Como montar Ciclo de Estudos para Concurso Público

Olá,

Tudo bem?

Uma das estratégias mais certeiras para quem quer se preparar para prestar um concurso público administrando melhor o seu tempo é o ciclo de estudos para concurso publico – uma alternativa que abrange todas as disciplinas por etapa. É uma técnica recente e que tem apresentado ótimos resultados entre muitos aprovados. 

Tenho recebido de alguns alunos novos do programa de Coaching perguntas sobre “qual seria a melhor forma de estudo: por meio dos ciclo de estudos para concurso publico ou do quadro de horários fixos?”. E como esta era uma dúvida muito comum, recentemente gravei um vídeo sobre o tema no meu canal do Youtube (não deixe de assistir. O vídeo é bem curto mas com bastante informação interessante):

O que é o ciclo de estudos?

A fórmula do ciclo de estudos é bem simples: você estipula um período do ciclo – que pode ser uma semana, um mês, 15 dias, etc.; neste período, você estuda apenas parte de cada uma das disciplinas programadas do edital; o ciclo termina quando você conseguiu estudar cada uma das partes estipuladas dentro deste período e cria-se um novo ciclo seguinte, com novos desafios para cada matéria. A ideia é que você não caia em um dos principais erros dos candidatos a concursos: deixar matérias de lado por falta de tempo.

Como funciona esta técnica?

Você não precisa definir horários: se não conseguiu estudar uma parte definida do Direito Constitucional em um dia, ainda pode recuperar este conteúdo dentro do mesmo ciclo de estudos. O que você precisa é definir todas as matérias a serem estudadas, as partes de cada uma delas que deseja estudar, um tempo de estudo para cada parte e o prazo inicial e final do ciclo. Para organizar melhor o seu ciclo de estudo, você pode criar uma planilha ou tabela com todo o conteúdo e tempo definidos.

Obs.: Se tiver dificuldades em montar o seu próprio ciclo, me mande um email ou deixe uma mensagem.

Você verá que com o tempo conseguirá fazer cada vez mais em um mesmo período, ou seja, em um mesmo ciclo de estudos conseguirá estudar mais assuntos de todas as disciplinas. Desta forma, no começo, para que você se acostume, vale a pena separar partes de matérias e tópicos menores, sem deixar nenhuma disciplina de lado.

O ciclo de estudos é ainda um instrumento de medida do seu rendimento, um indicativo importante, que mostrará se você precisa de mais tempo para determinadas matérias do que para outras em um mesmo ciclo – sendo assim, poderá ajustar o tempo de modo mais coerente no ciclo seguinte.

Há ainda outra facilidade do ciclo de estudo: se, por exemplo, em Língua Portuguesa você tem um assunto para estudar que leva 6 horas e se o período do seu ciclo de estudo é de 1 semana, e tem 3 horas cada manhã para estudar, em dois dias você fecha esta demanda.

Ou se você estiver estudando Código Civil com tempo estimado de 2 horas, mas precisou sair devido a um compromisso, pode retornar em outro momento – mas se tivesse determinado horários para cada matéria, provavelmente perderia este conteúdo ou não teria o tempo necessário para se aplicar.

Benefícios do ciclo de estudos

  • Você consegue estudar todas as disciplinas, sem negligenciar nenhum assunto;
  • Ajuda a criar uma rotina;
  • Você pode recuperar o conteúdo se houver uma contingência;
  • Poderá avaliar a sua necessidade individual de estudo conforme determina o tempo de cada disciplina;
  • Você aprende a gerenciar melhor o seu tempo em relação a outros compromissos.

Crie o seu próprio ciclo de estudos!

