Olá, tudo bem? No artigo de hoje vamos falar sobre a Técnica Pomodoro para melhorar o desempenho no estudo para concursos públicos. Vamos lá?
Essa técnica deriva da ideia de dividir o nosso fluxo de trabalho em pequenos blocos. Objetivando que durante esses blocos você consiga obter foco extremo no que está fazendo. Desse modo, consegue-se aumentar a agilidade do cérebro e melhorar a concentração. Isto é, melhorar nossa gestão do tempo, tornando mais eficiente.
Essa Técnica busca maneiras de se manter concentrado nas atividades que precisa fazer, além de conseguir organizar melhor o seu dia.
A Técnica Pomodoro, desenvolvida por Francesco Cirillo, surgiu quando Francesco buscava um modo de aumentar sua produtividade nos estudos durante a Universidade. Ele utilizou um timer de cozinha para organizar suas atividades em intervalos de tempo.
O nome “Pomodoro” deveu-se ao fato que o seu timer, aqueles utilizados na cozinha para marcar o tempo, possuía o formato de um tomate (pomodoro, significa tomate em italiano) e girava por 25 minutos, emitindo um barulho depois desse tempo. Durante os 25 minutos, Cirillo se concentrava nas suas atividades sem nenhuma interrupção.
Isto é, essa técnica serve para separar um grupo de atividades em pequenos intervalos de 25 minutos, os quais Cirillo nomeou de “Pomodoro”. Durante esse tempo, você deve se concentrar o máximo que conseguir, até o momento que o alarme toque.
Ao realizar a gestão do tempo, você vai conseguir estudar com uma maior eficiência e eficácia, além de conseguir manter uma alta produtividade nas suas tarefas. Sendo mais fácil atingir objetivos de longo prazo. Afinal, estudar para concurso público é um projeto de médio/ longo prazo, não?
O primeiro passo é criar uma lista de tarefas que você quer realizar durante o dia. Você deve criar o seu planejamento definindo as atividades que você quer realizar a cada dia. Essa lista deve estar em consonância com os objetivos que você almeja. Podem ser objetivos de curto, médio ou longo prazo.
Após criar a lista, você deve dividir o seu tempo em períodos de 25 minutos e manter o máximo de foco durante esses períodos de forma ininterrupta.
Assim, sempre que acabar um ciclo de 25 minutos, você deve fazer uma pausa, essa pausa pode variar de 5 a 20 minutos. Sendo esses intervalos fundamentais para “oxigenar o cérebro” e assim melhorar a concentração.
Os 25 minutos são o tempo que você deve se concentrar em cada atividade, mas caso sejam atividades longas, você deve dividir a atividade em partes, se concentrando em cada uma delas durante os 25 minutos.
No intervalo entre um bloco e outro, você deve levantar um pouco, ir ao banheiro, lanchar, mexer no celular, entre outros. Porém, você deve obedecer ao tempo destinado ao “descanso”, não dá para determinar que vai ser 5 minutos e passar mais de 1 hora “descansando”.
Durante o tempo que você destinou para o descanso, é importante que você não faça nada que exija muito esforço mental. Do contrário, sua mente não conseguirá reorganizar e assimilar o que você aprendeu. Assim, você não conseguirá dar ao próximo “Pomodoro” o seu melhor desempenho.
Uma boa técnica para conseguir manter isso a longo prazo é determinar que a cada 4 blocos, você pode fazer um intervalo mais demorado. Por exemplo, se você determinou anteriormente que o intervalo seria de 5 minutos, a cada 4 blocos você pode tirar um intervalo de 20 minutos.
O objetivo é criar quantos blocos forem necessários para finalizar as atividades do dia. Por exemplo, se você determinou que teria que estudar hoje 100 minutos de Direito Administrativo, 100 minutos de Direito Constitucional e 50 minutos de Português.
1° Bloco – 25 minutos de Direito Administrativo;
Intervalo – 5 minutos;
2° Bloco – 25 minutos de Direito Administrativo;
Intervalo – 5 minutos;
3° Bloco – 25 minutos de Direito Administrativo;
Intervalo – 5 minutos;
4° Bloco – 25 minutos de Direito Administrativo;
Intervalo – 20 minutos;
5° Bloco – 25 minutos de Direito Constitucional;
Intervalo – 5 minutos;
6° Bloco – 25 minutos de Direito Constitucional;
Intervalo – 5 minutos;
7° Bloco – 25 minutos de Direito Constitucional;
Intervalo – 5 minutos;
8° Bloco – 25 minutos de Direito Constitucional;
Intervalo – 20 minutos;
9° Bloco – 25 minutos de Português;
Intervalo – 5 minutos;
10° Bloco – 25 minutos de Português;
Segundo Cirillo, essa técnica Pomodoro oferece inúmeros pontos positivos. Como:
É aconselhável você só realizar uma atividade dentro de cada pomodoro, a qual não deve ter menos de 25 minutos. Caso a atividade seja finalizada antes do tempo, aproveite o tempo restante para realizar uma revisão daquele ponto que você estava estudando.
