A nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) contemplará uma nova carreira transversal de Defesa, Justiça e Segurança.
De acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, o “ENEM dos concursos” ofertará cerca de 1,5 mil vagas para as duas carreiras transversais.
A expectativa é de que, então, pelo menos 750 vagas imediatas sejam destinadas à carreira de “Analista Técnico de Justiça e Defesa (ATJD)” no CPNU 2025.
Vale lembrar que, anteriormente, Esther já havia confirmado que a definição da banca deverá ser efetuada somente em abril, já que o atraso para aprovação do orçamento de 2025 impediu que a medida fosse realizada antes.
Já sobre as provas, a previsão é que sejam realizadas no segundo semestre deste ano, entre setembro e outubro.
“A gente está trabalhando muito já no cronograma, nas vagas que vão entrar. Eu vou apresentar ao presidente, então não posso anunciar antes de ele bater o martelo”, afirmou a ministra.
No que se refere à nova carreira de Defesa do novo CNU, você confere todos os detalhes logo abaixo:
Ambas as carreiras transversais a serem contempladas no Concurso Nacional Unificado foram criadas através da Medida Provisória (MP) nº 1.286/2024, publicada no final de 2024.
Quanto o cargo de nível superior “Analista Técnico de Justiça e Defesa (ATJD)“, foram criados 750 cargos inéditos e que são considerados, neste momento, como vagos.
De acordo com a MP, os futuros servidores ATJD terão lotação especificamente no Ministério da Gestão e Inovação (MGI), igual as demais carreiras transversais, e serão distribuídos, posteriormente, em outros ministérios.
Em relação à distribuição, o texto define os seguintes requisitos e critérios:
As atribuições do ATJD se encontram no artigo 185 da MP e são definidos da seguinte maneira:
Já a jornada de trabalho dos futuros servidores será um total de 40 horas semanais.
O MP ainda garante que somente aqueles que passarem em concurso público poderão, de fato, ocupar uma das 750 vagas, mas, para a aprovação, os candidatos deverão passar por:
Em relação ao salário inicial, fica definido que os valores alcançarão R$ 9.711,00, mas podem chegar a R$ 21.070,00 no final da carreira.
Também terão benefícios como gratificação natalina, adicional de férias, abono de permanência, retribuição pelo exercício de fundação de direção, chefia e assessoramento, além de parcelas indenizatórias.
Isso sem contar aqueles federais, que garantem auxílio alimentação, plano de saúde, auxílio creche e muitos outros.
Para saber TODOS os detalhes do edital, provas, cargos e outras informações do CNU 2025, acesse abaixo:
Cebraspe é a banca do concurso PF 2025; edital previsto para 20 de maio e…
O delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, André Augusto de Mendonça Viana, afirmou que um…
Delegado-geral confirma edital em 2025 com mais de mil vagas para o concurso PC BA.…
Para quem pretende ingressar na carreira de Oficial Investigador da Polícia Civil do Ceará, preparamos…
Confira neste artigo as regiões e os municípios do concurso Bombeiro PR O novo concurso…
Foi publicado o novo edital do concurso Santana de Parnaíba Saúde, no estado de São…