Vejamos um passo a passo prático para que você crie um ciclo de estudos assertivo:

1) Defina o tamanho do seu ciclo de estudo – um prazo inicial e final para estudar partes de todas as disciplinas – a dica é definir um ciclo mediano, pois curto demais você ficará sem tempo e um ciclo longo de mais será cansativo;

2) Faça uma análise individual de qual o seu nível em cada disciplina, priorizando sempre mais tempo para as matérias mais importantes ou que considera mais difíceis;

3) Separe cada uma das disciplinas do edital, e destas, defina os assuntos a serem estudados. Lembre-se que esta estratégia funciona em blocos, então para cada assunto deve ser estudado por no mínimo 1 hora e no máximo 3 horas;

4) Crie uma tabela com o conteúdo e tempo de estudo – uma dica é intercalar matérias de gêneros diferentes para não ficar cansativo – se em um momento você estiver estudando Estatística, prefira no momento seguinte Língua Portuguesa ao invés de Matemática;

5) Faça uma revisão geral de todos os blocos de assuntos para ver se não deixou nada de lado neste período.

Por hoje era isso. Gostou do artigo? Já conhecia essa técnica? Como tem planejado os seus estudos?

Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL: coach.thiagocabral@gmail.com

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

PS. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: A Importância Da REVISÃO Na Preparação Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

 

Thiago Cabral

Ver comentários

  • Olá, thiago. Tudo bem? Será que poderia montar um ciclo de estudos para o TJ SP, cago de Escrevente.
    Eu tenho 25 horas semanais para estudos. As matérias são as seguintes: Português, Atualidades, matemática, Rac. Lógico, Informática, Direito Penal, Processual Penal, Constitucional, Administrativo, Processual Civil, Normas e Estatuto das Pessoas com Deficiência.

    At,

    Rafael

  • Qual é o tempo máximo que posso ficar sem ver uma matéria? Vejo alguns ciclos que a pessoa vê, por exemplo, português como matéria inicial no dia 1 e depois só recomeça o ciclo e a vê de novo no dia 5. É certo isso?

    • Bom dia João!
      Isso depende muito do tamanho do ciclo. Se você considerar que você faça as revisões periódicas, então, se você estuda Português no dia 1 e ele só retoma no dia 5, vc deve fazer as revisões de 24 nos dia 2 e dia 6. Desssa forma, vc manteve contato com a disciplina em 4 dias no espaço de 6 dias. Não acho ruim. Mas cada caso deve ser analisado. Bons estudos!!!

  • Olá, Thiago Cabral.
    Gostaria de ver um modelo de ciclo de estudos. Você poderia me enviar?
    Desde já agradeço.

    • Bom dia Rafaela!
      Os ciclos variam de acordo com uma série de fatores: tamanho do ciclo, edital, histórico do aluno em relação a cada disciplina etc. Não existe um modelo único. Mas a ideia principal é que vc mantenha um contato constante com as disciplinas do ciclo. Aqui no site mesmo foi oferecido um ciclo de estudos para o MPU. Vc pode conferir gratuitamente fazendo uma pesquisa nos artigos recentes.

  • Prof, tudo bem? Então, estou estudando para o concurso do MPU e já estudei todo o edital. Na semana passada comecei as revisões e coloquei uma matéria por dia pra ter tempo de fazer exercícios e revisar um pedaço da matéria, estou dando uma lida nos pdfs e não apenas no caderno. Você acha que dessa forma funciona? Estudo uma média de 6h por dia. A única coisa que não estou fazendo é uma revisão do que estudei no dia anterior, preciso continuar fazendo isso mesmo já tendo estudado todo o conteúdo? Obrigada!!

    • Bom dia Viviane!

      As revisões são para manter o conhecimento adquirido por um longo tempo, por isso, é indicado para um estudo pré-edital. Além disso, se você entende que não há mais necessidades de fazer a revisões pois já "está no sangue" todas as informações, passe a trabalhar mais com questões e e deixe apenas um tempo semanal para fazer uma revisão geral. Só uma sugestão: não passe as 6h diárias estudando apenas uma matéria!!! não é a melhor maneira de aproveitar o tempo. DIvida em 2 ou 3 disciplinas por dia. Bons estudos!!!

  • Oi, vou fazer analista da receita federal ja estudo algumas basica a um ano mas preciso de sua ajuda no ciclo pra este fim com 6 horas pra que eu cumpra o minimo pode me ajudar?

