Concursos Públicos

CNU: novos nomes para a comissão da 2º edição? Entenda!

Duas portarias publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (27) incluíram uma servidora na equipe que acompanha a implementação de novas edições do Concurso Nacional Unificado (CNU).

Apesar de ser noticiado como uma nova indicação, a mudança não altera a estrutura já existente. Inclusive, o MGI esclareceu ao time do Estratégia que tratam-se apenas de ajustes internos.

A inclusão da nova servidora é um complemento à equipe, mantendo o planejamento original. Segundo o MGI, as alterações são organizacionais e não afetam o andamento deste ou da próxima edição do certame.

Confira abaixo as portarias divulgadas no DOU:

CNU: ajustes na equipe já existente da comissão do certame

A realização da próxima edição do CNU ainda depende de uma série de fatores, incluindo a análise geral da primeira edição, que permanece em andamento.

Paralelamente, o Governo tem consultado diferentes órgãos sobre o interesse em aderir ao chamado “Enem dos Concursos” e a quantidade de vagas que poderiam ser disponibilizadas.

Nesse contexto, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) foi o primeiro órgão a oficializar sua recusa em participar da seleção unificada. A decisão se deve ao fato de o concurso já estar em fase avançada de contratação da banca organizadora.

O que é o Concurso Nacional Unificado?

Vale lembrar que o Concurso Nacional Unificado – CNU é uma iniciativa inédita proposta pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos aos órgãos do governo federal.

O objetivo é centralizar os certames para o recrutamento e a seleção de servidores públicos federais nas vagas autorizadas em diferentes órgãos e entidades públicas do Governo Federal.

Esse modelo unificado agiliza a contratação de servidores reconstruindo a capacidade dos órgãos após a perda de 73 mil servidores ao longo dos últimos seis anos.

“Este projeto é inovador e ousado. Com isso, criamos um critério de justiça de acesso às vagas públicas como nunca ocorreu antes na história do Brasil”, afirmou o secretário de Gestão de Pessoal, José Celso Cardoso Jr.

Para ficar por dentro de todas as informações sobre uma possível nova edição do CNU, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:

Saiba mais: CPNU


Quer estudar para a nova edição do CNU? Confira os nossos cursos e assinaturas:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Fábio Scaldelai

Jornalista no Estratégia Concursos e Produtor de Televisão. Estudou Jornalismo, Rádio e TV na Faculdade Integrada Rio Branco, Gestão Empresarial e Marketing no Módulo e atuou como produtor no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), TV Bandeirantes e Rádio Band FM. Além de ter experiência profissional na área de concursos públicos atuando por 3 anos na empresa LFG (Luiz Flavio Gomes). Também atuou como link building e analista de mídia na empresa SEO Marketing.

Posts recentes

Concursos 2025: 24 EDITAIS previstos para o mês de janeiro

O mês de dezembro trouxe excelentes oportunidades no mundo dos concursos públicos e, com o…

5 horas atrás

Concurso Público: confira a programação das aulas de hoje!

O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…

9 horas atrás

Concursos abertos: os principais editais publicados em dezembro

Mais um ano se encerrando e novas oportunidades surgindo no mundo dos concursos públicos. Dentre…

1 dia atrás

Concurso TCE AC: comissão formada para Conselheiro!

Está oficialmente formada a comissão que acompanhará as atividades do próximo concurso público do Tribunal…

1 dia atrás

Edital Câmara de Porto Velho publicado; até R$ 9,4 mil

Foi publicado o edital do concurso Câmara de Porto Velho, no estado de Rondônia, com…

1 dia atrás

Autorizado concurso MGI para o cargo de Analista

Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 31 de dezembro, a Portaria que…

1 dia atrás