Categorias: Concursos Públicos

Cespe/Cebraspe é alvo de Operação Policial por suspeita de fraude em Concursos Públicos

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/Cebraspe), uma das bancas mais temidas entre os que estudam para Concursos, está entre os suspeitos da investigação policial que apura uma série de fraudes em Concursos Públicos. A Operação “Panoptes” foi deflagrada nesta segunda-feira, 21 de agosto, quando quatro pessoas foram presas.

Em nota, o Cespe informou que “está acompanhando a investigação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), fornecendo todo o apoio necessário à investigação e é o maior interessado em esclarecer os fatos”.

Segundo a investigação, pelo menos 100 pessoas teriam sido beneficiadas com a garantia de vagas em concursos. De acordo com o delegado Brunno Ornelas, da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Deco), é possível que nos último dez anos, todos os concursos tenham sido fraudados. Entre eles o concurso Terracap, Secretaria de Saúde e dos Bombeiros do DF.

Por isso, a Operação será desdobrada em outras fases, uma vez que, segundo a Polícia, outras bancas também podem estar envolvidas. Conforme a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Deco), foram cumpridos 4 mandados de prisão, 15 conduções coercitivas e 12 mandados de busca e apreensão. Entre os endereços estava a sede do Cespe/Cebraspe.

Pelo menos três viaturas acompanhadas de representantes do Ministério Público Federal foram até o local. Conforme a Polícia, os candidatos chegavam a pagar um valor entre R$ 5 mil e R$ 10 mil para que fossem aprovados nos concursos.

Esta não é a primeira vez que o Cespe é investigado sob a suspeita de fraudes em concursos públicos. Em 2005, o Cespe/Cebraspe também foi alvo de investigação, quando foi deflagrada a “Operação Galileu”. Dois suspeitos que foram presos em 2005, também foram presos nesta segunda por fazerem parte da “Máfia dos Concursos”.

Quadrilha planejava fraudar concurso CLDF

Os integrantes da quadrilha que foi presa nesta segunda-feira, durante a “Operação Panoptes” que investiga fraudes em Concursos Públicos, também planejava fraudar o concurso da Câmara Legislativa do DF. A informação chegou ao conhecimento da Polícia Civil a partir de interceptações telefônicas.

Fernando Brito
Ascom Estratégia
Foto: Bianca Marinho/G1
comunicacao@estrategiaconcursos.com.br

Coordenação

Ver comentários

  • Isso é uma verdadeira ********. Até no instituto dos concursos onde o mérito deveria ser o princípio norteador, há fraude com o chamado "jeitinho brasileiro". E aqueles que se dedicam comprando material e dedicando horas de sua vida para ser aprovado? Completa injustiça.

  • No concurso do TRE-BA, que aconteceu nesse último domingo, 14 candidatos que prestaram a prova no campus da Universidade Católica de Salvador (UCSal), no bairro da Federação, em Salvador, alegaram a suspeita de fraude. Segundo eles, as provas não estavam lacradas e, por esse motivo, se recusaram a fazer a prova.
    Só espero que esse concurso, ainda mais realizado pela CESPE, não seja mais um de cartas marcadas. Não duvido que possa realmente acontecer, afinal neste País pode tudo e ninguém é punido.

  • O delegado da PF de Montes Claros-MG, disse que há evidências de que o concurso do INSS também teve fraude. É muito chato isso, a gente estuda e se esgota sonhando com uma condição de vida melhor, aí chega uma pessoa e leva na mão grande. Isso só apequena o Cespe. Que sirva de alerta para todas as bancas, principalmente para as grandes que aplicam provas de grandes instituições públicas.

  • O TRE-BA deveria pedir a anulação da prova de técnico judiciário área administrativa ocorrido no dia 20/08/2017.candidatos suspeitaram de fraude e se recusaram a fazer a prova. A Cespe ou cebraspe deveria melhor esclarecer os fatos ocorrido. Afinal pessoas batalharam muito pra chegar em condições de fazer uma boa prova. Ninguém saiu de suas casas,vindo até de vários outros estados pra passear aqui em Salvador não.

