta-feira, 29 de novembro, o seminário “Concursos Públicos – Fazer Diferente para Fazer a Diferença“, que traz, dentre as pautas, novos detalhes sobre o CNU (Enem dos Concursos).
Entre os presentes no evento, estão a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o Secretário de Gestão de Pessoas do MGI (SGP/MGI), José Celso Cardoso.
Segundo José Celso, a criação do CPNU politizou a discussão sobre seleção pública no país que, antes, era tratado como “um fenômeno burocrático”, e também democratizando o acesso.
Além disso, o mesmo afirmou que um novo decreto sobre concursos públicos está sendo preparado, de modo a reduzir a burocracia e promover a isonomia entre os órgãos da administração. Inclusive, a minuta já está pronta.
Falou também sobre a institucionalização do Concurso Unificado que pode, futuramente, reduzir o tempo de contratação de um servidor para cerca de três meses.
Também está presente no evento o Superintendente de concursos da Fundação Cesgranrio, Álvaro Freitas que, em resposta à equipe de jornalismo do Estratégia, afirmou que o cronograma de publicação do edital na segunda quinzena de dezembro segue mantido.
Questionado sobre a possibilidade da realização das provas em datas posteriores, conforme o método TRI, José Celso disse que é possível, tendo em conta a expertise da banca contratada (Cesgranrio) e o grande porte do concurso, que será realizado em todo o país.
Sobre a data de aplicação das provas, ainda não há uma data cravada, o que depende de quando o edital será publicado (previsto até 22/12). Além disso, será levada em conta, também, toda a questão logística, como a disponibilidade de locais de aplicação, por exemplo.
Amanhã (30) haverá uma reunião com a Cesgranrio para definição das disciplinas que serão contempladas em cada bloco temático, fase crucial para elaboração dos editais.
Entretanto, o secretário ressaltou que essas informações serão divulgadas apenas no edital de abertura. Isso porque, o MGI tem evitado divulgar informações parciais de modo a não gerar interpretações equivocadas.
Além disso, de acordo com a ministra Esther Dweck, “Todos terão uma prova geral, sem ser algo muito específico da carreira e a formação da pessoa vai ser desenvolvida no dia a dia de trabalho. Mesmo dentro dos órgãos, as pessoas podem mudar de áreas, então, os conhecimentos serão adquiridos no trabalho.
O mais importante é conseguir, por meio dos concursos, fazer com que a burocracia reduza no Brasil, o que propicia a implantação de boas políticas públicas”, disse a ministra. Fazer novos concursos, discutir como fazê-los e garantir uma diversidade de servidores é algo que nos honra muito”, destacou.
Ademais, vale frisar que as 6.640 vagas serão distribuídas em oito blocos, conforme já havia sido anunciado anteriormente.
Seminário promovido pelo MGI em parceria com a Enap, com o objetivo de qualificar o debate sobre a modernização dos concursos públicos no país por meio da troca de experiências entre autoridades governamentais, especialistas internacionais e nacionais, integrantes da academia, sociedade civil, Legislativo e Judiciário.
Para ficar por dentro de todos os detalhes sobre o edital do Concurso Unificado, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Participe do nosso Grupo de Estudos gratuito do CNU
Uma boa preparação é a chave para a aprovação. Se você quer garantir umas das muitas vagas que serão ofertadas no “ENEM dos concursos”, confira os nossos cursos e estude com o líder de aprovações!
Concurso PM SP para Soldado oferece salário de R$ 4,8 mil. Provas em fevereiro! Está…
O concurso dos Correios para as áreas de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT…
A área educacional está recheada de ótimos concursos públicos com editais publicados e também que…
Foram divulgados os resultados definitivos da prova objetiva e preliminares da prova discursiva do concurso…
Foram encerradas as inscrições do concurso público da Prefeitura de Morada Nova, localizada no município…
Inscrições encerradas Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Santa Teresa, Espírito…