Classes de Palavras deve ser o primeiro conteúdo a ser estudado pelos alunos que querem aprender Português para concursos. Na aula de Classes de Palavras, são apresentados os conceitos básicos de morfologia – estudo do emprego das classes gramaticais – que serão utilizados até o final da preparação para concursos, quando o aluno estiver estudando análise sintática – que costuma representar a maior dificuldade em provas de concurso.
Esse artigo faz parte da série de webinários da Semana Especial Aprenda Português do Zero em 7 dias, transmitidos no canal do YouTube do Estratégia Concursos.
A Professora Adriana Figueiredo, no webinário Classes de Palavras, vem apresentar as Classes de Palavras, começando dos conceitos básicos e chegando até o nível avançado, de forma que o aluno entenda como esses temas são cobrados em provas de concurso. Além disso, a professora dará 13 dicas importantíssimas para que o aluno vá do zero ao topo em relação aos conhecimentos sobre Classes de Palavras.
A morfologia é o estudo do emprego das Classes de Palavras.
Existem as classes:
Vocábulo que se antepõe aos substantivos para designar seres determinados ou indeterminados.
A) Sempre se refere a um substantivo;
B) É variável;
C) Semanticamente – no que se refere ao sentido – os artigos podem ser:
Quando uma questão pedir para identificar os artigos em uma frase, é necessário estar atento aos artigos que fazem parte de contrações.
Exemplos:
Preciso do livro. DO = de (preposição) + o (artigo)
Foi à feira. À = a (preposição) + a (artigo)
Em provas de concurso, é comum a banca misturar artigos e pronomes oblíquos. Enquanto o artigo define o substantivo, o pronome oblíquo substitui um substantivo. Para identificar um pronome, tente substituí-lo por outro pronome.
Exemplos:
Comprei o livro. O define o substantivo livro (artigo definido)
Comprei-o. O pode ser substituído por ELE (pronome pessoal oblíquo)
Em provas de concurso, é comum a banca misturar o artigo A e a preposição A. Enquanto o artigo define o substantivo, a preposição liga termos ou orações. Para identificar uma preposição, tente substitui-la por outra preposição.
Exemplos:
Comprei a blusa. A define o substantivo blusa (artigo definido)
Fui a Portugal. A pode ser substituído por PARA (preposição)
Em provas de concurso, quando DE ou QUE vierem seguidos de “O”, “OS”, “A” ou “AS”, normalmente esses vocábulos serão pronomes demonstrativos. Enquanto o artigo define o substantivo, o pronome demonstrativo se refere a uma ideia já expressa anteriormente. Para identificar um pronome demonstrativo, tente substituí-la por outro pronome demonstrativo.
Exemplo:
Quero o que você comprou. O pode ser substituído por AQUILO (pronome demonstrativo)
Prefiro a de tampa azul. A pode ser substituído por AQUELA (pronome demonstrativo)
É o nome de tudo o que existe (ser animado) ou que imaginamos (ser inanimado).
A) Sempre pode vir antecedido de artigo (na dúvida, insira um artigo antes da palavra);
B) É variável.
Palavra modificadora do substantivo que denota qualidade, defeito, estado, condição, característica etc. Ex.: homem bom, grande homem, criança alegre, livro verde etc.
A) Sempre se refere a substantivo;
B) É variável, em regra.
Para diferenciar um SUBSTANTIVO de um ADJETIVO, normalmente, a seguinte regra funciona:
Substantivo é o que você TEM;
Adjetivo é o que você É.
Exemplos:
Ele tem competência.
Ele é competente.
Locução é sempre uma expressão, ou seja, ela é formada por mais de uma palavra. A locução adjetiva é forma composta, constituída geralmente de preposição + substantivo, que modifica o substantivo: Ex.: amor de pai, casa de campo, negócio da china, rosto de anjo etc.
Em provas de concurso, é comum a banca misturar adjetivos e pronomes indefinidos. Ambos se referem a substantivos, mas enquanto o adjetivo qualifica/caracteriza o substantivo, o pronome indefinido traz ideia vaga, ideia de quantidade indefinida.
Atente-se às palavras BASTANTE, DIVERSO e VÁRIOS. Normalmente, quando elas vêm antes do substantivo, são pronomes indefinidos, quando vem depois do substantivo, são adjetivos.
Exemplo:
Bastantes amigos chegaram. BASTANTES aqui significa MUITOS (pronome indefinido)
Amigos bastantes chegaram. BASTANTES aqui significa SUFICIENTE (adjetivo)
Em provas de concurso, é comum a banca perguntar se a troca de posição entre substantivo e adjetivo gera mudança de classe.
Exemplos:
Trabalhador nordestino. Trabalhador é substantivo e nordestino é adjetivo.
Nordestino trabalhador. Nordestino é substantivo e trabalhador é adjetivo.
Blusa branca. Blusa é substantivo e branca é adjetivo.
Branca blusa. Blusa é substantivo e branca é adjetivo.
Se, com a mudança de posição, alteraram-se as classes gramaticais, necessariamente, o sentido das frases foi alterado.
Exemplos:
Trabalhador nordestino. Trabalhador é substantivo e nordestino é adjetivo. Aqui o foco é o trabalhador e uma característica dele é ser nordestino.
Nordestino trabalhador. Nordestino é substantivo e trabalhador é adjetivo. Aqui o foco é o nordestino e uma característica dele é ser trabalhador.