  • Caso o Cespe continue com estas práticas, botarão Bancas menores em seu posto, o que, em tese, favoreceria (?) os candidatos.. Só o tempo dirá..!

    Resta à Polícia averiguar se são pessoas da "banda podre" ou se esta prática está "contaminada" e generalizada por todo o Cebraspe.

    Essa Operação de 1 década e 2 anos atrás não acompanhei..

    Vamos à luta nos estudos, porque notícias ruins nesse país é de praxe.

    Forte abraço à todo mundo do Estratégia!!

  • Isso é uma lástima!!! Péssima notícia para nós que estamos estudando forte! O TRT 11 realizado pela Fundação Carlos Chagas em 2017 também teve prisões em decorrência de fraude. Algo precisa ser feito urgente!

  • Nunca tive dúvidas. Foram muitos concursos denunciados da Cespe, grandes certames e que naturalmente entraram no radar da Polícia. Mas custo a crer que irá dar em alguma coisa ou sequer cessar o crime. O último foi a PC de Goiás, flagrantemente fraudado, e que sem dúvida teve a atuação de gente de dentro da Cespe.

    O único consolo que tenho, que não me faz perder a fé totalmente em concursos, é que em grandes certames nacionais a fraude é parcial e restrita a alguns "privilegiados", porque fosse generalizada a ponto de centenas de aprovados terem comprado a vaga os criminosos iriam se expor em demasia ao risco e de forma reiterada, e a casa cairia fácil demais pra eles.

    Em concursinho de prefeitura isso é praticamente regra, até porque certames do interior não chamam a atenção das autoridades, igualmente ao que ocorre com compra de votos em eleições para prefeito e vereadores: insignificante demais para investigar.

    Pensem comigo: quem irá descobrir ou sequer poder provar se você, um candidato corrupto, entregar um gabarito em branco a ser posteriormente preenchido meticulosamente pelo criminoso integrante da banca, de modo a te deixar no meio das vagas ou nas últimas colocações, para não chamar a atenção? Ou o criminoso te dar o acesso antecipado ao gabarito para você decorá-lo (o que é muito fácil) e poder até "errar" algumas questões para não dar muito na cara, para ficar ali pouco acima da nota de corte e assim não deixar rastros ou suspeitas? Então, se é factível, se o crime é de risco moderado a baixo e o ganho é alto, então podem ter certeza que é exatamente isso que ocorrerá.

    Logo, acho que foi precisamente o que aconteceu nesses últimos concursos: os bandidos ganharam muito, não foram pegos, sequer colocados sob suspeita, e passaram a sentir segurança em cometer o crime por anos em vários concursos. Por sua vez, essa sensação de segurança fizeram eles "ampliarem a clientela", pegando clientes desqualificados demais, o que expôs eles a um risco maior reiteradamente.

    Enfim, no Brasil é tão fácil cometer crime que os bandidos ficam desleixados e deixam rastro ou até mesmo acabam se entregando sabendo que a punição será nula. E o que a pobre Polícia (com verbas escassas) faz é só enxugar gelo, ou fazer uma operação para "inglês ver" para dar satisfação a sociedade de que algo está sendo feito após tantas denúncias e aumento das suspeitas, como parece ser o presente caso.

  • A sensação de fraude aconteceu também no concurso do INSS/2015.É bom averiguar todo esse processo e que a verdade apareça. O CESPE sairá fortalecido ao fim de todo esclarecimento, afinal quem não deve não teme. E caso negativo, existem outras bancas de excelente profissionalismo e credibilidade. É aguardar pra ver e continuar estudando.

Posts recentes

Concurso Ministério da Justiça: veja novo cronograma!

O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…

3 horas atrás

Concurso MinC: são 50 vagas; veja novo cronograma!

O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…

3 horas atrás

Concurso MDIC: novo cronograma divulgado. Confira!

O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…

3 horas atrás

Concurso Antaq: confira o novo cronograma; 30 vagas

Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…

3 horas atrás

Concurso ANEEL: novo cronograma divulgado. Confira!

O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…

3 horas atrás

Concurso ANS: 35 vagas; confira novo cronograma!

O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…

3 horas atrás