Concursos Públicos

CGU: o que fazer após o concurso?

Olá, tudo bem com você? Fez a prova da CGU? Não sabe o que fazer agora? Vamos falar um pouco a respeito do que você pode fazer depois desse concurso!

CGU: O que fazer após o concurso?

O concurso da Controladoria Geral da União passou, é o momento que você para e pensa:

“Eu me preparei tanto para essa prova, e agora o que eu faço?”

Com certeza você já leu muitas informações sobre como se preparar para as provas de concurso público. E quando a prova passa?

O que faz?

Geralmente o pós prova vem acompanhado de muitos questionamentos, como: “Continuo estudando? Estudo para qual concurso? Confiro a prova? Será que concurso é para mim? Será que vou conseguir passar?”

Todos esses questionamentos são acompanhados de muita ansiedade e inseguranças. Afinal, sabemos que ansiedade e estudo para concurso andam lado a lado, não é mesmo?

Já antecipo que você tem que continuar estudando rs. Mas hoje vamos dar várias dicas interessantes do que fazer depois de uma prova.

Afinal, sentir ansiedade depois de uma prova de concurso é normal, até porque é uma prova que pode mudar toda a sua vida e da sua família. Mas você não pode deixar essa ansiedade te dominar e te impedir de conquistar o seu sonho de ser aprovado em um concurso público.

Vamos listar algumas dicas que podem te ajudar nesse período pós prova!

1° Você tem o direito (ou até o dever rs) de descansar um pouco após a prova da CGU

Sabemos que a Fundação Getúlio Vargas pegou pesado na prova da CGU. Sabemos também que a reta final da prova cansa bastante, aquele momento que você dá o sprint final para a prova deixa qualquer um exausto.

Nesse momento, descansar é necessário!

Então, além de você merecer o descanso, você precisa dele para seguir firme. Muita gente estudando para concurso acha que não pode descansar, que descanso é sinônimo de perder um dia de estudo. Mas não é!

Concurso público é muito semelhante a correr uma maratona, sabe por que?

A Maratona, assim como o concurso, é um trajeto longo, nesse trajeto é preciso muita dedicação, disciplina e foco. Afinal, uma maratona são 42 km e 195 metros, para conseguir chegar nesse objetivo final e finalizar a maratona é preciso muito preparo.

Quando estudamos para concurso estamos trabalhando com um projeto de médio ou longo prazo. Uma prova como a da Controladoria Geral da União para ganhar R$ 20.000,00 iniciais claro que vai ser difícil e vai ter exigido muitas horas de estudo e dedicação.

Além disso, assim como na maratona, quando estamos chegando perto da linha de chegada damos aquele gás final, só que assim que acaba nos sentimos exaustos (e ok, isso é perfeitamente normal). Esse é o momento de descansar um pouco (um pouco, ok? não dá para querer descansar 1 mês inteiro).

Tanto o seu corpo quanto sua mente precisam descansar para voltar aos estudos com todo afinco. Afinal, o descanso vai ser importante até para melhorar o seu rendimento nos estudos. O descanso ideal pode ser um intervalo entre uma e duas semanas.

Não se alongue tanto no descanso, pois pode ser difícil reconstruir uma rotina de estudos.

2° Concurso Público é sim para você!

Não caia na besteira de achar que Concurso Público não é para você só porque você não foi tão bem na prova da CGU.

Isso não existe! Você pode ver o depoimento de todos que foram aprovados em concursos públicos, sabe o que eles têm em comum?

  • Nenhum deles desistiu!

Isso pode até parecer clichê, mas só não passa em concurso público quem desiste! Se você está estudando direito, mantendo uma rotina de estudo legal, passar no concurso que você deseja é só uma questão de tempo.

Acho que o ditado que mais combina com a vida do concurseiro é aquele: “A exaustão leva à perfeição”.

Você deve tirar o lado positivo das suas reprovações, pois você está mais próximo do seu objetivo final, sua aprovação. Verifique o que você errou, por que você errou, como você pode melhorar para as próximas provas, se você deve modificar algo no seu planejamento de estudo.

Uma frase de Rocky Balboa que resume muito isso é: “O mais importante não é a força da pancada que você pode dar, e sim a força da pancada que você pode suportar para levantar e bater de novo.”

É isso, o que vai determinar sua vitória no mundo dos concursos não é quantas derrotas você teve, mas sim quantas vezes você levantou para tentar novamente. Até porque mesmo que você tenha 20 reprovações e 1 aprovação, essa 1 aprovação vai te garantir o resto da vida!

Afinal, só é necessário uma aprovação. Depois que você for aprovado, nenhuma reprovação vai ser importante.

3° Decida qual vai ser seu próximo objetivo no mundo dos concursos públicos após a prova da CGU

Passou a prova da CGU, você estava se preparando muito para ela e agora?

Levante os próximos certames que você pode fazer, quais certames se encaixam com o seu objetivo. Costumamos falar que quando um edital é 50% ou mais semelhante com o que você fez, vale a pena fazer!

Mas como eu sei que um edital é semelhante?

Antes de falar sobre um edital semelhante, você sabia que a CGU faz parte de uma área de concurso público?

Ela faz parte da área de Controle!

Vamos listar para você o ciclo básico dos concursos da área de Controle:

Eis a relação das disciplinas básicas:

  • Português;
  • Exatas (pode ser: Raciocínio Lógico, Matemática Financeira e Estatística);
  • Tecnologia da Informação (Análise de Dados);
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Contabilidade Geral;
  • Auditoria Governamental;
  • Administração Financeira e Orçamentária;
  • Contabilidade Pública;
  • Controle Externo.