Como falamos, essa técnica procura dividir suas atividades do dia em pequenos intervalos, cronometrando cada atividade “Pomodoros”. Assim, você treina o seu cérebro e mantém o foco para ficar em dia com os seus prazos, além de melhorar a concentração.
É importante também que enquanto você estiver realizando um Pomodoro, de fato você realize sem interrupções. Só para ele no meio se de fato for algo muito urgente, uma vez que essa Técnica busca exatamente isso, ela busca eliminar ao máximo as distrações.
Se você estiver estudando algo muito complexo, o intervalo de 5 minutos pode ser pouco para você se recuperar e ter um bom desempenho na seguinte. Assim, pode ser melhor você tirar um intervalo de 15 minutos aproximadamente.
Se você julgar que esses 25 minutos não são suficientes para você “pegar no tranco” você pode aumentar para blocos de 50 minutos, não deve ser algo tão rígido, você precisa verificar o que funciona melhor para você.
Levando em consideração o exemplo de estudar hoje 100 minutos de Direito Administrativo, 100 minutos de Direito Constitucional e 50 minutos de Português. Se você quiser criar blocos de 50 minutos, você pode fazer:
1° Bloco – 50 minutos de Direito Administrativo;
Intervalo – 15 minutos de Direito Administrativo;
2° Bloco – 50 minutos de Direito Administrativo;
Intervalo – 15 minutos;
3° Bloco – 50 minutos de Direito Constitucional;
Intervalo – 15 minutos;
4° Bloco – 50 minutos de Direito Constitucional;
Intervalo – 15 minutos;
5° Bloco – 50 minutos de Português.
Quando você começar a utilizar essa técnica é normal você perder o foco inúmeras vezes. Porém, você deve anotar cada causa da sua distração e recomeçar a contar o tempo.
É normal perder um pouco o foco enquanto está estudando. Contudo, quando você escreve as causas da interrupção nos seus estudos, fica mais fácil você buscar soluções para vencê-las.
Quando você determina o tempo para fazer alguma atividade, por exemplo, os 25 minutos, você acaba sendo mais prático e objetivo. Segundo Cirillo, cada Pomodoro é indivisível. Isto é, são 25 minutos nos quais você vai ter uma dedicação exclusiva para finalizar aquela tarefa.
Mas e se eu for muito interrompido enquanto estiver realizando a atividade?
Caso você seja muito interrompido enquanto você está realizando a atividade, o pomodoro deve ser considerado nulo, ou seja, considera-se que nunca foi iniciado aquele pomodoro. Iniciando um novo pomodoro relativo a mesma atividade.
A regra é simples: sempre que você começar um novo pomodoro, ele deve durar 25 minutos. Você deve realizar as pausas, elas são importantes para você manter o foco, bem como para se desligar da atividade anterior.
O objetivo é completar os pomodoros do dia, além das tarefas que são as metas daquele dia específico.
Ademais, o pomodoro ajuda também no controle emocional, pois você não vai perder seu tempo pensando na quantidade de coisas que você ainda precisa estudar. Essa técnica coloca uma etapa por vez, então você só se preocupa em cumprir o pomodoro.
Caso acabe surgindo alguma atividade que você precisa realizar no dia, mas que você não tinha considerado anteriormente, você deve anotar na sua folha dos pomodoros do dia como “tarefa não planejada”.
Isso é importante tanto para você não esquecer de realizar aquela atividade como para você não ficar preocupado pensando naquilo, dado que ela já está alocada para ser realizada no seu dia.
Quando você divide uma tarefa complexa em tarefas menores, tende a torná-la menos complexa. Desse modo, fica mais fácil de conseguir concluir essa tarefa.
Essa técnica busca dividir grandes tarefas em pequenas atividades e determinar o tempo para realizá-las, além de definir pausas para oxigenar o cérebro.
Muitas vezes achamos que passar horas e horas estudando sem parar é o melhor. Porém, realizar paradas estratégicas pode aumentar a produtividade e o foco, além de aumentar a qualidade da realização daquelas tarefas.
Assim, o objetivo é se concentrar em uma atividade durante um intervalo para ela ser realizada o mais rápido que der. No momento que o cronômetro soar, você vai ser recompensado por ter conseguido concluir seu objetivo de finalizar mais uma atividade da sua lista de tarefas.
No começo você vai achar difícil, já que é difícil se manter concentrado por 25 minutos sem nenhum tipo de interrupção, visto que estamos acostumados a fazer e pensar em milhares de coisas no mesmo momento, mas a medida que o tempo for passando você vai ver que isso vai se tornar mais fácil.
Afinal, a exaustão leva a perfeição.
Espero que tenham gostado do artigo!
Um abraço e bons estudos!
Leonardo Mathias
@profleomathias
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de os sobrinhos-netos serem herdeiros,…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalmente está com seu edital na praça e,…
O concurso público EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) oferece o total de 545 vagas…
Provas previstas para 22 de fevereiro de 2025! O edital do concurso Bombeiro RJ (Corpo…
Cadernos de questões pré-edital para o concurso Sefaz RJ: resolva questões sobre o conteúdo previsto…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso TCE RR: resolva questões sobre o…