Fiscal - Estadual (ICMS)

Ciclo de Estudos para Iniciantes – Passo a passo simplificado

O ciclo de estudos é uma ferramenta muito eficiente para quem quer atingir o objetivo de passar em um concurso público. Ele pode ser utilizado para outras demandas educacionais que requerem o estudo e aprendizado de uma grande quantidade de conteúdo.

O mais interessante e vantajoso sobre o ciclo de estudos é que ele é bastante personalizável e você pode criar ciclos com horários determinados para cada disciplina, demandando mais tempo para as disciplinas mais complicadas, na sua opinião, e menor tempo para os seus pontos fortes, percorrendo todas os assuntos exigidos em edital.

O que é um ciclo de estudos?

Um ciclo de estudo é um método de aprendizagem e gestão do tempo, para que o estudante tenha mais condições de aprender e memorizar todas as disciplinas por etapas. Já falei sobre como criar um ciclo de estudos nesta matéria – veja na íntegra. Neste artigo, você verá como criá-lo caso você seja um iniciante em concursos públicos.

Trata-se de criar um planejamento de estudo por um período determinado – que será o seu ciclo de estudo. Pode ser de uma semana ou 15 dias, por exemplo. Quem determina o período é você. O importante é abranger todas as disciplinas a serem estudas – você determina o que irá estudar em cada disciplina e não deixa nenhuma de fora da sua programação.

Veja aqui mais dicas para concurseiros iniciantes.

Como preparar o seu ciclo de estudos?

  • O primeiro passo é definir como será o seu período do ciclo de estudo. Vamos supor que escolha um ciclo de uma semana – 7 dias.
  • Para este 7 dias, defina os assuntos que serão estudados em cada disciplina. Deve ser bem específico e bastante realista para o tempo que tem disponível.
  • Você não precisa definir os horários – e esta é a maior vantagem do ciclo de estudo. O que é preciso é definir o que será estudado em cada matéria e o tempo destinado a cada uma delas. Você pode determinar um tempo maior para as matérias mais difíceis e menor para as matérias mais fáceis, sem jamais pular conteúdos.
  • Em cada dia da semana, determine uma matéria específica, sem horários determinados. Como você tem outros compromissos em sua vida durante a semana, é preciso se comprometer em estudar o conteúdo proposto no dia, conforme a sua disposição. Mas se por acaso não for possível, basta determinar outro horário no mesmo período. É preciso cumprir as disciplinas no período determinado, mas você tem mais flexibilidade para escolher como cumprir. Não há desculpas para a falta de tempo.
  • Para ajudar, crie uma tabela ou planilha para o seu ciclo de estudo. Isso facilitará muito na gestão do seu tempo e de seus estudos.

Veja aqui outras dicas de como criar uma rotina eficaz de estudos.

O ciclo de estudos é realmente válido para você?

Nem sempre uma determinada técnica de estudos vale para todos os estudantes. Isso é bastante normal. Há muitas formas de estudar e cada pessoa aprende à sua maneira. Por mais que eu defenda o ciclo de estudos como uma das estratégias mais eficientes de preparação para Concursos Público, sei que talvez não seja ideal para todas as pessoas.

Há muitos outros métodos de organização e planejamento de estudos.

Confira também: Técnica da Revisão Comprimida – O que é? Como fazer?

Gostou das dicas de como criar um ciclo de estudos para iniciantes? Deixe um comentário! 

Thiago Cabral

Ver comentários

  • Olá Thiago! Gostei do seu artigo e concordo com o que vc disse, e vou me preparar dessa forma. Mas fiquei com uma dúvida em relação a minha situação atual.
    Quero fazer o concurso da EBSERH na área da saúde, mas infelizmente não sei se vai ter vagas para a minha área, e mesmo tendo, não sei se vai ter para a região que eu gostaria.
    Sei que o edital está previsto para o final desse mês e quando sair, a prova será brevemente. Com isso, terei pouco tempo para estudar toda a bibliografia pedida no edital.
    Nesse caso, o que eu faço?
    Como devo proceder se não sei se esse concurso será viável para mim?

    Desde já agradeço a sua atenção.
    Att.,

    Patrícia

    • Bom dia Patrícia...

      Não tem muito jeito: vc vai ter que estudar e torcer para que tenha vaga para a sua área. Se você não se preparar com antecedência e tiver vaga para o seu cargo, você vai se arrepender por não ter se preparado. Atémesmo porque o que você estudar agora mesmo que vc não possa concorrer a este concurso eventualmente vocÊ levará esses conhecimentos para um outro concurso.

  • Prezado Thiago Cabral, boa tarde!

    O ciclo de estudos serve também para rotinas de estudos na universidade? ou somente para concursos públicos?

Posts recentes

Gabarito Extraoficial CFC 2024.2: saiba se foi aprovado!

Neste domingo, 24 de novembro, foram aplicadas as provas do Exame de Suficiência (CFC 2024.2).…

4 horas atrás

Exame CFC 2024.2: provas aplicadas neste domingo (24)

Aconteceram neste domingo, dia 24 de novembro, as provas do Exame de Suficiência 2024.2 (CFC).…

2 horas atrás

Empenho, liquidação e pagamento: resumo para a CAGE RS

Olá, amigos. Neste artigo nós estudaremos tudo o que há de mais importante sobre o…

6 horas atrás

Relatório Multiprofissional – Documentos para o concurso do CFP

Neste artigo você encontrará um resumo da modalidade de documento Relatório Multiprofissional para o Concurso…

9 horas atrás

Simulado final STJ: analista judiciário – diversas especialidades

Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado final STJ para os cargos de analista…

9 horas atrás

Simulado especial TRT PE: técnico e analista judiciário

Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado especial TRT PE para os cargos de…

9 horas atrás