Além disso, algumas dessas matérias costumam ter um peso maior nas provas da área de controle, além de ser exigida nas discursivas, são elas:

  • Administração Financeira e Orçamentária;
  • Auditoria Governamental;
  • Direito Administrativo;
  • Contabilidade Pública;
  • Português.

Ademais, existem matérias que caem algumas vezes nesses concursos, são elas:

  • Direito Civil;
  • Direito Penal;
  • Contabilidade de Custo;
  • Economia;
  • Direito Processual Civil;
  • Administração Pública.

Alguma semelhança com o seu concurso da Controladoria Geral da União?

rs

Muita semelhança! Mas é isso mesmo! Essas são as matérias mais exigidas para os concursos da área de controle. Assim, uma excelente opção é você focar nos concursos dessa área.

Outra área que muitos concurseiros da área de controle acabam fazendo é a área fiscal, já que o conteúdo exigido também é bem semelhante.

E fique sabendo que os concursos da área de controle e da área fiscal são conhecidos pelas excelentes condições de trabalho, inúmeros benefícios e pelas altas remunerações, na maioria dos casos ultrapassam os R$ 20 mil.

4° Verifique se é necessário fazer uma adaptação no seu planejamento de estudo após a prova da CGU

Você elaborou um planejamento de estudo para a prova da CGU?

Se sim, pode ser necessário rever alguns pontos dele, como:

  • Você separou momentos para as revisões?
  • Separou momentos para fazer exercícios da banca examinadora?
  • Você tinha um planejamento bem definido ou decidia diariamente o que ia estudar?
  • Verificou se ciclo ou cronogramas de estudo se encaixam mais na sua rotina?
  • Você analisou se algumas matérias tinham maior peso? Se elas tinham mais chances de ser exigida na discursiva?
  • Verificou se algumas matérias são exigidas de maneira mais complexa?

Todos esses levantamentos são extremamente importantes para quem decide estudar para concurso. Além disso, eles podem ser um fator decisivo para garantir a sua aprovação em qualquer certame.

Outrossim, é importante você analisar seus pontos fracos, teve alguma disciplina na prova que você teve muita dificuldade? Ela costuma ser exigida para os concursos dessa área?

Se você respondeu sim para as 2 alternativas, pode ser necessário você colocar essa disciplina com uma maior intensidade no seu ciclo ou cronograma de estudo.

Como diz o provérbio chinês: “Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado”.  Destarte, gastar um tempo elaborando um planejamento de estudo eficiente, pode poupar muito tempo gasto com estudo ineficiente.

Afinal, não passa no concurso quem é mais inteligente ou quem mais estuda, passa quem aprende a fazer prova, quem marca o X no lugar certo.

Assim, é muito importante que você elabore um planejamento de estudo eficiente, de acordo com a importância de cada disciplina, verificando se em alguma delas você tem dificuldade, separando momentos para revisões, separando momentos para fazer questões das bancas, etc.

5° Recomece quantas vezes for preciso!

Como falamos, só não passa em concurso público quem desiste!

O concurso da CGU já passou, mas esse ano está saindo inúmeras outras oportunidades para os concursos da área de controle. Então, coloque as matérias básicas no seu planejamento de estudo e persista!

Uma hora a recompensa vai chegar e cada esforço vai valer a pena!

Analise sua prova e verifique em que pontos você pode melhorar, verifique se você cometeu algum deslize.

Veja os pontos que você errou na prova, se necessário volte para o estudo teórico daquele ponto.

Além disso, monitore a sua evolução, só assim você vai está indo pelo caminho certo, se é necessário fazer alguma adaptação, além de te dar o gás extra que faltava para você manter firme no seu propósito.

Espero que você tenha gostado do Artigo de hoje!

Bom Estudo!

Elizabeth Menezes

@elizabethmpalves

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Elizabeth Menezes de Pinho Alves

Bacharel em Administração pela UFPE, bacharelanda em Direito, pós-graduada em Direito Administrativo e Constitucional. Começou em 2014 os estudos para concursos apenas para a área fiscal, por influência de amigos e familiares que trabalhavam na área. Então, em 2017, com a abertura do concurso do Tribunal de Contas de Pernambuco, decidiu mudar o foco e aproveitar as oportunidades da área de controle, o que se mostrou uma excelente e acertada decisão. Atualmente exerce o cargo de Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, tendo também sido aprovada em: 5° lugar para Auditor Fiscal de Garanhus - PE (2015), Auditor Fiscal de Goiânia - GO (2016), Auditor Fiscal do Maranhão (2016), Analista de Gestão do TCE-PE (2017) e Auditor de Contas Públicas do TCE-PB (2018). Além disso, foi aprovada e nomeada em concursos de Auditor Fiscal Estadual, Municipal e da área de Controle.

Posts recentes

Transtorno de Ansiedade Generalizada para Psicólogo do TRF 6

Neste artigo você encontrará um resumo de Transtorno de Ansiedade Generalizada para o cargo de…

21 minutos atrás

ITCMD e a SEFAZ-PR: Legislação Tributária Estadual

Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o resumo sobre o ITCMD e…

27 minutos atrás

Concurso ISS Campos Altos MG: inscrições no final do mês

Está na praça o mais novo concurso da Prefeitura de Campos Altos, no estado de…

31 minutos atrás

Concurso PCDF Administrativo: 744 vagas; veja a convocação!

Concurso PCDF Administrativo oferece oportunidades de níveis médio e superior, com salários de até R$…

36 minutos atrás

Concurso TRE SP: gabaritos disponíveis; veja!

O concurso do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (concurso TRE SP), que faz parte do…

1 hora atrás

Concurso TRE SC: gabaritos disponíveis; veja!

O concurso do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE SC), que faz parte do TSE…

1 hora atrás