Para saber se se trata de ou não de uma locução adjetiva, é preciso estar atento ao sentido das frases.
Se a expressão tiver valor ATIVO ou de POSSE, trata-se de um adjunto adnominal = LOCUÇÃO ADJETIVA;
Se a expressão tiver valor PASSIVO, trata-se de um complemento nominal (PREPOSIÇÃO + SUBSTANTIVO).
Exemplos:
A construção do arquiteto é linda. DO ARQUITETO tem valor de posse (locução adjetiva)
A construção da casa foi derrubada. DA CASA tem valor passivo (complemento nominal)
A preparação do Estratégia é a melhor. DO ESTRATÉGIA tem valor ativo (locução adjetiva)
A preparação dos nossos alunos é a meta. DOS NOSSOS ALUNOS tem valor passivo (complemento nominal)
Exprime quantidade exata, ordem, múltiplos ou frações dos números. São quatro os tipos de numeral:
● cardinais: um, dois, mil, milhão etc.
● ordinais: primeiro, segundo, milésimo, milionésimo etc.
● fracionários: três quartos, meio etc.
• multiplicativos: dobro, triplo etc.
Em provas de concurso, o numeral aparece em contraposição com artigos indefinidos e pronomes indefinidos.
É o contexto que vai dizer ser UM é ou não um numeral. Para ser numeral, deve haver uma ideia de que se está contando/quantificando.
Exemplo:
Comprei um sorvete. UM pode ser substituído por O. Ele não está contando, então é artigo indefinido.
Comprei somente um sorvete porque eu estou de dieta. UM dá ideia de quantificação, então é numeral.
UM pode ser pronome indefinido. Nesse caso, ele necessariamente estará em paralelo com outro pronome indefinido.
Exemplo:
Uns choram outros riem.
Uns ficam na lama, outros vão para o topo.
Em ambos os casos, UNS só é pronome indefinido porque OUTROS também exerce essa função.
Palavra invariável que fundamentalmente modifica o verbo, indicando uma circunstância. Pode ainda modificar o adjetivo ou outro advérbio. Ex.: chegou logo / falou calmamente / livro muito bom / fala muito bem / ficou tão elegante
A) Refere-se a verbo, adjetivo ou advérbio;
B) É invariável;
C) Semanticamente, indica circunstância de tempo, modo, lugar, causa, etc.
Forma composta constituída geralmente de preposição + substantivo ou adjetivo. Ex.: às vezes, às claras, de propósito, de repente, de vez em quando…
Quando há mudança no relacionamento dos termos, há mudança de classificação.
Exemplo:
A mulher à toa trabalhava. À TOA relaciona-se com MULHER (substantivo), portanto, é locução adjetiva.
A mulher trabalhava à toa. À TOA relaciona-se com TRABALHAVA (verbo), portanto, é locução adverbial.
É muito comum que a banca traga uma palavra que comumente não é substantivo, e torne-a substantivo. Isso é feito por meio da introdução de um artigo.
Exemplo:
Recebi um não de resposta. NÃO, que normalmente é advérbio, nesse caso é substantivo, por causa do artigo UM.
É muito comum que a banca traga uma palavra que comumente é adjetivo, e torne-a adjetivo adverbializado.
Exemplos:
A cerveja que desce redondo. REDONDO, que normalmente é adjetivo, nesse caso, é advérbio, pois está qualificando DESCE (verbo)
A bola é redonda. REDONDA está qualificando bola (substantivo), então é um adjetivo
A mulher chegou ontem. ONTEM qualifica chegou, então é um advérbio
Liga palavra ou orações (a, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás). Ex.: pão com manteiga (união de palavras) / chegou para resolver (união de orações).
Conjunto de palavras que termina em preposição. Ex.: abaixo de, de acordo com, apesar de, junto a etc.
Vocábulo que indica nossos estados de emoção. Ex.:oba!, puxa!, nossa!, tomara!, pelo amor de Deus!.
Palavra que substitui ou acompanha o substantivo, indicando a pessoa do discurso. Ex.: Ela veio, mas não a vi. Sua blusa é aquela.
Aquele pronome que traz uma ideia vaga/indefinida. Ex.: algum, nenhum, muito, bastante, mais etc.
Dependendo do contexto, essas palavras podem modificar o sentido e ser classificadas de forma diferente.
Exemplos:
Fala muito. MUITO qualifica FALA (verbo), então é advérbio
Tem muito orgulho. MUITO se refere a ORGULHO (substantivo) e dá ideia vaga de quantidade, então é pronome indefinido
Fala bastante. BASTANTE se refere a FALA (verbo), então é advérbio
Tem bastante orgulho. BASTANTE se refere a ORGULHO (substantivo) e dá ideia vaga de quantidade = MUITO, então é pronome indefinido
Tem orgulho bastante. BASTANTE se refere a ORGULHO (substantivo) = SUFICIENTE, então é adjetivo.
Ele chegou todo feliz. TODO se refere a FELIZ (adjetivo), então é advérbio
Todo aluno é especial. TODO se refere a aluno (substantivo) e dá ideia vaga de quantidade = QUALQUER, então é pronome indefinido.
Não deixe de treinar seus conhecimentos sobre Classes de Palavras por meio da resolução de questões!
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Muito bom! valeu pelas dicas. Principalmente à número 5 - BASTANTE, DIVERSO e VÁRIOS.