    • Algumas coisas que você tem que levar em consideração Gracyere:

      Monte o ciclo de estudos de acordo com o edital e com o seu tempo disponível para estudos. Não tem uma quantidade de horas exata para estudar. Estude quantas horas puder respeitando o limite do seu corpo.

      E O MAIS IMPORTANTE: De maior carga horária para as matérias com maior peso na sua nota final e/ou maior número de questões na sua prova. Atente para não passar mais do que 2h estudando uma mesma disciplina. E NÃO DEIXE DE FAZER AS REVISÕES PERIÓDICAS!!!

      A medida que você for finalizando alguma disciplina, inicie pelas básicas mais importantes, reduza a carga horária delas (sem abandoná-las totalmente, estudando através dos resumos ou marcações e fazendo questões) e adicione outras gradativamente.

      Ainda assim se continuar sentindo dificuldades, talvez seja interesse buscar o auxílio do serviço de coaching (pelo menos por alguns meses até que se sinta mais confortável e confiante para caminhar sozinha).

  • Olá, Thiago !
    A dúvida é a seguinte. O ciclo envolve todas as matérias do edital ou defino algumas matérias para incluir no cilco ?

  • Amigo,

    Por favor, tenho 12 matérias para dividir em 4 horas por dia na semana, quantas matérias por dia devo estudar?

  • Olá, tudo bem?
    O meu ciclo inicial tem 7 matérias. Quantas matérias eu estudaria por dia e qual a carga horária para cada uma? Por dia eu tenho disponível 7h de estudos.

    Obrigada!

    • Bom dia Iris!!!

      Algumas coisas que você tem que levar em consideração:

      Monte o ciclo de estudos de acordo com o edital e com o seu tempo disponível para estudos. Não tem uma quantidade de horas exata para estudar. Estude quantas horas puder respeitando o limite do seu corpo.

      E O MAIS IMPORTANTE: De maior carga horária para as matérias com maior peso na sua nota final e/ou maior número de questões na sua prova. Atente para não passar mais do que 2h estudando uma mesma disciplina (de acordo com o seu tempo, entre 2 e 3 disciplinas por dia + as revisões). E NÃO DEIXE DE FAZER AS REVISÕES PERIÓDICAS!!!

      A medida que você for finalizando alguma disciplina, inicie pelas básicas mais importantes, reduza a carga horária delas (sem abandoná-las totalmente, estudando através dos resumos ou marcações e fazendo questões) e adicione outras gradativamente.

      Ainda assim se continuar sentindo dificuldades, talvez seja interesse buscar o auxílio do serviço de coaching (pelo menos por alguns meses até que se sinta mais confortável e confiante para caminhar sozinha).

  • Oi, professor!

    Como já sou inscrita no seu canal do youtube, consegui melhorar minha carga horária sem afetar minha qualidade de vida. Agora estudo com mais produtividade aproveitando melhor suas dicas.

    Muito obrigada pelo retorno.

Posts recentes

Concurso MGI: confira o resultado preliminar do PSS

Foi publicada a homologação do resultado final e classificação do Processo Seletivo Simplificado do Ministério…

9 minutos atrás

Concurso MCTI: novo cronograma é divulgado; 55 vagas

Editais publicados para o INPP e INSA Novos candidatos foram habilitados para correção da prova…

12 minutos atrás

Concurso MAPA: novo cronograma divulgado; 520 vagas

Novo edital solicitado com 857 vagas! Novos candidatos foram habilitados para correção da prova discursiva…

17 minutos atrás

Concurso INEP: confira o novo cronograma; 50 vagas!

Novos candidatos foram habilitados para correção da prova discursiva do concurso Instituto Nacional de Estudos…

21 minutos atrás

Concurso AGU: 400 vagas; veja novo cronograma!

Novos candidatos foram habilitados para correção da prova discursiva do concurso Advocacia Geral da União,…

30 minutos atrás