O ciclo de estudos é uma ferramenta muito eficiente para quem quer atingir o objetivo de passar em um concurso público. Ele pode ser utilizado para outras demandas educacionais que requerem o estudo e aprendizado de uma grande quantidade de conteúdo.
O mais interessante e vantajoso sobre o ciclo de estudos é que ele é bastante personalizável e você pode criar ciclos com horários determinados para cada disciplina, demandando mais tempo para as disciplinas mais complicadas, na sua opinião, e menor tempo para os seus pontos fortes, percorrendo todas os assuntos exigidos em edital.
Um ciclo de estudo é um método de aprendizagem e gestão do tempo, para que o estudante tenha mais condições de aprender e memorizar todas as disciplinas por etapas. Já falei sobre como criar um ciclo de estudos nesta matéria – veja na íntegra. Neste artigo, você verá como criá-lo caso você seja um iniciante em concursos públicos.
Trata-se de criar um planejamento de estudo por um período determinado – que será o seu ciclo de estudo. Pode ser de uma semana ou 15 dias, por exemplo. Quem determina o período é você. O importante é abranger todas as disciplinas a serem estudas – você determina o que irá estudar em cada disciplina e não deixa nenhuma de fora da sua programação.
Veja aqui mais dicas para concurseiros iniciantes.
Veja aqui outras dicas de como criar uma rotina eficaz de estudos.
Nem sempre uma determinada técnica de estudos vale para todos os estudantes. Isso é bastante normal. Há muitas formas de estudar e cada pessoa aprende à sua maneira. Por mais que eu defenda o ciclo de estudos como uma das estratégias mais eficientes de preparação para Concursos Público, sei que talvez não seja ideal para todas as pessoas.
Há muitos outros métodos de organização e planejamento de estudos.
Confira também: Técnica da Revisão Comprimida – O que é? Como fazer?
Gostou das dicas de como criar um ciclo de estudos para iniciantes? Deixe um comentário!
Neste domingo, 24 de novembro, foram aplicadas as provas do Exame de Suficiência (CFC 2024.2).…
Aconteceram neste domingo, dia 24 de novembro, as provas do Exame de Suficiência 2024.2 (CFC).…
Olá, amigos. Neste artigo nós estudaremos tudo o que há de mais importante sobre o…
Neste artigo você encontrará um resumo da modalidade de documento Relatório Multiprofissional para o Concurso…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado final STJ para os cargos de analista…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado especial TRT PE para os cargos de…
Ver comentários
Olá Thiago! Gostei do seu artigo e concordo com o que vc disse, e vou me preparar dessa forma. Mas fiquei com uma dúvida em relação a minha situação atual.
Quero fazer o concurso da EBSERH na área da saúde, mas infelizmente não sei se vai ter vagas para a minha área, e mesmo tendo, não sei se vai ter para a região que eu gostaria.
Sei que o edital está previsto para o final desse mês e quando sair, a prova será brevemente. Com isso, terei pouco tempo para estudar toda a bibliografia pedida no edital.
Nesse caso, o que eu faço?
Como devo proceder se não sei se esse concurso será viável para mim?
Desde já agradeço a sua atenção.
Att.,
Patrícia
Bom dia Patrícia...
Não tem muito jeito: vc vai ter que estudar e torcer para que tenha vaga para a sua área. Se você não se preparar com antecedência e tiver vaga para o seu cargo, você vai se arrepender por não ter se preparado. Atémesmo porque o que você estudar agora mesmo que vc não possa concorrer a este concurso eventualmente vocÊ levará esses conhecimentos para um outro concurso.
Prezado Thiago Cabral, boa tarde!
O ciclo de estudos serve também para rotinas de estudos na universidade? ou somente para concursos públicos?