A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, anunciou que a definição para viabilização e realização do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2.0 ficará apenas para fevereiro de 2025.
O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa do Ministério Público (MP) sobre Transformação do Estado associada à gestão de pessoas, em que ela foi convidada.
Vale lembrar que era previsto o anuncio de uma nova edição do gigante “ENEM dos concursos” no final deste ano, mas, com a fala da ministra, a decisão ficará apenas para o ano de 2025.
Nessa decisão, diversos fatores serão considerados, como, por exemplo, o interesse dos órgãos e autarquias federais em participar da seleção, além da disponibilidade de orçamento e sua logística.
Durante o evento, Esther ainda anunciou o envio da Medida Provisória (MP) referente às mudanças nas gestões pessoais do Governo Federal.
Segundo a ministra, foram firmados 38 acordos nas Mesas de Negociação com as carreiras civis do funcionalismo federal em 2024.
Tais acordos, por sua vez, garantirão recomposições salariais para 100% dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, de modo a retomar o poder de compra que foi perdido nos últimos anos.
Além disso, os acordos reestruturarão diversas carreiras do setor público, criando novas carreiras transversais que servirão diferentes pastas e áreas, de forma a não impactar no orçamento.
Boa parte das novas oportunidades criadas por causa das novas carreiras de “Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa” e “Desenvolvimento Socioeconômico” serão destinadas para a área de educação.
Falando em orçamento, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 prevê cerca de 57 mil provimentos, entre novos concursos públicos e nomeações de certames vigentes.
Dito isso, já temos a confirmação de alguns concursos federais que serão realizados no próximos meses, além de outros que aguardam aval positivo do Ministério da Gestão e da Inovação – MGI.
CONFIRA OS POSSÍVEIS ÓRGÃOS CONTEMPLADOS NO CPNU 2.0!
Além do anúncio de um novo CNU 2.0 ter ficado para 2025, o resultado final referente à primeira edição também está previsto para fevereiro!
Isso porque, conforme acordo firmado com o Núcleo Central de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, 32.260 novos candidatos foram habilitados para correção da prova discursiva.
Assim, um novo cronograma precisou ser elaborado de modo a incluir esses candidatos e garantir a continuidade do certame de forma transparente.
Você confere todas as novas datas no tópico “Cronograma“, entretanto, já vale adiantar que a divulgação do resultado final ficou remarcada para 11 de fevereiro de 2025.
O ENEM dos Concursos oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Veja mais sobre o Concurso Nacional Unificado (CNU) 2.0, chamado de “Enem dos Concursos” e sua definição ficar para fevereiro aqui!
Saiba mais informações sobre o CPNU!
2025 será mais um grande ano dos concursos públicos! Já pensou em nunca mais ser…
Seguem abertas as inscrições do concurso público EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). Os interessados…
A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro autorizou a realização de novo concurso…
A Prefeitura de Macapá, município brasileiro do Amapá, teve seu concurso público anunciado durante a…
Boa notícia, Coruja! Novo edital do concurso PGE RJ (Procuradoria Geral do Estado do Rio…
Está oficialmente formada a comissão que acompanhará as atividades do próximo concurso público do Tribunal…