O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), cujas provas estão previstas para o dia 5 de maio, está totalmente preparado para oferecer atendimento especial aos candidatos que solicitaram apoio durante as avaliações.
Um total de 54.219 candidatos receberão assistência direcionada, contemplando Pessoas com Deficiência (PcD), autistas, gestantes, lactantes e outros candidatos que tenham indicado limitações funcionais e necessidade de adaptações.
Isso inclui a disponibilização dos recursos e auxílios necessários conforme especificados no momento da inscrição.
Dados levantados pela Cesgrario, banca organizadora do certame, identificaram que 1.551 solicitações são de gestantes, 1.874 de lactantes e 7.035 solicitações relacionadas ao autismo.
As soluções oferecidas pelo CNU vão atender também outras condições apontadas pelos candidatos, como deficiência intelectual, déficit de atenção, discalculia, afasia, entre outros.
É importante ressaltar que, dentre as mais de 6 mil oportunidades disponíveis, o CNU reserva 5% das vagas especificamente para pessoas com deficiência.
As provas do Concurso Público Nacional Unificado serão realizadas, simultaneamente, em 228 cidades, abrangendo todas as regiões do país:
A avaliação dos candidatos acontecerá através de três etapas, conforme descrito abaixo:
Esta etapa será realizada por um total de dois turnos, manhã e tarde, no dia 05 de maio. No primeiro turno, os candidatos terão 2 horas e 30 minutos para concluir 20 questões de múltipla escolha, além da prova discursiva.
Já o segundo turno terá a duração de 3 horas e 30 minutos e possui o número de questões diferentes a depender do bloco temático. Para os cargos de nível superior, serão 50 questões, enquanto para nível médio, 40 questões, todas de múltipla escolha.
Vale ressaltar que as questões da avaliação objetiva para nível superior terão como conteúdo conhecimentos gerais e específicos de cada cargo.
De caráter classificatório e eliminatório, as provas discursivas serão aplicadas em conjunto às provas objetivas, possuindo um total de 3 horas e 30 minutos para sua realização.
Para o nível superior, a avaliação será composta por conteúdos de conhecimentos específicos de cada bloco temático, enquanto para o nível médio, consistirá em uma redação.
Para saber mais sobre o CNU, cujos candidatos terão atendimento especial, acesse o link abaixo!
Saiba mais: Concurso Nacional Unificado
Atenção, concurseiros! Nesta quinta-feira, 24 de abril, encerra o prazo para garantir sua inscrição no concurso público…
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) publicou documento com a homologação do resultado final do…
O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais publicou documento com o homologação do…
Os candidatos do concurso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram avaliados por etapas objetivas…
Novos editais do concurso Polícia Penal MG são previstos no segundo semestre de 2025! Após…
Foram aplicadas no dia 23 de fevereiro as provas do concurso público do Instituto Nacional do…